![]() |
| Náutico e Sport disputarão o tão sonhado troféu da 100ª edição do Campeonato Pernambucano (Foto: quatroquadrodois.com) |
As duas semifinais do Campeonato Pernambucano de 2014 foram decididas nos pênaltis. Prevaleceu o polêmico regulamento do Estadual. A regra redigida pela FPF prevê que as penalidades máximas são o critério de desempate em caso de igualdade de pontos nos jogos do mata-mata, ou seja, não privilegia os gols fora de casa ou o placar agregado.
No sábado (12), o Náutico venceu o Salgueiro após ser derrotado por 2 a 0 no jogo de ida. O gol foi marcado por Vinícius, que entrou em campo no decorrer da segunda etapa. O Timbu sofreu para furar a retranca salgueirense e foi surpreendido logo no início da peleja, quando o Carcará marcou um gol anulado.
Na disputa de pênaltis, os alvirrubros converteram todas as suas cobranças e contaram com uma defesa do goleiro Alessandro na cobrança de Valdeir. Mais uma vez, o arqueiro esteve numa noite iluminada e ajudou o Timba a garantir a qualificação para a fase seguinte na dramática decisão através das penalidades. O placar foi 5 a 3. Duas decisões por pênaltis em quatro dias são um verdadeiro teste cardíaco para os alvirrubros.
![]() |
| Alessandro viveu uma noite de herói na Arena Pernambuco mais uma vez (Foto: Paulo Paiva / Diário de Pernambuco) |
Imagina só se isso também ocorre na final, com um goleiro que vem mostrando seu valor (Alessandro) e outro de alto nível, ídolo do Sport (Magrão)... O primeiro jogo será nesta quarta-feira (16), na Ilha do Retiro, e o segundo será na próxima quarta (23), na Arena Pernambuco. Por ter sido líder do Hexagonal, o CNC terá o direito de decidir o certame em sua nova casa, mas deve se atentar ao regulamento e procurar fazer sua parte em ambos os compromissos.
Pois bem, na outra semifinal, o Sport também suou para sair com a vitória e levar a definição para a marca da cal. O tento de Leonardo nos instantes finais desestabilizou o Santa Cruz, que, assim como o Salgueiro, desperdiçou uma cobrança - Magrão defendeu a tentativa de Carlos Alberto - e foi derrotado por 5 a 3 nas penalidades.
![]() |
| Magrão conta com a experiência para conquistar mais um título em solo pernambucano (Foto: JC Imagem) |
Portanto, Náutico e Sport já estão garantidos na Copa do Nordeste de 2015, enquanto Salgueiro e Santa Cruz farão a disputa do terceiro lugar para definir quem herdará a última vaga do Estado de Pernambuco destinada à competição regional.
Nas grandes decisões, os rubro-negros, campeões do Nordestão de 2014, têm um grupo mais qualificado, mas o retrospecto neste ano é favorável aos alvirrubros - três vitórias e uma derrota em quatro jogos -, ou seja, nenhum resultado que sair será absurdo. Para um motivado Leão, vale a segunda taça no ano; para um Timbu que veio desacreditado no início da temporada, a primeira depois de longos 10 anos de espera.
Nos confrontos que definirão o dono do terceiro posto, a Cobra Coral é claramente a favorita para se garantir no Nordestão, mas deve ficar atenta à ótima campanha como mandante dos sertanejos - nesta temporada, o Salgueiro sofreu apenas duas derrotas no Cornélio de Barros.



comentar com Facebook