A caminho do TETR4 #12 - Santos 2x1 Guarani

Foto: Ricardo Saibum / Divulgação Santos F.C.

Fala Torcida Santista! O Santos jogou contra o Guarani neste sábado (16), na Vila Belmiro, após 4 jogos longe do seu templo sagrado. Pelo placar de 2 a 1, o Alvinegro conquista a sua 7ª vitória em 12 partidas disputadas, e continua na 3ª colocação, com a diferença de 2 pontos para São Paulo (1º) e Ponte Preta (2º). Vamos agora aos lances da partida, a opinião do blogueiro e as notas dos jogadores.

O jogo:

Qual modelo você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

Antes da bola rolar, às 16 horas, o Santos acertou com a Chery - montadora chinesa de automóveis - para estampar o peito e as costas de sua camisa. A marca ficará no manto alvinegro por mais 2 jogos, contra Mirassol e no clássico contra o Palmeiras. O Santos havia feito, horas antes, uma votação para que o torcedor escolhesse qual modelo ficaria na camisa (confira aqui a imagem). Para agradar os dois lados, o time entrou com os dois modelos durante a partida. No mais, a camisa ficou com as já definitivas Seara (ombro), Minds Idiomas (colarinho) e CSU (número). 

Para a partida, o time contava com a volta de Neymar para o ataque, após ser suspenso e ser substituído por Giva, no último jogo contra o Atlético Sorocaba; Emerson Palmieri foi bem na última partida e continuou pela lateral esquerda, no lugar de Léo; Mesmo com Miralles voltando, Muricy Ramalho deu a André, o que pode ser sua última chance no time titular. Com isso, o Santos foi a campo com: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Emerson Palmieri; Renê Jr, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André.

E a bola rola, a torcida se empolga, e o time não muda. 15 minutos de um futebol fraco e, por muitas vezes, inexistente na partida. O esquema era claro: Se fechar e sair nos contra-ataques, com a velocidade de Arouca e Neymar, com os passes de um Montillo que, após seu primeiro gol pelo Santos, jogava com uma pressão menor, comparada com os jogos anteriores. Jogamos com esse mesmo "esquema" no jogo passado, e deu certo - pelo menos no resultado.

Foto: Ricardo Saibum / Divulgação Santos F.C.

E assim foi indo, até Montillo encontrar o caminho do gol, aos 34 minutos: Após dividida de Neymar no campo de defesa santista, a bola sobra para Arouca, que passa para Montillo entrar livre pela esquerda e chutar firme, cruzado, pro fundo da rede adversária. O placar eletrônico da Vila Belmiro, junto com o grito de "goooool" da torcida, anunciava assim, o primeiro tento da partida. Santos 1, Guarani 0.

Após o gol, naturalmente a equipe quer chegar cada vez mais ao ataque para tentar o 2º, e depois o 3º, e o 4º... É, mas o Santos é um time fora de série e fora do normal também, pelo menos nessa partida. Ataques sem "nexo", jogadas furadas e um toque de bola que, chegamos a ver no jogo passado. André não estava indo bem novamente, deixando assim, Miralles, com mais possibilidades de assumir a posição no próximo jogo, contra o Mirassol; Montillo jogou bem novamente, deu bons passes e se mostrou disposto nas jogadas; Renê Jr, como sempre, teve que jogar por toda a defesa; Neymar foi bem, em relação aos últimos jogos dele com a camisa alvinegra. Mas, claro, não no nível que estamos acostumados.

Foto: Ricardo Saibum / Divulgação Santos F.C.

No começo da 2ª etapa, aos 3 minutos, o Santos foi ao segundo gol com André: Após ótima jogada de Neymar, que cruzou rasteiro dentro da área, até a bola encontrar André, que só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo da rede. A torcida anunciava e o placar anotava: Santos 2, Guarani 0.

Passou-se 10 minutos até o gol de Tiago Pagnussat, após cobrança de escanteio pela direita. A zaga não pulou, deixando Tiago livre para cabecear a bola, que ainda bateu no travessão antes de entrar. Santos 2, Guarani 1. E somente após esse gol, que o Santos tomou a iniciativa de ir ao ataque, mas, deixando espaços na defesa, facilitando as investidas dos atacantes bugrinos.

Com André caminhando e olhando em campo, Muricy tratou de tirá-lo do time, para delírio de parte da torcida presente na Vila Belmiro. Giva entrou no seu lugar e, após boa jogada de Montillo, levou perigo ao bom goleiro do Guarani, chutando quase sem ângulo, mas obrigando-o a fazer uma boa defesa. A torcida respondia o garoto com aplausos e seu nome gritado pelas vozes dos que estavam presentes. 

Aos 34 minutos, Neymar perdeu uma grande chance, após boa jogada de Montillo, que começou no campo de defesa, brigando pela bola, até o campo de ataque, quando lançou Neymar na cara do gol, que por sua vez, perdeu a chance de fazer o 3º gol do Santos na partida. O time obteve mais algumas boas jogadas, com Cícero arriscando e o goleiro Renan fazendo outra boa defesa. Nos minutos finais, ainda deixou o Guarani chegar com perigo ao campo de ataque alvinegro, quase sofrendo o empate. 

E o apito final veio, como também as vaias ao time e também, é claro, ao técnico Muricy Ramalho. Não fizemos uma boa partida, mas, fizemos o resultado. Placar final: Santos 2, Guarani 1. Com isso, o Santos chega a 24 pontos ganhos, ficando atrás de São Paulo e Ponte Preta, com 2 pontos a mais. Nossa próxima batalha será nessa quinta-feira, contra o Mirassol, na Vila Belmiro. Não poderemos contar com Neymar e Montillo, que estarão servindo suas seleções (Brasil e Argentina, respectivamente), e Cícero, que foi suspenso por tomar o seu 3º cartão amarelo. Veja abaixo os gols da partida!


•••



O time nos últimos jogos - vide Atlético Sorocaba - está jogando mais recuado, chamando o adversário para seu campo, para depois, armar um contra ataque veloz e matar o jogo. Bom, isso até agora está funcionando, tanto é que nas duas vezes que jogamos assim, conseguimos a vitória. Em contrapartida, o time vem jogando sem brilho, sem aquele futebol que deixava o adversário louco, por saber que jogaria com o time mais ofensivo do Brasil e, talvez, da América. Atualmente, quando chegamos ao ataque, não sabemos o que fazer. Nos contra-ataques, estamos sendo letais, por enquanto. Méritos a Arouca, que voltou a jogar bem e, principalmente, correndo e sendo o jogador surpresa no ataque, e também méritos ao Montillo, que desencantou no domingo passado e marcou também contra o Guarani. Me parece que aos poucos, está se adaptando ao estilo do Santos e, também, se livrando daquele incômodo de fazer más atuações diante a torcida santista. Agora, que venha o Mirassol!

•••

Pontos positivos e negativos da partida - Por: Kayo Lopes:

Rafael: Merece sentar no banco, um pouco. – Nota: 5.0

Bruno Peres: Se tivesse um olho nas costas, seria ótimo. – Nota: 5.0

Edu Dracena: Lento, mas normal. – Nota: 6.0

Durval: Já deu, não é? – Nota: 5.0

Emerson Palmieri: Foi seguro, boa partida! – Nota: 6.0

Renê Júnior: Se não fosse você, hein Yaya? – Nota: 6.5

Arouca: Voltou a jogar bem, ótimo. – Nota: 6.5

Cícero: Foi simples. – Nota: 5.5

Montillo: Fez mais um gol, fez uma ótima primeira etapa. – Nota: 6.0

André: Roubou um gol, mas podia fazer mais. – Nota: 5.5

(Giva: Entrou bem, fez uma boa jogada. – Nota: 6.0)

Neymar: Bem marcado, não sabe jogar. Quando se livrou, mostrou que é gênio. – Nota: 6.5

Muricy Ramalho: Estragou o time, fraco, covarde. Ninguém aguenta mais, ninguém. – Nota: 0 (deveria receber nota 4, mas vou dar 0)

E você, leitor torcedor: Que nota daria aos jogadores? E ao Muricy Ramalho? Você acha que jogando no contra-ataque, o Santos está indo para o caminho certo? Deixe sua opinião sobre os assuntos da partida nos comentários abaixo!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook