Saudades de você, Engenhão, saudades...

Vista aérea do Estádio Olímpico João Havelange (Foto: Pedro Kirilo/RIOTUR)

Conhecido popularmente como Engenhão, o estádio de propriedade municipal foi inaugurado em 2007. Nesse mesmo ano, o Botafogo arrendou até 2027. Com capacidade para quase 47 mil pessoas, o estádio sediou as competições de Atletismo e Futebol nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Após o Pan-Americano, o Botafogo fez a reestreia do Stadium Rio numa partida contra o River Plate-ARG, onde venceu por 1x0. O primeiro título do Glorioso no estádio veio em 2008, sobre os Vikings, na Copa Peregrino.

Vista Panorâmica do Engenhão durante a reinauguração 

Porém, em junho de 2013, começaram os problemas. No dia 07 desse mesmo mês, uma empresa alemã contratada pela Prefeitura detectou falhas na cobertura do Engenhão, o qual foi submetido a obras imediatadas e sua consequente interdição. A revolta por parte do clube Alvinegro veio quando, em entrevista, o renomado arquiteto e urbanista, Canagé Vilhena citou fatos que tornam o parecer ilegal: 

"A Lei 5.194/66 proíbe a contratação de serviços de Engenharia produzido por pessoas não registradas no Brasil. Será que esta empresa tem registro no CREA-RJ para exercer engenharia aqui? Ela fez Anotação de Responsabilidade Técnica-ART para o laudo pericial?"

Com essas afirmações, a diretoria do Botafogo começou a desconfiar de uma possível armação, já que o Glorioso estava prestes a assinar um acordo milionário dos naming rights do Estádio Olímpico João Havelange com a Fox, empresa rival da rede Globo. 

Na época, o Maracanã ainda se encontrava em obras para a Copa e assim, os jogos dos clubes Cariocas eram realizados no Stadium Rio. Agora, a Odebrecht corre contra o tempo para entregar o Engenhão no dia 14 de novembro. Não por acaso, essa data coincide com o aniversário de Eduardo Paes, prefeito do Rio.

Engenhão em obras

C11 - Botafogo também está nas redes sociais. Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Compartilhar no Google Plus

Autor: Lucas Marques

    comentar com Facebook