Especial - Torcedores Ilustres do Náutico

cristovam22agosto2013
Além de ser Ex-Ministro da educação, Ex-Governador, Ex-candidato à presidência da República, e, atualmente, Senador, Cristovam Buarque é, também, alvirrubro e recifense.

É formado em Engenharia pela UFPE, mas preferiu abraçar a política. A luta por uma educação de qualidade no Brasil é a sua principal marca.

Deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) e filiou-se ao PDT, partido que segue até hoje. Em 2010, foi reeleito Senador.

Cristovam também escreveu diversos livros e foi o criador de uma série de programas políticos para a população.
Postagem de 2010. Confira
Apesar da distância do Recife, Cristovam guarda as lembranças e a paixão pelo Náutico no coração. Em 2009, quando o Náutico completou 108 anos de existência, publicou uma homenagem em seu Site Oficial:

"Nasci quase dentro do Náutico, em uma rua em frente ao estádio e ali cresci toda a minha vida até sair de Recife adulto, formado, casado. Convivia com os jogadores do time, que por ali viviam, conversavam. 

Apesar de, em minha casa, meu pai e meu irmão serem Sport e minha mãe, Santa Cruz, fui Náutico desde criança. Tenho grandes lembranças de estar constantemente na sede, de assistir a jogos, de ver partidas de tênis – esporte que nunca joguei –, olhar a partida de bilhar dos mais velhos. Foi uma convivência muito boa.
Mensagem publicada por Cristóvam, em 2010, através do seu Twitter
Lembro-me bem de ver o Timbu tetracampeão em 1966. O Timbu chegou a ser hexa, mas o quarto campeonato seguido me deixou mais gratificado. Há dois piores momentos como torcedor: quando a sede pegou fogo, e da minha rua era possível observar o fumaça; outro foi mais recente: o jogo do Náutico contra o Grêmio a que assisti em um shopping de Brasília. E foi realmente uma grande injustiça com o Náutico. Ídolo mesmo para mim foi o Caiçara, uma grande beque esquerda, como se dizia na época.

Enfim, ser torcedor do Clube Náutico Capibaribe é sentir uma grande alegria ao ver a camisa vermelha e branca entrando em campo, sobretudo aquela que possui listras verticais. Pessoalmente, acho aquela camisa muito bonita."

Confira o tweet
Há aproximadamente dois anos, depois da confirmação da classificação do Timbu para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2012, Cristóvam mais uma vez mostrou para o Brasil sua alegria, na matéria "Pernambuco na Série A", do jornal Gazeta do Povo:

"O Natal e o ano-novo propiciam bons momentos para pensar no futuro, mas também para olhar o passado, lembrar as origens, quais lembranças nos formaram. Cada coisa do Recife toca fundo no coração, mesmo depois de várias décadas.

Este é o 42.º Natal que passo desde que saí do Recife, com os vínculos crescendo, ao invés de diminuir. Senti isso nas últimas semanas ao acompanhar os últimos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e torcer por Pernambuco, sobretudo pelo Náutico, mas também pelo Sport, que conseguiram se classificar para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2012.

Até hoje, quando vejo sua camisa listrada vermelho e branca, quando assisto a algum de seus jogos pela televisão, passa uma emoção que não sinto com qualquer outra equipe, salvo a Seleção Brasileira de Futebol. Já me surpreendi, no exterior, torcendo na tevê por um time que não conhecia, só porque a camisa era listrada em vermelho e branco."


Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook