Sem euforia: Temos quantidade. E a qualidade?

Dudu foi até agora a negociação mais badalada no Verdão. (Foto: Divulgação/Instagram)

Muitas contratações, muitas esperanças e muita expectativa. Mas, afinal esse caminhão de novos jogadores que estão chegando no Palmeiras será que renderão alguma coisa? Claro que concordo que temos que reforçar pois 21 jogadores foram ou serão dispensados e nosso elenco estava fraco demais para uma equipe que é a que detém as maiores conquistadas do futebol brasileiro.
Alexandre Mattos - o homem forte do Palmeiras. (Foto: Marcos Ribolli)

Mas alguns jogadores teimo que não deveriam vir para o nosso Verdão. Alexandre Mattos deve sim estar fazendo o máximo (e está mesmo) para fortalecer a equipe porém alguns nomes não dá! Victor Ramos, estava no México, atua pela equipe do Monterrey, é uma zagueiro comum e não tem futebol para atuar em nenhuma das grandes equipes do futebol brasileiro.

Rafael Marques é outro que eu não traria pois não vejo nele o atleta que precisamos, talvez seja no máximo para ficar no banco mas achei desnecessário. O zagueiro Vitor Hugo até fez um bom Brasileirão pelo América-MG mas talvez nem por ele mas pela deficiência dos demais companheiros de sua própria equipe e das outras que compunham a Série B de 2014, já a Série A é outra coisa... Esses 3 podem até arrebentar no Alviverde Imponente mas não gostei da vinda deles. Então, tomara que eu queime a minha língua pois o que importa é o nosso Palmeiras ser vitorioso dentro de campo.

O lateral João Paulo, muito criticado pela torcida do Fla é outro que não podemos ter certeza de que fará um bom trabalho no Verdão, mesmo já tendo experiência por ter jogado em um time grande e que a torcida cobra muito, não é garantia que foi uma boa contratação. Outro que não podemos cobrar muito é o meia Zé Roberto que também atua como lateral. O problema é que ele que está com 40 anos e não estará disponível em todos os jogos e claro, mesmo que se esforce não terá a mesma energia que um jogador de 20 ou 30 e poucos anos. Em contrapartida, tem a experiência e a disciplina do atleta que atuou por times importantes da Europa e também aqui no Brasil. É um jogador que se cuida e se doa em campo e pode passar isso para os outros jogadores, além do seu perfil vencedor, contando que não coloquem toda a responsabilidade pra ele pois agora outros jogadores chegaram e não tem mais desculpas para isso.


Dudu até o presente momento é a grande contratação do Palmeiras mas sabemos que ele é um bom jogador. Não é craque, não faz muitos gols (mesmo sendo ataque) e é apenas o maior driblador do Brasileirão de 2014 e precisamos mais que isso, pois precisamos mais de seus gols do que dos seus dribles. Em 57 jogos pelo Grêmio marcou só 8 gols, é muito pouco. Talvez a torcida tenha gostado tanto do Dudu pelo chapéu que a diretoria deu nos nossos dois maiores rivais mas é só isso, o Dudu pode se transformar numa espécie de Adriano Michael Jackson e frustrando as esperanças dos palestrinos, portanto não devemos tratá-lo como tanto frisson porque sabemos que ele ainda tem muito o que mostrar e deve mostrar isso no Verdão, por isso há ainda de se ter paciência com o garoto.
Gabriel, volante que estava no Botafogo (Foto: Fábio Menotti / Ag. Palmeiras)

Os jogadores que defenderam o Botafogo ano passado também não me faz ficar tão otimista. O Lucas é um lateral normal, dá pra compor o elenco, o Gabriel é um volante interessante e pode render bem no Palmeiras é só deixá-lo jogar, estou mais animado com ele. O atacante Kelvin estava no Porto e se foi para o Porto B. Bem, parece o caso Alan Kardec, que estava no Benfica B... Chegou a ser emprestado pelo Porto ao Rio Ave por não ter espaço no time. Chegou ao Brasil com vontade de jogar em um time grande e se manter entre os titulares coisa que não aconteceu lá em Portugal, talvez isso seja o maior estímulo para ele fazer sucesso no Verdão, mas tem que se mexer! Tem apenas 21 anos e tomara que dê certa nesse ano em que ele ficará aqui por empréstimo. 

Curta também nosso parceiro: PALMEIRISMO
 
Já os volantes Amaral e Andrei Girotto parecem estar um pouco melhores. Amaral jogou no Goiás até então, vindo da base do esmeraldino e consolidou-se como titular. Amaral é experiente e pode até ser um dos líderes do time em campo, basta dar a oportunidade a ele. Girotto fez uma boa Série pelo Coelho de MG e tenho a impressão que dará certo no Verdão também. O meia Robinho, que veio do Coritiba é outro que gostei por ter velocidade e se movimentar bem em campo, pode ajudar a por fogo na partida e tem o perfil que o torcedor palmeirense gosta. Leandro Pereira creio que brigará forte para ser titular e quero ver ele fazendo muitos gols pelo nosso Palmeiras, parece decidido e tem faro de gols, gosto de atacantes que demonstram querer fazer gols, pois de atacantes que só vivem do nome da posição que ele ocupa isso já tivemos de montão nos últimos anos.

Já o meia Alan Patrick e o zagueiro Jackson creio que devem brigar por posição mas não os vejo ainda como titulares imediatos em suas posições, temos que esperar um pouco mais. Vejo muitos elogiando o meia que veio do Inter mas não consigo ainda vê-lo como um jogador muito bom, pode ser bom mas ainda não chegou a um nível acima disso. Ainda tem o Ryder Mattos, da Fiorentina, (que pode ser o 16º contratado para a temporada de 2015) e que está quase fechando com o Verdão mas ainda não assinou. Não conheço muito o jogador mas como não se deu muito bem na Fiorentina e ficou sendo emprestado, prefiro esperar um pouco mais. Obviamente que saberemos mesmo somente a partir do amistoso de hoje à tarde contra o Shandong Luneng, da China, que será no Allianz Parque.

Logo mais começará a se desenhar um novo Palmeiras e a minha torcida assim como a de vocês é que esse time nos faça voltar a sentir aquele gostinho de títulos ou no mínimo de um time competitivo. Se Arouca vier mesmo já vai melhorando mas creio que temos ainda de correr atrás de um meia e de um atacante realmente "muito bom" para de fato sermos favorito e brigarmos de igual para igual com o São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Corinthians que, até agora tem um time melhor que o nosso e devem ser as equipes mais fortes da temporada, pelo menos à primeira vista.


O que nos ajudou também foi a excelente contratação de Alexandre Mattos que deu outra cara ao clube pois antes se demora muito para trazer um jogador e hoje isso não mais ocorre. Ainda não podemos deixar de fora as dispensas que foram também grandes "reforços" ao Alviverde. Não aguentávamos mais Bruno Cesar, Deola, Felipe Menezes, Lúcio, Juninho, Victorino, etc... Dos que saíram creio que deveriam ficar Marcelo Oliveira e Henrique, entretanto isso é relativo e varia muito pois muitos outros palestrinos já não concordam com essa minha escolha, talvez também pelo elenco ridículo e ineficiente que tivemos em 2014. Uma coisa que achei interessante foi segurar o imprestável do Wesley para ele aprender a respeitar as cores, a camisa e a tradição do Palmeiras. Agora ficará treinando em separado lá no CT da base em Guarulhos e não poderá disputar o Paulistão nem a primeira fase da Libertadores pelo São Paulo, e até o Paulistão pelo Verdão dificilmente ele jogará. Talvez dessa forma ele aprenda o tamanho de nossa Sociedade Esportiva Palmeiras.

É isso aí Palmeirenses, temos que ser otimistas mas com moderação. O nosso elenco ainda não está fechado e temos muito a evoluir, o primeiro capítulo será logo mais contra o Shandong, do técnico Cuca. O que tenho como quase certeza é que em 2015 não sofreremos tanto como no ano passado. Que esse time entenda o tamanho do Palmeiras e o amor e a dedicação de nossa imensa e sofrida torcida, com todos unidos teremos somente motivos para comemorar!

Abraço a todos e #ForzaPalestra

Curta o C11 Palmeiras nas redes sociais:
Facebook | Twitter

Compartilhar no Google Plus

Autor: Rodrigo Carvalho

Sou Rodrigo Carvalho. Nasci e moro em Goiânia-GO,sou o fundador e administrador do Blog Digão Futebol .Gosto muito de futebol sobretudo o brasileiro com suas particularidades. Torço para a Sociedade Esportiva Palmeiras.
    comentar com Facebook