![]() |
| Tentamos, mas não era a nossa noite | Foto: AP |
Para o amigo ligado na maior cobertura da Copa 2014, no início da noite desta sexta-feira (13) a Austrália enfrentou a seleção do Chile em Cuiabá, capital mato-grossense, e perdeu por 3 a 1, pela 1ª rodada do Grupo B.
O técnico do São Paulo gosta sempre de dizer essa frase: 'a bola pune'. Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu no gramado da Arena Pantanal na noite de ontem. Sexta-feira 13 e a torcida chilena meteu um medo de lobisomem nos australianos ao repetir o feito dos brasileiros, cantando o hino nacional de seu país à capela. Eles (torcedores) foram o destaque da partida, como em todos os jogos desta Copa até aqui.
Logo no começo da partida, dois gols do Chile que, teoricamente, abalaria qualquer time em uma estreia de Copa do Mundo. Logo aos 11 minutos com Alexis Sánchez e, em seguida, aos 13 com Valdívia. É, até abalou. Mas foi por pouco tempo.
De lá até o final da partida, os australianos não perderam o ritmo. Foram pra cima, criaram boas chances e ainda conseguiram diminuir o placar com a estrela da equipe: Tim Cahill, atacante com a camisa 4 (bem alternativo, diga-se de passagem) marcou após cruzamento vindo pela direita, aos 34 minutos do primeiro tempo. O gol deu o gás que os Socceroos precisavam para alcançar o empate. Porém...
O segundo tempo foi totalmente (sem exageros) diferente do primeiro. Cansativo, sonolento e chato na maioria das vezes. Os jogadores sofreram com o forte calor, mesmo à noite, na Arena Pantanal. A equipe chilena, talvez por sentir até mais o calor que os australianos, caiu de rendimento e recuou. Tentou abrir espaços para o contra-ataque, onde conseguiu algumas oportunidades. Quando conseguiu, aparecia Wilkinson para afastar em cima da linha (confira o lance aqui).
E quando a partida parecia se encaminhar para um empate esperançoso, veio o 3° gol já nos acréscimos da partida, com Beausejour (bocejar, como chamado aqui no Brasil) aproveitando a sobra na entrada da área. Gol que fechou o placar em Cuiabá, selou a estreia dos Socceroos com derrota e só não foi tão ruim pelo saldo de gols, onde a Austrália ganha da Espanha.
Pontos negativos - Time limitado e grupo complicado
No jogo percebemos muito isso. Era uma equipe que corria, tentava jogadas, mas não era o suficiente para chegar ao empate, mesmo quando o Chile parecia sem forças para correr meio metro. Como se isso não bastasse, sua tabela de jogos é bem complicada, além é claro de seus adversários estarem com elencos mais completos e "encorpados".
Pontos positivos - Raça e seu camisa 4
Como falei acima, é um time bem raçudo. O que eles não têm em técnica, compensam com a corrida, bolas divididas e a persuasão no lance. Se há uma esperança para os Socceroos, ela é esta: Tim Cahill, principal atacante e estrela do elenco, autor do primeiro gol dos australianos na Copa. Boa parte das jogadas ofensivas tendem a serem construídas em seus pés. Ontem, guardou um.
O próximo jogo é contra a Holanda, que goleou a atual campeã Espanha no jogo de estreia. A partida ocorre às 13h da próxima quarta, 18, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Este texto contou com a colaboração do blogueiro Victor Formaggini.
Acompanhe a Copa do Mundo pelo C11

comentar com Facebook