Pra botar a barba de molho

Foto: globesporte.com
Pra você ligado na melhor cobertura do mundial 2014, na tarde desta sexta feira (13) Espanha e Holanda se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em Salvador.

 Os soteropolitanos puderam assistir a um jogo histórico, no qual pela primeira vez na história das Copas do Mundo as seleções que se enfrentaram na final de uma edição se enfrentariam logo na primeira partida da edição seguinte.

Os espanhóis, atuais campeões mundiais, vinham a campo como uma incógnita. O rápido e interminável montante de toques de bola já havia sido "manjados" pelas demais seleções, que consideravam o futebol espanhol obsoleto após quatro anos e os jogadores um tanto quanto já ultrapassados. A esperança de algo novo pela fúria neste jogo era  o espano brasileiro Diego Costa que pela primeira vez entraria em campo no seu país de origem com a camisa de outra seleção e foi vaiado toda vez na qual tocava na bola.

Mas quando a bola rolou e se viu uma holanda extremamente protegida com três zagueiros e com dois alas que não subiam. Um excesso de respeito que deixou os primeiros minutos do jogo na Arena Fonte Nova muito monótonos.

O jogo começou a melhorar aos sete minutos quando Rooben enfiou bola para Sneijder que saiu na cara de Casillas, mas chutou em cima do arqueiro espanhol.

Depois do susto holandês a Espanha acordou e buscou mais avançar ao ataque, criou alguns bons lances, mas nada que tirasse algo maior do que um "uhhh" da torcida dos rojos.

Aos 14 minutos, Nigel De Jong, o mesmo da pezada em Xabi Alonso em 2010 já começou arrumar um "furdúncio". O camisa 6 da Holanda deixou a bola de lado e atingiu o corpo do volante espanhol, Sérgio Busquests. Espanhóis e holandeses encenaram um possível bate bota ríspido, porém De Jong tratou de jogar logo panos quentes pedindo desculpa e evitando de tomar um cartão amarelo.

O meio campo da Espanha atuava muito bem acionando por diversas vezes o ataque da fúria, tanto que aos 25 minutos David Silva lançou bem o atacante Diego Costa que foi calçado dentro da área por Vrij. Pênalti um tanto quanto duvidoso marcado pelo árbitro italiano, Nicola Rizzoli,

Xabi Alonso bateu muito bem o pênalti, forte no canto direito e sem chances para o goleiro Cilensen que ainda foi na bola.

Após o gol a Espanha cresceu, foi atrás do segundo gol porém parou no goleiro holandês Cilensen. Resultado? Novamente se fez carne o ditado mais arcaico do futebol. Quem não faz...

Blind fez boa jogada e soltou para Van Persie que em sua primeira participação efetiva no jogo fez o que sabe fazer de melhor. Com muita categoria tocou de cabeça por cima de Casillase empatou o jogo.

Na volta do intervalo a Holanda voltou melhor, tanto que logo aos sete minutos outro golaço da laranja mecânica. Vira virou na Arena Fonte Nova . Arjen Rooben em sua jogada tradicional recebeu vindo em diagonal pela esquerda, fez o corte pra cima de Piqué e chutou seco matando goleiro Casillas, foi o segundo da Holanda virando o placar.

A Espanha em vez de crescer pra buscar pelo menos o empate, assim como a Holanda fez na etapa inicial, morreu em campo. Diego Costa não se mostrava o mesmo do primeiro tempo, não aparecia, estava cansado e era um peso morto no time de Vicente Del Bosque.

Aos 14 minutos quase a Holanda define a partida, Van Persie recebe e acerta a trave.

Para renascer em campo, aos 16 minutos o técnico espanhol promoveu duas alterações. Diego Costa foi embora para a entrada de Fernando Torres e Xabi Alonso saiu para a entrada de Pedro Rodríguez.

Embora a Espanha quisesse ressurgir no jogo, a Holanda não permitiu. 3 minutos após as alterações os laranjas que estavam de azul ampliou. Falta cobrada por Sneijder, Van Persie dividiu com Casillasque saiu catando borboleta e a bola sobrou para o zagueiro Vrij (o mesmo que cometeu o "pênalti" no Diego Costa). Lance que divergiu aos analíticos que se dividiram entre o foi e não foi falta de Persie em Casillas.

A última pá de areia no caixão da fúria aconteceu aos 26 minutos, quando a bola foi recuada para o goleiro Casillasque cochilou e perdeu a bola pra Van Persie que com o gol vazio empurrou pra dentro e saiu para o abraço, encostando em Neymar como artilheiro da Copa com dois gols. Espanha 1 x 4 Holanda. Placar liquidado?

Por mais incrível que pareça, cabia mais. Aos 34 minutos o gol mais bonito do jogo. Após recuperação da posse de bola no campo de defesa da equipe holandesa, lançamento em profundidade e Rooben baixou o Usain Bolt, ganhou na corrida de Sérgio Ramos, Casillasdemorou pra sair e quando saiu foi driblado por duas vezes consecutivas pelo camisa 11 da Holanda que cortou também Sérgio Ramos e chutou forte  marcando o quinto, sim o quinto gol da Holanda. Foi o segundo gol de Rooben que juntamente com Persie e Neymar assumiu a artilharia da Copa do Mundo.

Antes do jogo acabar Wijnaldum ainda fez com que Casillas trabalhasse por duas vezes e Sneijder ainda perdeu um chace clara de marcar o sexto e Torres perdeu um gol par a a Espanha.

Final de jogo, surpreendentemente: Espanha 1 x 5 Holanda. Placar no qual duvido que alguém no mundo acerto em cheio.

Pontos Fortes


Foto: globoesporte.com
Não existe ponto forte quando um time perde de 5 a 1.

Pontos Fracos


Foto: globesporte.com
Poderia escrever uma bíblia, mas pontuarei brevemente alguns fatos. A Espanha entrou com um sapato enorme, a Holanda se fechou e estudou os rojos nos primeiros minutos atacando só quando tinha certeza, comprovadamente o futebol espanhol está obsoleto, após sofrer o gol do time de Del Bosque não soube o que fazer.

Desde que Iniesta marcou aquelo gol aos 10 minutos e 55 segundos do segundo tempo da prorrogação daquele Espanha 1 x 0 Holanda pela grande final da Copa do Mundo de Futebol de 2010 no Estádio Soccer City na África do Sul naquela tarde domingo, 1 de julho de 2010 a seleção holandesa ficou com uma Paella Valenciana engasgada e foi pra cima com tudo o que tem direito e a defesa da Espanha? Parece que Sergio Ramos e Pique comeram a mesma Paella e não aguentaram entrar em campo.

Foi feio, par anão dizer patético. Foi um dos maiores massacres da história das Copas e parece que a Holanda digeriu aquela Paella Valenciana que estava engasgada há quatro anos.

Notas

Obs: Um time que perde de 5 a 1 não merece nenhuma nota positiva (Salvo restrições).

1- Iker Casillas


Foto: wikipedia

Dos cinco gols, pelo menos três foi culpa dele. No terceiro gol saiu mal e pediu falta, porém o fato é: saiu catando borboleta. No quarto gol perdeu bola que não poderia perder e no quinto demorou um século pra sair do gol. Sofreu a maldição de José Mourinho e depois que foi pro banco do Real Madrid mesmo voltando a titularidade essa temporada o capitão da fúria nunca foi o mesmo.

Um ponto negativo para cada falha...

Nota: -5

22- César Azpilicueta


Foto: Alagoas 24 Horas

Retrato claro do pior setor da Espanha, e isso desde 2010. A lateral direita sempre foi o pior setor tanto da seleção quanto dos principais times espanhóis, salvo o Barcelona que tem o BRASILEIRO Daniel Alves, que cura esse câncer.

No jogo de hoje não comprometeu muito o resultado, porém foi muito apático, futebol semelhante que o mesmo expõe no Chelsea.

Nota: - 1

15- Sérgio Ramos
Foto: Sportv
Uma mãe para os holandeses. Não sei por onde é pior, pela lateral direita ou pela zaga direita, prefiro ele na área em cobranças de escanteio, onde nem nisso ele foi efetivo hoje.

Só não foi o pior em campo, pois joga no mesmo time do Piqué. Já que joga com a camisa 15 sua nota é...

Nota: -15

3- Gerard Piqué


Foto: globoesporte.com
De longe o pior jogador em campo, a Shakira deve pedir divórcio após a partida de hoje. Perder na corrida pro Rooben é pedir pra tomar uma nota que corresponde ao tempo em que esteve dentro de campo.

Nota: -94

18- Jordi Alba


Foto: globoesporte.com
Não vi em campo, até porquê as principais jogadas de Holanda foram pelo lado direito defensivo espanhol e como apenas só um time jogou em Salvador os dois laterais não comprometeram muito no jog, sendo assim Alba ficar com a mesma nota de Azpilicueta.

Nota: -1

16- Sérgio Busquest


Foto: Terra
Sérgio, quem?

Nota: Tão Insignificante quanto o próprio

14. Xabi Alonso


Foto: IG
Marcou o gol e dentro das restrições e do tempo que esteve em campo foi um dos melhores espanhóis em campo (não que isso seja muito), não deveria ser sacado, sua alma e sua dedicação dentro das quatro linhas podeira ter evitado o vexame e não a derrota.

Será o único que não terá nota abaixo de zero, principalmente pelo fato dele ser o Xabi Alonso.

Nota: 0

8. Xavi


Foto: globoesporte.com
Nunca vi o Xavi tão apático e jogando tão mal. Não há palavras pra descrever o seu futebol.

Nota: -2

21. David Silva


Foto: Fox Sports
Junto com Xabi Alonso foi o melhor em campo e será o único com uma nota positiva pelo lançamento que descolou no lance do pênalti mandrake sofrido pelo Diego Costa.

Nota: 1

6. Iniesta


Foto: Fox Sports


Crtl C + Ctrl V no comentário e na nota do Xavi.

Nota: -2

19. Diego Costa


Foto: DW
Sentiu as vaias, sentiu a coxa, sentiu o cansaço e a falta de futebol... Camisa da Espanha, mas um legítimo futebol sergipano com muitas pixotadas dentro dos 64 minutos no qual esteve em campo.

Nota: -5

10. Cesc Fabregas


Foto: Trivela
Chelsea, olha a merda que vocês estão fazendo. Corra enquanto é tempo, rasga o contrato e devolve ele pro Barcelona.

Nota: Apenas pros que entraram em campo, ele entrou!?

9. Fernando Torres


Foto: Lance!
Não é de hoje que não joga nada, só criou um lance aos 46 do segundo tempo e ainda perdeu uma bola que acabou no quinto gol da Holanda. Serei até bonzinho na nota dele.

Nota: -2

11. Pedro Rodríguez


Foto: Lance!
O cara é reserva do reserva no Barcelona. Nada mais a comentar

Nota: Tão insignificante quanto o Busquets.

Tec: Vicente Del Bosque


Foto: The Guardian
Tirou os dois melhores em campo para colocar dois reservas dos reservas do Barcelona. Porém seu erro mais grotesco foi ter afagado o rosto de cada um dos jogadores no fim do jogo, deveria ter dado um tapa na cara.

Nota: -Todos

ACOMPANHE A COPA DO MUNDO DO JEITO MAIS GOSTOSO DA INTERNET: C11 no Facebook e C11 no Twitter
Compartilhar no Google Plus

Autor: fábio

    comentar com Facebook