![]() |
(Foto: Divulgação Google Imagens) |
Olá Nação, tudo bom?
Hoje dia 26/04 é considerado o Dia do goleiro! Então, como dizem que um bom time começa por um bom goleiro, nada mais justo que relembrar grandes goleiros do Timão.
Bom, o primeiro goleiro do Corinthians foi Felipe Aversa Valente, ele participou do primeiro jogo da equipe, em meados de 1910. Contudo, o primeiro goleiro a 'brilhar' no Timão foi Gilmar dos Santos Neves. Gilmar defendeu nosso gol por 10 anos, jogando 395 partidas. Conquistou três títulos paulistas (1951, 1952 e 1954) e um Rio-São Paulo também em 1954. Gilmar se aposentou em 1969 no Santos.
Foto: Uol Esporte |
Depois de Gilmar veio o José Benedito Tobias. Que iniciou sua carreira no Noroeste, jogou no Sport e Fluminense e antes de ir para o Timão jogou no Guarani de 1968 a 1974. Foi consagrado no inesquecível título de 1977, onde fechou o gol contra o Fluminense até nas penalidades. Encerrou sua carreira em 1986, no Bangu do RJ.
Nossa próxima Muralha tem um recorde pelo Timão: 1.131 minutos sem tomar gol e foi um dos poucos goleiros negros que representou a Seleção brasileira. Eai Fiel, já sabe quem é? Mais uma dica: Atuou pelo Coritiba e começou sua caminhada pelo Parque São Jorge em 1977 sendo reserva de Tobias, e atingiu a titularidade em 1979. Estou falando do grande Jairo do Nascimento, Jairão. Encerrou sua carreira em 1980 e hoje é treinador e cuida de uma escolinha de futebol em Coritiba.
goleiro menos vazado na história do Timão. Foto: Meu Timão |
Não podemos esquecer de um ídolo da geração de 1990, Ronaldo Soares Giovannelli. Estreou pelo Timão na talvez melhor e mais difícil situação: em um Majestoso. No Salão de festas, digo Morumbi. Como se já não bastasse o nervosismo da estreia, teve um pênalti para o equipe Tricolor. Darío Pereyra foi para a cobrança, bateu e.... defendeu Ronaldo!! Enquanto as rosas choravam Ronaldo Giovanelli era considerado o melhor da partida. (O Timão venceu o jogo por 2x1).
![]() |
Foto: O meu Timão |
Ronaldo conquistou pelo Timão o campeonato paulista de 1989, 1995 e 1997 (ano em que esta futura jornalista nasceu). Também conquistou o Brasileirão de 1990 e a Copa do Brasil de 1995.
Como não lembrar do Nelson de Jesus Silva? Como assim você não se lembra? Baita de um goleiro diga-se de passagem. Ele é mais conhecido como Dida! Um dos melhores defensores de pênalti. Ou seja, não da pra brincar na hora da cobrança, inclusive: #ChoraAntis e #ChoraPato.
Dida chegou ao Corinthians em 1990 e participou do Tri campeonato brasileiro. Na semi-final da competição, Dida é lembrado por defender dois, isso mesmo DOIS pênaltis do ex-jogador e ídolo são paulino Raí. Em 2000, conquistou o mundial de clubes da FIFA. Foi negociado com o Milan e voltou em 2002 conquistando a Copa do Brasil e o Torneio Rio-São Paulo.
Foto: Todo Poderoso Timão |
Júlio César chegou no Coringão em 2005, vindo da categoria de base. Pode não ter sido o melhor goleiro do Corinthians, mas merece respeito e reconhecimento pelo seu trabalho. É o maior recordista de títulos, somando 11 no total. Júlio César estreou pelo Coringão no dia 22 de maio de 2005, mas só foi titular mesmo em 2010. Vale lembrar do jogo entre Botafogo x Corinthians pela décima rodada do brasileirão 2011, onde Júlio fraturou o dedo e continuou na partida. No dia 12 de Outubro do mesmo ano, Júlio foi homenageado pela sua centésima partida pelo Coringão. Mesmo com críticas por parte da torcida, Júlio terminou 2011 como o melhor ano da sua carreira, totalizando 109 partidas.
Júlio César fratura o dedo e continua no jogo. Foto: Esportes R7 |
Em 2012 após falha diante da Ponte Preta, Júlio César foi barrado pelo técnico Tite e chegava a hora de Cássio brilhar.
Cássio estreia pelo Corinthians contra o XV de piracicaba, em partida válida pelo campeonato paulista. E na libertadores, no dia 2 de maio estreia contra o Emelec, sendo eleito o nome do jogo. No dia 23 de maio, faz a defesa milagrosa no chute do Diego Sousa que está guardada no coração de todo corintiano e de muitos vascaínos também. Na temida La Bombonera Cássio não se intimidou e após tantas belas atuações foi o goleiro da seleção da libertadores 2012.
Foto: Lancenet |
No Mundial, Cássio brilhou contra o Chelsea, fechando o gol com inúmeras defesas e despertando olhares de clubes Europeus. Em toda a competição Cássio levou apenas 4 gols. No começo de 2013 foi eleito o 7º colocado em uma votação para eleger os melhores goleiros de 2012, superando grandes nomes. Em 2013 conquistou o campeonato aulista e a recopa pelo Timão. E espero que seja só o início de um capítulo da história desse grande goleiro.
Espero que tenham gostado dessa 'retrospectiva' de grandes goleiros do Timão. Pra você fiel, quem foi o maior goleiro do Timão?
Siga nossa page: C11 - Corinthians
Fonte: meu timão
comentar com Facebook