Imagem: globoesporte.com
Fala, meus queridos Ceonzeiros!
A Copa já começou, porém, ainda tem seleções para estrear. Uma delas é a Costa Rica, carismática, mas com status, de ser apenas turista no maior torneio da terra.
Dirigido pelo técnico Jorge Luis Pinto, os Ticos chegaram ao Brasil meio despercebidos, a Costa Rica usará o estádio da Vila Belmiro durante toda a preparação nesta primeira fase da Copa do Mundo, intitulados turistas e claro na tentativa de ser uma das zebras da Copa. Eles querem repetir a façanha da Copa de 90.
Com apenas três participações em Copas do Mundo (1990, 2002 e 2006), o objetivo é superar a campanha de 1990, onde conseguiu chegar as oitavas, mas sendo eliminada pela Tchecoslováquia.
Nas Eliminatórias da CONCACAF, os Ticos ficaram na segunda posição do hexagonal final, garantindo vaga direta para à Copa do Mundo 2014. Em seu último amistoso, a Costa Rica vem de um simples empate, em 1x1, com a Irlanda.
O maior motivo de ser apenas uma visitante ou zebra do torneio, é talvez o azar de ter caído no Grupo D, junto com nada mais, nada menos que as Campeãs Mundiais: Inglaterra, Uruguai e Itália. Com isso, as chances de uma classificação são remotas, e a tentativa de zebrar, o poderoso Grupo D, pode ser tudo que os Ticos tenham de objetivo. A estreia da Costa Rica na Copa do Mundo será neste sábado, 14 de junho, contra o Uruguai, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Keilor Navas (Levante)
Patrick Pemberton (Alajuelense)
Daniel Cambronero (Herediano)
Zagueiros
Johnny Acosta (Alajuelense)
Giancarlo González (Columbus Crew)
Michael Umaña (Saprissa)
Oscar Duarte (Brujas)
Waylon Francis (Columbus Crew)
Heiner Mora (Saprissa)
Junior Díaz (Mainz 05)
Christian Gamboa (Rosenborg)
Roy Miller (Red Bulls New York)
Kendall Waston (Saprissa)
Meias
Celso Borges (AIK)
Christian Bolaños (Copenague)
Oscar Esteban Granados (Herediano)
Michael Barrantes (AAlesund)
Yeltsin Tejeda (Saprissa)
Diego Calvo (Valerenga)
José Miguel Cubero (Herediano)
Carlos Hernández (Wellingtong Phoenix)
Atacantes
Álvaro Saborío (Real Salt Lake)
Bryan Ruiz (PSV Eindhoven)
Joel Campbell (Olympiacos FC)
Randall Brenes (Cartaginés)
Marco Ureña (FC Kubán Krasnodar)
Ponto forte:
As esperanças estão nos pés de Joel Campbell, do Olympiacos, da Grécia que finaliza bem e puxa ótimos contra-ataques e do craque Bryan Ruiz, que atua no PSV, da Holanda. Essa será sua primeira Copa, e tem a missão de levar a Costa Rica o mais longe possível. Em 2006, ele foi cortado às vésperas da Copa, por decisão do técnico.
Ponto Fraco:
Difícil falar, pra uma seleção que é cogitada a voltar pra casa sem sequer 1 ponto conquistado. As chances de ter pelo menos uma vitória são remotas. O grupo é complicado e as esperanças são pouquíssimas.
Expectativas:
De inicio, conseguir pelo menos 3 pontos no grupo da morte, caso aconteça. Tentar ser a zebra e conseguir o máximo de pontos possíveis para quem sabe chegar as oitavas como fez na Copa de 90. Sorte aos Ticos!

comentar com Facebook