No domingo passado, o Bahia deu mostras de que uma mística tricolor poderia estar de volta: a de que o jogo só acaba quando o juiz apita. Desistir? Jamais. Numa partida em que tomamos um gol de bola parada e tivemos que enfrentar um adversário que absolutamente veio para se defender, o gol de empate aos 46 minutos do 2º tempo saiu com gostinho de triunfo. Como não lembrar de Raudinei?! Foi bom por conta do pontinho conquistado? Foi. Mais gostoso por ser um BAVI? Sim. Mas mais ainda por mantermos a invencibilidade de 8 jogos contra o rival de Canabrava. Foi muito bom, após o jogo, cantar "Parabéns para você" à torcida do Vice pelo aniversário sem ganhar do Bahia.
Três dias depois, confronto contra o América-MG pela Copa do Brasil. Não se podia esperar do Bahia uma partida brilhante. O América mostrou que é uma equipe que marca forte (e bate PRA CARALHO!) e, além disso, o Bahia tinha diversos desfalques. O último e importantíssimo foi Pittoni. Além dele, já estavam fora Rhayner, Lincoln, Diego Macedo, Roniery. Omar, reserva, também não podia jogar. Guilherme Santos seguia fora, apesar de quase recuperado. Mas nada disso interessava, Bahia precisava vencer o jogo a qualquer custo.
O gol de Obina, de pênalti, fez o torcedor temer pelo pior. Mas a partida de domingo ainda estava viva na cabeça dos torcedores. O jogo só acaba quando o juiz apita. Era a mística. Assim, o Bahia continuou a atacar. Mais do que nunca, o Bahia precisava do seu banco de reservas e dos garotos da base. E deles vieram a solução. Após linda jogada de Railan, da base, o até então reserva Branquinho empurrou para o fundo da rede para empatar. Mas o 1x1 ainda eliminava o Bahia. Tempo foi passando, e nada do gol sair. Até que, aos 43 minutos do 2º tempo, o recém contratado Bárbio, que já havia entrado incendiando o jogo com sua velocidade, fez jogada pela linha de fundo na direita, cruzou para o meio, e, após rebote do chute de Talisca, o reserva Rafinha completou para o gol, sacramentando que a mística estava sim de volta!
Parenteses: Eu mesmo critiquei o retorno de Bárbio para o Bahia. Ainda tenho certa dúvida sobre esta contratação. Acho que estou me acostumando com jogadores do padrão Pittoni e Maxi Biancucchi de qualidade e, obviamente, Bárbio não está neste nível. Porém, pode ser sim que o mesmo seja útil ao Bahia, sendo usado como foi ontem, entrando no segundo tempo, aberto pelas pontas, pegando defesas cansadas e imprimindo bastante velocidade. Que seja assim.
Mesmo com tanto reservas, a defesa era quase toda titular e falhou bastante na partida de ontem. Mostrou a fragilidade quando o adversário joga em velocidade das costas da defesa. É algo que precisa ser ajustado por Maquinhos Santos.
Menção honrosa (de novo, outra vez, novamente...) para Talisca, que mostra ser um jogador que evolui a cada dia. Jogando em sua posição, foi o jogador que mais desarmou, mesmo não sendo essa sua característica.
Tenho certeza ninguém irá embora do estádio antes do apito final nos jogos do Bahia. Não me canso de repetir: como a democracia faz bem!
Domingo que vem tem mais Brasileirão, contra o Sport, em um jogo que já é polêmico antes mesmo de começar, mas esse é assunto para outro post.
#BBMP
P.S.1:
Impossível não falar sobre mais um episódio lamentável dessa imprensa sulista provinciana, tecendo, mais uma vez, comentários infelizes acerca dos times do Norte-Nordeste. Esta é uma postura não apenas de cronistas esportivos daquele local, mas sim que reflete a postura preconceituosa de grande parte deles, sulistas, para conosco.
O fato deprimente foi este:
O tom debochado do "apresentador" é de causar nojo. Ficou com vergonha após o repórter local afirmar "os torcedores estão bem informados", e se surpreender com o fato de que um clube NORDESTINO SIM SENHOR poder contratar um jogador da categoria de Romagnoli, do San Lorenzo. Curiosamente, o jogador mais uma vez foi expulso pela Libertadores na mesma noite de ontem.
A justificativa do senhor abaixo:
A justificativa do senhor abaixo:
Não colou. Continuou feio.
Recentemente, tivemos outros comentários não menos preconceituosos contra o nosso rival partindo de Paulo Vinícius Coelho, da ESPN, e de Lélio Gustavo (quem?), alguém ai de Minas Gerais. Resenhas à parte, temos que condenar de todas as maneiras possíveis esse tipo de situação. Não somos piores que vocês. Aliás, talvez vocês sejam piores que nós, uma vez que possuem essa doença do preconceito enterrada na sua formação.
Ano passado, chegavam ao ponto de ignorar nas tabelas de classificação o Vitória, que terminou em 5º lugar, e até mesmo o Atlético-PR, vizinho deles, que terminou em 3º.
Pelo visto essa imprensa que vemos ai não é tão profissional quanto parece.
#SOMOSTODOSNORDESTINOS
Deixe seu comentário.
Siga-nos no twitter:
@rafaelpimenta1
@C11_bahia
@C11oficial
Siga-nos no Facebook.
Salve em seus favoritos.
Adicione em seu RSS
.
@C11_bahia
@C11oficial
Siga-nos no Facebook.
Salve em seus favoritos.
Adicione em seu RSS
Veja outros artigos do autor:
Um Início Promissor
We are Bahia!
"Fui eu quem fiz!"
Rumo ao 45º!
"Teimosia para mim é burrice"
Quem é o EC Bahia de 2014?
88 é nosso.
Jacuipense 0 x 1 Bahia - O torcedor é inteligente (quase sempre)
We are Bahia!
"Fui eu quem fiz!"
Rumo ao 45º!
"Teimosia para mim é burrice"
Quem é o EC Bahia de 2014?
88 é nosso.
Jacuipense 0 x 1 Bahia - O torcedor é inteligente (quase sempre)


comentar com Facebook