Como destruir a temida Colômbia?

(Foto: Mario Ferache/Mowa Press)

Estou aqui para dissertar alguns pontos táticos que de alguma forma poderá parar o tão temido ataque colombiano comandado por James Rodríguez – o camisa 10 artilheiro da Copa do Mundo e candidato a revelação e melhor jogador da competição. 

Começamos pelo modo defensivo da seleção brasileira composto por Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; com dois volantes à frente – Fernandinho e Ramires/Paulinho/Henrique. Com a suspensão de Luiz Gustavo, justamente contra a fortíssima Colômbia, o técnico Felipão terá seus problemas na escalação. 

Na primeira opção, cogitada pelo treinador, a formação do Penta constando três zagueiros com dois volantes à frente. Thiago Silva, David Luiz e Dante compõem o trio de zaga, com Paulinho (ou Ramires) e Fernandinho revezando na volância. Confira abaixo:

football formations

A segunda possibilidade de defesa seria promovendo a entrada de um marcador de ofício como o zagueiro/volante Henrique. Com Paulinho, Fernandinho e Hernanes, o Brasil não tem volantes como Luiz Gustavo em relação a marcação. Entrando o jogador de cabelos longos tão criticado na convocação, Felipão manteria seus quatro zagueiros, mas com a entrada de Maicon na esquerda; Daniel Alves nunca soube marcar. Veja uma prévia ilustrativa abaixo: 

football formations

Os marcadores brasileiros terão de ser excelentes diante deste ataque (abaixo) da seleção colombiana com James Rodríguez, Cuadrado, Teo Gutiérrez e Jackson Martínez (ou Ibarbo, mais veloz). Impossível não é, mas teremos de coçar muita a cabeça no meio do confronto.

football formations

Não adianta ousar na marcação e esquecer dos gols. Afinal, um 0 a 0 dá pênaltis e não queremos chorar novamente. Fred em péssima fase, perde a vaga no 3-5-2 cogitado acima: Neymar e Hulk, pelas pontas (nas costas de Armero e Zuñiga), com velocidade, tomarão conta do setor ofensivo comandado pelo Oscar – que enfim teria a liberdade de atacar sem defender. Veja como ficou:

football formations

Outra opção é no famoso e já utilizado 4-2-3-1, com Fred segurando ambos zagueiros e Neymar e Hulk nas costas dos laterais. Com isso, Henrique seria o escolhido na volância. E ficou assim:

football formations

• • •

Estas são algumas das várias opções que a seleção brasileira de Felipão pode utilizar para encarar a Colômbia nesta sexta-feira (04) às 17h. Não afetaria tanto taticamente e muito menos no entrosamento. 

Siga e curta o C11 nas redes sociais e seja mais um ceonzeiro
Compartilhar no Google Plus

Autor: Kayo Lopes

    comentar com Facebook