Hoje sim ou hoje não?

Dúvidas que cercam o jogo Botafogo-PB x Náutico podem prejudicar o andamento da Copa do Nordeste de 2014 (Foto: Reprodução)
O famoso bordão "Hoje não, hoje sim", do narrador esportivo da Rede Globo, Cléber Machado, nunca caiu tão bem para um jogo de futebol. Isso porque a partida entre Botafogo-PB e Náutico, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste de 2014, tem grandes chances de não ser realizada hoje.


Entenda o caso
Inicialmente marcado para a tarde de domingo (26), no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB x Náutico foi adiado e mudou de local, passando para a noite desta segunda-feira (27), no Estádio Nazarenão, em Goianinha-RN. Dois motivos foram primordiais para tais mudanças: a praça esportiva vem passando por reformas e, no dia 19, houve briga envolvendo torcedores do Bota e do Sport nas arquibancadas do estádio, durante a partida da primeira rodada do certame.

No entanto, uma liminar que exige o cancelamento do confronto, bem como a realização de todas as partidas com mando do clube paraibano no Almeidão, foi expedida na tarde de ontem.

Liminar que suspende a partida entre Botafogo-PB e Náutico (Foto: Divulgação)
O pedido partiu de Renato Martins (PSB), vereador de João Pessoa, e foi acatado por Lilian Correia Cananéa, juíza da comarca de Lucena-PB.

Já estamos na tarde de segunda-feira e a CBF ainda não se posicionou sobre o assunto. Não se sabe se haverá o jogo ou não. Lúcio Surubim, diretor de futebol do Náutico, informou que a equipe segue se preparando e não perdeu o foco na peleja: "Se não houver nenhuma posição da CBF contrária à realização do jogo, seguiremos para Goianinha por volta das 18 horas, para o jogo. Caso seja confirmado o cancelamento, então voltaremos para o Recife nesta segunda-feira mesmo"

O caso é mais complicado do que se imagina. Um eventual adiamento prejudicaria o andamento do Nordestão e isto irritaria profundamente a Confederação Brasileira de Futebol, a qual haveria orientado o CNC a comparecer ao Nazarenão nesta noite, e a Liga do Nordeste, órgão o qual organiza o campeonato. Caso o Timba compareça e o Belo não faça o mesmo, é provável que uma vitória por W.O. seja concedida ao Alvirrubro da Rosa e Silva - sim, o Bota-PB, mesmo sendo o mandante, perderia por W.O. Aí é que surgem mais hipóteses: o clube paraibano pode ser excluído da competição e se cogita até mesmo uma eventual desfiliação da Federação Paraibana de Futebol.

O futebol brasileiro tem nos mostrado que não dá certo misturar o esporte jogado nas quatro linhas com ações judiciais. Exemplos recentes não faltam, como os casos envolvendo Treze e Rio Branco-AC na Série C 2013, bem como o "caso Héverton", que colocou Fluminense e Portuguesa - até mesmo o Flamengo - na berlinda da Série A, também no ano de 2013. O segundo ainda não está completamente resolvido. Parece que a Justiça Comum da Paraíba manda mais no futebol tupiniquim do que a própria CBF... Tão até dizendo que o carioca Flu quer mudar sua sede para as terras paraibanas, já pensou? rs
Compartilhar no Google Plus

Autor: Luís Francisco Prates

Náutico, Borussia Mönchengladbach e Benfica. Pernambucano, 20 anos, cristão e estudante de Jornalismo.
    comentar com Facebook