Championship: uma segunda divisão com números de primeira

A Football League Championship, segunda divisão inglesa, terminou no último sábado (02/05/2015) com o surpreendente Bournemouth se tornando campeão, subindo assim para a Premier League, junto com o Watford. A terceira vaga será disputada pelo mata-mata entre as equipes que ficaram entre a terceira e a sexta colocação, que são: Norwich City, Middlesbrough, Brentford e Ipswich Town.

Um pouco da história

A Football League Championship, que também é conhecida como The Championship, ou Sky Bet Football League Championship - por causa do seu patrocinador -, é a mais alta divisão da Football League inglesa e a segunda mais alta divisão no sistema de ligas de futebol inglesas, depois da Premier League.

Conta com 24 times que disputam o título em modo de pontos corridos em um total de 46 rodadas. Os dois primeiros sobem para a Barclays Premier League e do 3º colocado ao 6º colocado disputam os play-offs. Os vencedores de cada jogo vão para a final e o vencedor da final também é promovido a Barclays Premier League. Os 3 últimos vão para a Sky Bet League One (como é conhecida a terceira divisão inglesa).

Campeões

7 Titulos: Manchester City, Leicester City 
5 Titulos: Sheffield Wednesday, Sunderland 
4 Titulos: Birmingham City, Derby County, Liverpool, Middlesbrough 
3 Titulos: Bolton, Ipswich Town, Leeds United, Newcastle , Norwich , Nottingham Forest, Notts County, Preston North End, West Bromwich, Woverhampton 
2 Titulos: Aston Villa, Burnley, Chelsea, Crystal Palace, Fulham, Grimsby Town, Manchester United, Stoke City, Tottenham Hotspur, West Ham United, Queens Park Rangers, Reading. 
1 Ttítulo: Sheffield United, Blackburn Rovers, Blackpool, Brentford, Bristol City, Bury, Charlton Athletic, Coventry City, Everton, Huddersfield Town, Luton Town, Millwall, Oldham Athletic, Oxford United, Portsmouth, Cardiff. 

Público e renda

Na temporada passada (2013/2014), a Football League Championship anunciou um total de público de 9.65 milhões e com isso a liga ficou com o quarto maior público da Europa, atrás da Premier League (13,64 milhões), Bundesliga - Alemanha (13,04 milhões) e La Liga - Espanha (10,73 milhões), mas à frente da Serie A - Itália (8,80 milhões) e da Ligue 1 - França (7,30 milhões).

Temporada 2014/2015

Os melhores marcadores da competição antes do inicio dos play-offs são:


Um inesperado campeão

O Bournemouth foi o campeão da temporada 2014/2015 da Championship e, pela primeira vez, disputará a Premier League. O time do jovem técnico Eddie Howe venceu o Charlton por 3 a 0, fora de casa, com gols de Ritchie (duas vezes) e Arter. Com os resultados, o time terminou a Championship com 90 pontos, um a mais que o Watford, que sofreu o empate do Sheffield Wednesdey nos acréscimos.


O título e principalmente o acesso à Premier League é o resultado do belo e competente trabalho feio pela diretoria e pelo técnico Eddie Howe. Após evitar o rebaixamento na temporada 2008/2009, o time começou sua escalada rumo a 1° divisão da Inglaterra. Logo na temporada seguinte conseguiu subir para a terceira divisão, permanecendo lá por três temporadas até conseguir o acesso para disputar a Championship, e nesta segunda temporada nessa divisão garantir o acesso para a disputada Premier League.


- Eu gosto de contar essa história. Em 2009, houve jogos em que viajamos sem jogadores suficientes para completar o banco de reservas. Teve uma vez em que levamos três garotos de 16 anos. Fomos obrigados a ter no ônibus cartas de autorização dos pais e dispensa da escola dos professores para que eles pudessem jogar. Parece que foi há um longo tempo. Mas não foi – disse o presidente do clube, Jeff Mostyn, em recente entrevista.


Enfim, a Football League Championship é a prova que com organização até divisões inferiores podem se tornar competições atrativas para o torcedor, com partidas disputadas e sistemas de jogo que tornam a competição mais emocionante. E que é possível se tornar também lucrativas para os envolvidos, por exemplo, com premiações vantajosas para os vencedores e com boas rendas com os estádios lotados.

Acompanhe-nos:

C11 no Facebook
C11 no Twitter
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 

Compartilhar no Google Plus

Autor: Estudiante de Español

    comentar com Facebook