| Foto: Divulgação/Google |
Amanhã, por volta das 11h30, Luiz Felipe Scolari anuncia os 23 nomes que irão buscar o hexacampeonato mundial em território brasileiro. Aproveitando que a discussão está bem presente na mídia brasileira, palpitei sobre quais serão os escolhidos de Felipão.
Em negrito, os atletas que eu acho que serão convocados. Abaixo de cada posição, alguns comentários. Confira:
Goleiros
Júlio César (Toronto/CAN) | Jefferson (Botafogo) | Victor (Atlético/MG)
A dúvida fica por conta do terceiro goleiro. Eu apostaria no atleticano para integrar a lista, apesar de preferir o Fábio, do rival Cruzeiro. Aliás, mais do que os dois, queria ver Diego Alves pelo menos entre os 3. Nos últimos jogos pelo Valencia, o brasileiro brilhou de novo - inclusive contra o Real Madrid.
Laterais
Daniel Alves (Barcelona/ESP) | Maicon (Roma/ITA) | Marcelo (Real Madrid/ESP) | Maxwell (PSG/FRA)
Os dois titulares já são certezas; os dois reservas devem ser Maicon e Maxwell por conta dos bons desempenhos nos amistosos. Particularmente falando, eu preferiria Rafinha e Filipe Luís, mas não acho ruim nenhuma opção de Felipão. Também existiram especulações sobre a convocação de apenas três laterais para favorecer o meio-campo ou o ataque, uma vez que Luiz Gustavo pode fazer a lateral-esquerda - contudo, provavelmente Scolari preferirá a relação mais convencional, mais segura.
Zagueiros
Thiago Silva (PSG/FRA), David Luiz (Chelsea/ING), Dante (Bayern de Munique/ALE), Dedé (Cruzeiro)
Seguindo a lógica scolariana, não aposto no Miranda na Copa pelo fato de que ele não foi testado nenhuma vez por Felipão, apesar de viver uma fase melhor do que pelo menos 3 zagueiros citados acima. Não acredito em novidades.
Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE), Paulinho (Tottenham/ING), Ramires (Chelsea/ING), Fernandinho (Manchester City/ING)
Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires irão. Para a quarta vaga, sobram Lucas Leiva, Fernandinho e Hernanes, sendo que só os dois primeiros sabem jogar como 1º volante (a princípio, reserva do Luiz Gustavo) e só o jogador do City foi bem quando escalado pelo treinador da seleção.
Meias
Oscar (Chelsea/ING) | Willian (Chelsea/ING) | Bernard (Shakhtar Donetsk/UCR) | Hulk (Zenit/RUS)
Philippe Coutinho talvez merecesse sim uma vaga aqui, mas, graças à já citada lógica do nosso treinador, a probabilidade de que ele seja chamado é pequena. Hernanes também é um candidato aqui, jogando muito mais como meia do que como volante na Itália. Porém, Bernard deve ser o escolhido. O meia baixinho não vive a fase que vivia no Galo, mas ganhou a confiança (palavra muito comum quando se fala de um time treinado por Felipão) do comandante e já provou que não é um mineirinho tímido dentro de campo. O ex-atleticano também apareceu em boa parte das propagandas da Seleção para a Copa, o que é mais um ponto ao seu favor.
Atacantes
Neymar (Barcelona/ESP) | Fred (Fluminense) | Robinho (Milan/ITA) | Jô (Atlético/MG)
Primeiramente, Robinho vai pela 'cota-pandeiro'. E, apesar de ser quase um tapa na cara dos outros jogadores que se esforçaram tanto, não acho uma ideia tão ruim. Realmente acredito que ele pode ser importante no grupo e no vestiário, como o Vampeta (!) em 2002. São jogadores que o Felipão confia (olha aí a palavra). Por fim, Jô é a outra grande dúvida. Sem hesitar, digo que Diego Costa merecia ma... ah, esquece. Ok, mas o Leandro Damião, com certez... não, melhor não. Quem mais? Alan Kardec? Pato?? Luís Fabiano??? Diego Tardelli???? É, melhor o Jô mesmo.
Amanhã, ao sair a lista, conferiremos se eu acertei alguma coisa quem eu errei. Ansiosos?
Diogo Magri
comentar com Facebook