Olá, leitor! Hoje, na segunda edição do 'Galo Forte e Vingador', tentarei desmistificar a história do 9x2, a maior goleada da história de Atlético x Cruzeiro. Por esse jogo ter acontecido há muito tempo, algumas pessoas (a torcida azul) insistem em contestar a existência dessa partida. Mas, lendo esse texto, você pode tirar as suas conclusões.
Equipe do Galo no fim dos anos 1920. (Foto: Wikipedia) |
O JOGO
No dia 27 de novembro de 1927, no Estádio Alameda, Atlético e Cruzeiro (na época, Palestra Itália) se enfrentaram pela fase final do Campeonato Mineiro daquele ano. O Galo contava com o 'Trio Maldito', composto por Said, Jairo e Mário de Castro. O último, inclusive, foi convocado para a Copa do Mundo de 1930, mas recusou, alegando que só vestiria o manto alvinegro.
Pois bem, esses três jogadores foram decisivos e, juntos, marcaram 8 dos 9 gols sobre o rival. Aos 11' do primeiro tempo, Said abriu o placar, repetindo o feito oito minutos depois. Em seguida, Ninão descontou para o rival. Said voltaria a marcar no primeiro minuto da segunda etapa, e Mário de Castro ampliou aos 12' e aos 16 minutos.
Em seguida, Jairo fez o sexto e Ninão marcou novamente para o Palestra. Pouco tempo depois, Jairo marcou mais dois e Getúlio fechou a conta: 9-2.
FICHA TÉCNICA
Atlético: Osvaldo Perigoso; Chiquinho, Carlos Brant, Hugo Jacques e Ivo Melo; Franco e Getulinho; Said, Mário de Castro, Jairo e Getúlio.
Palestra Itália: Geraldo; Rizzo, Pararaio, Porfírio e Osti; Nininho e Piorra; Ninão, Bengala, Armandinho e Odilon.
Árbitro: José Avelino
Público pagante: 4.000
Local: Estádio Alameda, Belo Horizonte
Fonte: CruzeiroPedia
Duvida? Então procure a Wikipedia (clique aqui), ou confira o Almanaque do Cruzeiro, escrito por Henrique Ribeiro. Lá, você encontra os detalhes dessa partida, além de mais duas goleadas do Galo: uma por 6-1 e outra por 6-2. Mas deixo essas para outro texto.
![]() |
Tardelli e Marcos Rocha provocam o Cruzeiro, durante um clássico, no Mineirão. (Foto: Goal.com) |
"Mas, Victor, o 6-1 eu vi em vídeo, e o 9-2?"
Querido, tem muita coisa que você nunca viu em vídeo, mas você acredita mesmo assim. Por exemplo, quem te garante que você não é filho do leiteiro ou do açougueiro? Você não tem vídeo dos seus pais na hora H...
Além disso, o ano era 1927, então fica meio difícil exigir uma tecnologia dessas, né?
O 9-2 existe e, como podemos ver na imagem acima, ele é eterno!
Abraços!
Acompanhe as novidades do Galo, seguindo o C11 - Atlético/MG
comentar com Facebook