A Justiça de verdade! MP de São Paulo abre inquérito contra CBF e STJD

Depois do circo, finalmente uma justiça de verdade para Lusa e Flamengo.
 (Foto:FuturaPress)


Caros amigos torcedores do futebol honesto, e principalmente caros leitores lusitanos. É com imensa alegria que eu vejo que a justiça tarda, mas não falha. Após o MP/SP (Ministério Público/ São Paulo) começar uma investigação pra verificar o possível erro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no "caso Héverton". Na tarde desta quarta-feira (8), foi aberto um inquérito contra a CBF e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).


O MP ainda afirmou que se não devolvidos os pontos para a Portuguesa, uma ação civil será movida contra a entidade máxima do futebol brasileiro, o que pode acarretar inclusive no afastamento do presidente José Maria Marin,

O promotor Roberto Senise Lisboa, concedeu uma entrevista coletiva na qual explicou o motivo da abertura do inquérito, e também o motivo pelo qual a Lusa não pode perder os 4 pontos.

“O Ministério Público entende que houve falha da CBF e do STJD. No nosso entender, é bem forte a possibilidade de não ser aplicada a perda dos quatro pontos.(..)A promotoria entende que tem que investigar a responsabilidade da CBF e eventualmente do STJD por ofensa à lei federal. Esses artigos (34, 35 e 36 do Estatuto do Torcedor) são hierarquicamente superiores e absolutamente incompatíveis com o 133 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva”, afirmou.

A Portuguesa foi punida pelo STJD por ter escalado Héverton no jogo contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro. O jogador havia sido suspenso por jogos e só havia cumprido um. Por isso, a Lusa foi punida, perdeu quatro pontos, caiu para 17º lugar no Campeonato Brasileiro e acabou rebaixada. Assim também como o Flamengo que escalou segundo entendimento do STJD irregularmente o jogador André Santos, e perdeu quatro pontosm ficando na 16ª colocação uma acima da Portuguesa.

- O Estatuto do Torcedor é uma lei maior, federal, não pode ficar abaixo de uma determinação do STJD - argumentou Senise, nesta quarta-feira.

A CBF e o STJD tem até 10 dias para plestar esclarecimentos através do envio de documentos, O MP também quer verificar a súmula da partida entre Portuguesa x Grêmio, na última rodada. 
Héverton foi o pivô do "rebaixamento" da Portuguesa
(foto: FuturaPress)

- Não houve nenhuma restrição ou impedimento por parte da CBF, que tinha representante no local da partida. O Héverton entrou em campo, e não foi impedido de entrar - afirmou Senise, para explicar qual seria a responsabilidade da CBF no caso.

A CBF enviou uma nota garantindo que vai prestar os esclarecimentos, dizendo que apenas cumpriu as normas do STJD. Portuguesa também terá que se apresentar no dia 22 de janeiro, para prestar esclarecimentos. 

E agora? Se tudo isso se confirmar, além da chacota criada com o Fluminense, a CBF foi desmoralizada.

Quem ri por último, ri melhor! (Não estou rindo ainda, só estou observando)

Orgulho de ser Lusa! 
Compartilhar no Google Plus

Autor: eu

    comentar com Facebook