![]() |
Torcida quer distância de Marcelo Veiga. Foto: Internet |
Dias antes da estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, os torcedores do Bragantino demonstram estar insatisfeitos com o comando técnico da equipe. No Facebook, parte da torcida do Massa Bruta está se manifestando contra a permanência de Marcelo Veiga no posto de técnico do Massa Bruta. A gota d'água para o início das postagens pedindo a demissão do atual treinador do Bragantino foi o futebol apresentado nos dois confrontos frente o Lajeadense (RS), válidos pela primeira fase da Copa do Brasil. Apesar de ter se classificado, o Braga não jogou bem tanto em solo gaúcho, onde empatou sem gols, como em casa, quando venceu por 1 a 0.
As principais manifestações contra Veiga acontecem em um grupo do Facebook, espaço em que muitos torcedores do Braga discutem assuntos relacionados ao time do coração. Próximo de ver o Massa Bruta iniciar a disputa da Série B - frente ao Náutico (PE), sábado, às 16h20, em Bragança Paulista (SP) -, a torcida que forma o grupo mencionado não tem boas expectativas sobre o futuro do clube na competição. Para eles, grande parte da culpa pela previsão negativa é de Marcelo Veiga.
Mesmo tendo comandado o Bragantino em 422 partidas, o "Ferguson do Interior", como é conhecido o treinador do Braga, não tem agradado a torcida da Terra da Linguiça há um bom tempo. Durante a Série B de 2013, os torcedores do grupo se organizaram e realizaram dois protestos pedindo a saída de Marcelo Veiga do Leão.
![]() |
A torcida também é contra o presidente do clube, Marquinho Chedid. Foto: Fábio Moraes |
O torcedor Jaime Martins, 47, é um dos que desaprovam a permanência de Veiga no cargo de treinador da equipe. O apaixonado pelo Massa Bruta acredita que Veiga não é um bom técnico e, como outros torcedores do Braga, repudia algumas declarações do técnico para a imprensa. "O senhor em questão fala abertamente que o Bragantino é um time pequeno. Ele é uma pessoa extremamente arrogante e o que menos importa para ele é o torcedor", diz Jaime sobre Marcelo Veiga.
O Bragantino comandado por Veiga é conhecido por jogar no esquema 3-5-2, atuando defensivamente, tentando explorar contra-ataques. O Massa Bruta de Marcelo ainda é popular por abusar das faltas e por receber muitos cartões. Seja nos treinamentos, ou, na beira do campo, dirigindo o time, é natural que o treinador do Braga dispare palavrões para seus comandados.
Caio Mondini, 27, é o criador do grupo do Facebook e um dos que mais se mostra contrário à manutenção de Veiga no time de Bragança.
"Sou contra a permanência do Marcelo Veiga porque ele sempre escala o time do mesmo jeito. Nunca a equipe tem um padrão de jogo, sempre fazendo ligação direta entre a zaga e o centro-avante. Palavrão no futebol é normal, mas ele ultrapassa os limites, chegando até a ofender os jogadores quando o time está ganhando por um bom placar", comenta Mondini.Sob o comando de Veiga, o Braga foi Campeão Brasileiro da Série C 2007, Vice da Copa Federação Paulista 2006 e conquistou o acesso à Série A1 do Paulistão, em 2006, e 4º colocado no Paulistão 2007. Os resultados não apareceram mais e, entre idas e vindas, o Ferguson Caipira soma 4 passagens à frente do Bragantino. "O mercado de trabalho do Marcelo Veiga fora do Bragantino é escasso. Até quem não torce para o time sabe disso e se irrita com ele", acredita Caio.
A torcida do Braga está cansada de passar vergonha e ver o clube sendo comandado por alguém que não se entrega de verdade ao clube mesmo estando há tanto tempo trabalhando nele. É verdade que quem entra em campo são os jogadores, mas a falta de um comandante de qualidade é sentida no Bragantino. É necessária a contratação de um treinador que respeite seus comandados e saiba orientá-los, de modo com que o clube crie um padrão de jogo criativo, que não se prenda a um único recurso dentro de campo. Cadê as jogadas ensaiadas, Veiga?
Se o time está ganhando, entra um volante. Se está empatando, entra um volante. Se estiver sendo derrotado, entra um volante. Ah, pode ser que não entre um volante e sim um zagueiro. Talvez entrem até os dois. Só se defender não é a única alternativa dentro das quatro linhas.
Quer comprovar o que foi dito sobre Marcelo Veiga e o time que ele comanda? Assista um jogo do Massa Bruta, querido leitor.
Esta postagem pode até parecer tendenciosa, mas, então leitor do C11, eu te convido a perguntar para um torcedor do Bragantino se ele quer ver Marcelo Veiga treinando o Massa Bruta. Pergunte, amigo! Enfim, eu engrosso o coro que diz "Fora, Veiga!" e creio não me equivocar ao dizer que 11 em cada 10 torcedores não querem mais Veiga.
Curta o C11, no Facebook, e acompanhe nosso trabalho!
comentar com Facebook