O bom trabalho de Tim Sherwood


14 de Fevereiro de 2015: O Aston Villa anuncia de forma oficial o técnico Tim Sherwood como treinador para evitar o rebaixamento dos Villans para a Football League Championship, a segunda divisão inglesa. Naquele momento, o time de Birmingham estava na 18ª colocação. Ou seja, era o primeiro na zona de rebaixamento.

14 de Maio de 2015: Três meses depois de contratá-lo, o Aston Villa ocupa a 14ª colocação, quatro pontos à frente do primeiro time da zona de rebaixamento (Hull City), e está na final da FA Cup.

O time antes de Tim Sherwood

Antes da chegada do inglês, ex-Tottenham, o Aston Villa estava muito mal. O time tinha um saldo de gol negativo e o número de derrotas era mais que o dobro do número de vitórias. Confira na imagem abaixo:


Com o técnico anterior, Paul Lambert, o time estava indo bem até a 4ª rodada (quando ocupava o 2° lugar), depois começou um queda que fez com que o time na 10ª rodada já ocupasse a 16ª colocação. Se manteve nessa posição até a 13ª rodada, e a partir da rodada seguinte conseguiu uma pequena melhora.

Mas o máximo que o time conseguiu chegar foi no 11° lugar. Só que com mais uma queda de rendimento e na tabela, que fez o time entrar na zona de rebaixamento na 25ª rodada, Paul Lambert não conseguiu se manter no cargo. Veja abaixo, as posições que o time ocupou enquanto era treinado por Paul Lambert:

Fonte: Transfermarkt

Na minha opinião, o fato de Paul Lambert variar muito a formação tática do time, influenciou bastante no baixo rendimento do time. O técnico utilizou várias formações diferentes: 4-3-3; 4-1-4-1; 4-4-2; 4-2-3-1; 5-4-1; 5-3-2; 4-3-1-2.

O Aston Villa de Tim Sherwood

Desempenho

O começo não foi muito bom: duas derrotas que fizeram o time de Birminghan cair mais uma posição, ocupando assim o 17º lugar. Mas depois dessas duas primeiras rodadas o time começou a se acertar, vieram duas vitórias seguidas, dentre elas uma expressiva goleada contra o Sunderland (4x0), com gols de Agbonlahor e Benteke.

Escalação do jogo em que o Aston Villa goleou o Sunderland (Fonte: Transfermarkt)

Porém, o time voltou a perder duas partidas seguidas. Menos mal que uma dessas partidas foi contra o forte Manchester United. Mas para levantar a moral de Tim Sherwood e dos Villans veio uma vitória contra o Tottenham. Nas duas partidas seguintes aconteceu um empate cheio de gols com o QPR e uma derrota para outro forte adversário, o Manchester City.

Escalação do jogo dos Vilans contra o Tottenham (Fonte: Transfermarkt)

Estatísticas da partida entre o Aston Villa e os Spurs (Fonte: WhoScored)

E nos últimos dois jogos os Villans alcançaram mais duas vitórias, contra Éverton e West Ham. Sendo assim, o time no comando de Tim Sherwood na Premier League está, até o momento desta matéria, com 5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.

Desempenho na Premier League

Posições que o time ocupou na Premier League no comando de Tim Sherwood (Fonte: Transfermarkt)

A ajuda do goleador


Nessa passagem de Tim Sherwood no Aston Villa, um jogador tem sido muito importante para ajudar o treinador a afastar o time de Birmingham da zona de rebaixamento: Christian Benteke. O atacante belga disputou todos os 11 jogos que Tim Sherwood comandou pela Premier League e marcou 10 gols, ou seja, ele tem contribuído bastante nessa arrancada dos Villans; e ainda marcou na semifinal da FA Cup contra o Liverpool.


E esse grande momento de Benteke rendeu-lhe o prêmio de melhor jogador do mês de abril da Premier League. O atacante marcou cinco gols em abril: um contra o Tottenham, um hat-trick contra o QPR e um gol na derrota para o Manchester United.


“Estou muito contente por ele”, disse Tim Sherwood ao site oficial do clube. “Isso mostra que os rapazes estão fazendo algo certo para lhe dar munição para marcar. Christian está obviamente fazendo algo certo ao colocar a bola no fundo da rede, que é o trabalho mais difícil no futebol”.

Finalista da FA Cup

Além de contribuir para o distanciamento do Aston Villa da zona de rebaixamento, Tim Sherwood conseguiu levar os Villans para a final da FA Cup. Quando ele chegou o time já estava nas quartas de final; nessa fase ele enfrentou o West Bromwich e venceu pelo placar de 2x0, com gols de Delph e Sinclair.

Mas o grande desafio veio na semifinal: O Liverpool. Os Reds saíram na frente com Philippe Coutinho, mas os Villans empataram ainda no primeiro tempo com Benteke; e a virada veio no segundo tempo com gol de Delph. Agora o Aston Villa enfrentará o Arsenal na grande final.


Escalações e estatísticas da partida (Fonte: Transfermarkt)

Faltam duas rodadas para terminar a temporada 2014/2015 da Premier League, o Aston Villa ainda não garantiu permanência na Primeira Divisão, mas basta o time de Tim Sherwood vencer o próximo jogo (contra o Southampton) para afastar as chances de rebaixamento; dois empates também são suficientes. Existe ainda a possibilidade de um empate contra o Southampton ser suficiente caso o Hull City não vença o seu confronto contra o Tottenham.

O principal objetivo de Tim Sherwood é livrar o Aston Villa do rebaixamento, mas ele também pode conseguir um título logo na sua primeira temporada vencendo o Arsenal na final da FA Cup. Esse título é um objetivo bem mais difícil para o técnico e seus comandados, mas ao menos a permanência na Premier League eu acredito que Tim Sherwood irá conseguir.

Acompanhe-nos:

C11 no Facebook
C11 no Twitter
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 

Compartilhar no Google Plus

Autor: Estudiante de Español

    comentar com Facebook