| Com grande atuação de meia, Colômbia vence (Foto: AP) |
No começo desta tarde de quinta, 19, Colômbia e Costa do Marfim se enfrentaram na Arena de Brasília, a Arena Mané Garrincha, e o que se viu naquele estádio foi um bom jogo de futebol, entre duas equipes que, dentro de suas características, divertiram o público. A Colômbia com seu jogo rápido, dinâmico e cheio de dribles. Contra uma seleção marfinense que aliou a força física de jogadores como Yaya Touré e Tioté, com a velocidade de Gervinho.
Em relação ao jogo contra o Japão, o treinador Sabri Lamouchi sacou o atacante Salomon Kalou para a entrada de Gradel. Com o intuito de reforçar o seu meio de campo, os elefantes seguraram bem a equipe cafetera, que teve uma boa oportunidade de gol com Cuadrado, porém após o desvio do goleiro Barry a bola encontrou a trave da seleção africana.
Com o 0-0 segurado até os 15 do segundo tempo, Lamouchi colocou Drogba para jogar, porém duro golpe aconteceu: aos 18, Cuadrado cobra escanteio e James (se fala "Rámez") Rodríguez se apresentou para cabecear e tirar as chances de defesa do goleiro Barry. 1-0.Como se não bastasse, Serey Die, que comoveu o mundo ao chorar na execução do hino da Costa do Marfim, perdeu a bola para Teo Gutiérrez, James Rodríguez recebeu e passou para Juan Quintero. O atacante do FC Porto marcou o gol que fez a Arena de Brasília pulsar como o Estádio Nacional de Barranquilla, o estádio onde a seleção colombiana manda seus jogos. A Costa do Marfim ainda marcou. Em jogada individual pela esquerda, Gervinho passa a marcação e fuzila o goleirão Ospina. Porém, após isso, nada mais aconteceu, e Los Cafeteros alcançaram sua segunda vitória na competição, e se garantiram na fase de oitavas de final da competição. Aos marfinenses, resta ainda o confronto contra a Grécia. Uma vitória pode colocar os elefantes pela primeira vez em um mata-mata de Mundial.
Notas - Colômbia:
Notas - Costa do Marfim:
Notas - Colômbia:
- Defesa: 7,5 - Contra os gregos, os colombianos não foram tão exigidos quanto hoje. Corresponderam bem, sobretudo no primeiro tempo, quando as principais chances que a Costa do Marfim obteve foram de chutes de fora da área.
- Meio de campo: 9,0 - Excelente partida do setor cafetero. James Rodríguez e Cuadrado comandaram o jogo. James com sua cabeça pensante, e finalizadora também! Cuadrado mostrando a malemolência latina contra os defensores africanos. Muitos dribles por parte do meia. A dupla de volantes foi muito bem no combate, porém Sánchez e Aguilar erraram alguns passes curtos, que poderiam ter complicado os colombianos. Outra decepção foi Ibarbo. O meia esquerda não fez uma boa partida, e foi substituído por Quintero, que marcou o segundo gol da partida.
- Ataque: 8,5 - Com incessante apoio dos pontas, Teo Gutiérrez não ficou só, e pôde fazer uma partida aceitável. De acordo com vários comentaristas, Teo não era o substituto ideal para Falcao García, porém vem dando conta do recado, e não deixa as críticas se criarem para o lado dele.
Notas - Costa do Marfim:
- Defesa: 5,5 - Atuação horrenda dos defensores marfinenses, que foram muito ingênuos na marcação dos colombianos. O lateral Arthur Boka, que fez uma boa partida contra o Japão, desta vez teve uma atuação lamentável frente o lado direito colombiano, que teve a participação de Zuñiga, e Cuadrado como protagonista.
- Meio de campo: 7,0 - Atuação normal do meio campo marfinense. Apesar de errarem passes no campo de ataque, roubaram muitas bolas, o que poderia ter iniciado algum contragolpe dos marfinenses, entretanto, isso não ocorreu. A disposição dos jogadores foi crucial para esta nota.
- Ataque: 6,5 - O ataque marfinense, que é a principal arma da equipe para a Copa, não funcionou. Bony não teve uma boa atuação, e desta vez o fator Drogba não funcionou. Gervinho foi o jogador mais disposto. Com fome de bola, o jogador da AS Roma (ITA) marcou seu segundo gol na competição, e é o artilheiro da equipe na competição.
Cafeteros e Elefantes enfrentarão Japão e Grécia, respectivamente. Os jogos ocorrerão no dia 24/06 às 17h.
Peço desde já que comentem e divulguem o texto!
comentar com Facebook