Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?


A Nike e suas cópias


Uma pergunta milenar para tratar de um assunto atual. Como todos já devem ter visto a Nike resolveu lançar camisas amarelas, comemorativas à Seleção Brasileira e a Copa do Mundo deste ano.

Pois bem, isso seria apenas mais uma notícia do mundo esportivo, não fosse a Nike ter exigido a retirada de outras camisas de cor amarela e comemorativas a Seleção Brasileira (de outras copas) fossem retiradas do mercado. A exemplo de Chapecoense e Palmeiras (Umbro e Adidas respectivamente) que haviam lançado em 2013, para a Série B e com autorização da CBF camisas comemorativas.

A Umbro lançara a camisa da Chapecoense no mesmo molde daquela utilizada e fornecida pela própria Umbro à Seleção Brasileira Campeã de 1994, em comemoração aos 20 anos da conquista do Tetra. Já a Adidas lançou a camisa do Palmeiras no mesmo molde daquela utilizada pelo clube em 1965, quando disputou um jogo amistoso vestindo as cores da Seleção Brasileira.

Então lhes pergunto: quem veio primeiro? o ovo ou a galinha?, ou melhor ainda, quem tem direitos sobre determinado produto criado e produzido senão a própria empresa?

A Nike pisou e ainda torceu o pé sobre as regras de comércio, pois exigiu o monopólio sobre a cor e não sobre o modelo ou a quem esta representa. Não se pode mais vender nenhuma camisa comemorativa de qualquer que seja a Seleção Brasileira (do passado, do presente ou do futuro), pelo simples motivo da Nike ter mais mercado para as camisas que ela mesma lança.

A Umbro, fornecedora de material esportivo à Seleção Brasileira de 94, não teria nenhum direito de comercializar uma camisa que ela mesma produziu e nos moldes criados por ela? para qualquer que fosse o clube, uma vez que se trata de uma homenagem.

Essa atitude da Nike e da CBF servem para destruir com a imagem de uma seleção, que pertence ao País e não apenas a uma instituição ou empresa.

Ficou nítido que a Nike fez essa manobra, apenas para que o seu produto fosse comercializado (lhe rendendo assim muito mais $), esquecendo-se que não há apenas alguns clubes no país que podem prestar esta homenagem, mas sim todos e sem distinção de porte ou série que disputa.

Com todo o respeito aos clubes (e torcedores destes) que foram escolhidos para a homenagem (Internacional, Bahia, Corinthians, Santos e Coritiba), mas as camisas comemorativas não ficaram tão bonitas quanto à da Nossa Associação (comparem as imagens).

A Umbro e o Original

Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook