![]() |
Foto: Assessoria CNC. |
A base do Náutico é motivo de orgulho. Diferentemente do time principal, os garotos honram a camisa alvirrubra e dão alegria para os apaixonados pelo Timbu. Recentemente, foi conquistado o Pernambucano da categoria sub-20, de forma invicta, tornando o nosso clube o maior campeão do estado.
Então, me digam, por que o sub-20 mereceria o tratamento de "tapa-buraco"? De resto? Nada disso! Eles são tão dignos quanto (deveriam ser) os titulares do time profissional! Merecem oportunidades sim, mas não desta forma, como alguns querem.
Não faz sentido ganhar experiência vestindo o manto que atualmente está desbotado. Não faz sentido jogar com uma carga enormemente negativa e amargar a tristeza desmerecida do rebaixamento. Se o Náutico está onde está, cabe a Maikon Leite, Tiago Real, Ricardo Berna, Martinez e companhia limitada sofrerem as desgraças das derrotas humilhantes que ainda restam, e não os meninos da base!
Não cabe o discurso de que colocá-los no atual momento serviria para ganharem experiência. Pelo contrário, não há como aprender em nada no atual momento. Não há sequer um lado positivo na temporada 2013 do Náutico.
Outro fato que exclui este pensamento é que em dezembro haverá eleição para a escolha do novo presidente do clube. Portanto, por mais que se dê quinhentas oportunidades para os jogadores da base, pela atual administração, caberá à próxima administração decidir ou não pela utilização destes jogadores da base, como parte do planejamento, ou seja, voltariamos para a estaca zero, e nem sabemos se Martelotte irá continuar e, caso não continue, qual será a metodologia do novo treinador.
Por fim, a base deve fechar o ano com o que construiu por si só até então, como o título do estadual sub-20. Não merece sofrer pelos sucessivos erros de diretoria e jogadores do time principal.
Terminada a temporada, aí sim. É hora de avaliar de maneira criteriosa quem dos juniores já tem condições para receber a promoção para o principal, e ir conquistando espaço aos poucos, em 2014, no Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e depois Série B, de forma gradativa e honrosa, como eles merecem.
A barca vai afundar e o sub-20 não merece se afogar junto!
comentar com Facebook