Taticando na Copa #11 - Nas semifinais, agora é você quem decide!


E enfim chegamos às semifinais! E com uma novidade no formato deste Taticando na Copa: VOCÊ, leitor, é quem decide quem irá jogar a grande final. Para você ter uma opinião a mais para facilitar na hora de votar, Gabriel Avellar, Gabriel Daiha, Diogo Ribeiro e Felipe Bigliazzi deixarão suas opiniões sobre as seleções que irão defender, mostrando o porquê delas merecerem avançar de fase.

Bom, para que você entenda quem ficou com qual seleção, lá vai a relação de nomes:

Gabriel Avellar: Colômbia;
Gabriel Daiha: Alemanha;
Diogo Ribeiro: Inglaterra;
Felipe Bigliazzi: Argentina.

E se caso você não tem a menor ideia de como essas seleções vieram parar aqui, então confira os últimos textos:


•••

Colômbia x Alemanha


Colômbia - Por: Gabriel Avellar

Surpreendente, a Colômbia de Pékerman chega com muita força à semifinal desta Copa do Mundo. Com um futebol ofensivo e muito dinâmico, pode pintar mais uma vez uma grande surpresa e aparecer na final.


Jogando com um esquema tático parecido com aquele utilizado pela equipe de Joachim Löw, a equipe de Pékerman vai contar com a velocidade de seus laterais – em especial Armero – pelo lado esquerdo, para levar perigo à meta de Neuer. Com auxílio de Quintero e principalmente James Rodríguez, além da cobertura de Aguilar, Armero deve procurar muito as jogadas pela linha de fundo, com intuito de levantar a bola na área para Falcao, além de eventualmente tentar jogadas por dentro, jogando nas costas de Lahm e pegando a não tão rápida defesa alemã desprevenida.

Outra alternativa da equipe de Pékerman é se aproveitar da atenção que seu lado esquerdo do ataque receberá para tentar inversões de jogo procurando Teófilo e Quintero, bem como forçando Zuñiga a subir um pouco mais ao ataque. A equipe alemã é muito acertada e bem fechada, portanto, mais do que nunca, a Colômbia precisará imprimir sua alta intensidade e abusar das inversões de jogo para quebrar a organização da equipe de Löw. Será um jogo complicado, mas com paciência e uma boa dose de capricho para passar por Neuer, podemos ter Colômbia na grande final. O resultado? Um emocionante 3x2 para Los Cafetones na prorrogação.

Alemanha - Por: Gabriel Daiha


Na sua quarta semifinal seguida, os alemães pegam um time considerado surpresa na competição. Uma geração colombiana diferente, comandada pelo argentino José Pékerman, que joga pra frente e aposta na intensidade da juventude de seus comandados. O que a Alemanha deve fazer para frear a zebra? Primeiramente, manter o estilo. Posse de bola firme e rápida, diagonais de Özil armando e Götze penetrando complicando a defesa adversária, objetividade no ataque e uso consciente dos dois lados, para chegar na meta com seu matador Klose. Depois, deve reforçar alguns pontos específicos. Colômbia tem em seu lado direito um velocista como Cuadrado, que busca o fundo constantemente e que pode vir a trazer problemas para Schmelzer. A recomposição de Götze por ali, ajudando a fazer superioridade numérica, somada ao cerco interno de Schweinsteiger as possíveis ofertas de passe de James Rodriguez serão essenciais para dificultar esse forte colombiano. Mesmo sem estar em seu auge, não pode-se perder a atenção em Falcao. A boa noção de espaço do atacante do Monaco, que ataca as costas da defesa adversária com maestria, pode vir a incomodar e muito a Hümmels e sua dupla de defesa. Jogo difícil, cuja qual prevejo placar apertado e vitória dos alemães.


Jogo 1: Quem irá para a grande final?

Colômbia
Alemanha


•••

Inglaterra x Argentina


Inglaterra - Por: Diogo Ribeiro


A Inglaterra deve manter a provável formação para esse confronto. Podemos esperar uma postura inglesa de controlar o jogo, avançar as linhas, pressionar a marcação e atacar pelos lados com participação ativa dos atacantes na fase de ataque. Com linhas próximas e posse de bola, com essa bola no chão, a Inglaterra deve buscar o caminho do gol através de cruzamentos e chutes de fora da área, além das enfiadas de bola em diagonal para os jogadores abertos.

Argentina - Por: Felipe Bigliazzi


Argentina e Inglaterra é muito mais do que um jogo. A Guerra das Malvinas e outras questões geopolíticas trazem para o gramado uma tensão extra. Na história dos mundiais, Argentina e Inglaterra nos brindaram 4 definições emocionantes. A Inglaterra saiu vencedora em 1966, eliminando a Argentina em confronto marcado pela expulsão de Rattin, que na saída de campo limpou as mãos na bandeira britânica, causando a fúria dos presentes em Wembley. Em 2002, com gol de Beckham, a Inglaterra deixou a seleção de Bielsa ao borde da eliminação na primeira fase. 1986, no México, Maradona foi o protagonista ao anotar um gol de mão e outro inesquecível, limpando toda a defesa inglesa. Em 1998, vitória argentina nos pênaltis, com direito a briga de Simeone e Beckham.

A Argentina vai a campo no 4-3-3 que varia para um 4-3-1-2 com Messi podendo fazer estragos  as costas de Wilshere e Gerrard. Agüero e Higuain terão missão tática fundamental para marcar as subidas dos laterais, Glen Johnson e Leighton Baines, além de tentarem o desequilibro no mano a mano contra os zagueiros, Jagielka e Cahill. No meio-campo, Mascherano faz a marcação individual de Wayne Rooney. Roy Hodgson posta o english team no 4-4-1-1, com Rooney afrente das duas linhas de 4, isolando Sturridge no comando do ataque. O centroavante do Liverpool deverá ter a marcação dupla de Federico Fernandez e Ezequiel Garay.  Zabaleta e Rojo travam um duelo com os meias extremos da Inglaterra, Sterling e Henderson - ou Lallana - ao passo que Di Maria e Gago ficam com o embate contra Gerrard e Wilshere. Sabella tem testado uma nova formação nos treinos com a entrada de Maxi Rodriguez no lugar de Agüero. A ideia é ter uma variação mais cautelosa em jogos mais complicados. A Argentina passaria a atuar no 4-4-1-1 com Di Maria e Maxi Rodriguez como meias extremos, alinhados a dupla de volante formada por Gago e Mascherano. Messi ficaria à frente dessa linha deixando Higuaín sozinho no ataque.


Jogo 2: Quem irá para a grande final?

Inglaterra
Argentina



•••

Bom, como dito no início do texto, esta edição do Taticando contará exclusivamente com o seu poder de decisão. Quem fica e quem passa? Quem disputará a grande final da Copa do Mundo? E quem ficará para disputar o 3° lugar? VOCÊ, caro leitor, é quem decide. Vote!

Esta foi a décima primeira edição do Taticando na Copa, com a participação de todos os integrantes do Taticando, comentando sobre os confrontos das semifinais. Fique ligado nas redes sociais do C11 (Facebook e Twitter) e acompanhe os resultados das semifinais!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook