Alô, amigo leitor! Eis, então, a segunda parte do Guia dos Estaduais. Nesta, as novidades ficam por conta dos campeonatos do Paraná e Mato Grosso, estreando no C11. O já tradicional e mais disputado Paulista, segue, mas com mudanças. Vamos lá!
PR
Atual Campeão - Coritiba
A edição 2014 do estadual marca o centenário da competição, que neste ano vem, como vários outros, com regulamento diferente e até mais curto. A partir de agora, os clubes concentram-se em apenas uma chave, turno único com 11 rodadas. Ao fim, os oito melhores avançam ao mata-mata a partir das quartas. Os quatro últimos fazem um quadrangular que definem os rebaixados. Torneio da morte.
![]() |
(Coxa e CAP na final 2013 / GPress) |
Atual Campeão - Coritiba
Atual Campeão, não. Tetracampeão. Eis o Coxa em busca do pentacampeonato, que só houve uma vez em sua história. O time, que estreia amanhã diante do Maringá, fora de casa, seguirá o mesmo método usado em 2013: um time mais jovem vai a campo durante as primeiras rodadas, enquanto o principal segue a pré-temporada e estreia por meados de fevereiro. A intenção é buscar o penta, com o obstáculo da mudança de regulamento, e então fazer história no estadual.
Estratégia do sub-23 também permanece e o CAP entra no estadual visando, talvez, frear a hegemonia do arquirrival Coritiba. A novidade fora de campo é Petkovic, que comandará os garotos do Atlético no estadual. O time principal foca na Pré-Libertadores, com datas marcadas para 29/01 e 05/02, quando o time enfrenta o Sporting Cristal, buscando vaga na fase de grupos da competição internacional.
Paraná e uma reformulação. Departamento de futebol, reforços. 15. O time não sabe o que é ser campeão estadual desde 2006 e o maior objetivo em 2014 é retornar à elite do brasileiro, uma vez que em 2013 'enganou' o torcedor com a campanha na Série B. Nomes como Lúcio Flávio, Ricardo Conceição e Edson Sitta seguem no clube.
Recém-promovidos e demais
Propósito dos clubes do interior é lançar-se ao estadual sonhando alto. Uns têm 2013 a se esquecer, ao mesmo em que buscam inspirar-se em temporadas anteriores. Coritiba e Atlético lançarão times mistos, Paraná e Londrina são clubes de olho nisso. JMalucelli e Arapongas correm por fora, enquanto Cianorte busca recomeçar. Campeão da Divisão de Acesso 2013, o Maringá, caçula, mudará de nome até a estreia, já que a equipe deixou de ser Metropolitano para carregar o nome da Cidade Canção. O mesmo ocorre com o Prudentópolis, que volta à elite, mas que também tinha outro nome até o início do ano passado. Operário tem dificuldades, enquanto o Rio Branco reformula o time e o Toledo sonha com semifinais.
Confira aqui os jogos da primeira fase do Paranaense 2014.
SP
Um novo e confuso formato para o estadual mais disputado do país, que terá suas quatro principais equipes com suas atenções voltadas a ele neste primeiro semestre, já que nem Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos estarão na Libertadores 2014. Confuso, o novo regulamento diz os 20 clubes divididos em 4 grupos de 5, com os times enfrentando, em turno único, os adversários das outras três chaves, totalizando 15 rodadas. Ao fim, os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, que terá quartas e semifinais disputadas em jogo único, enquanto a grande final, em dois. Caso haja igualdade, pênaltis. Já os quatro times com as piores campanhas, independente de grupo, estarão rebaixados.
Atual Campeão - Corinthians
Confira aqui os jogos da primeira fase do Paranaense 2014.
SP
Um novo e confuso formato para o estadual mais disputado do país, que terá suas quatro principais equipes com suas atenções voltadas a ele neste primeiro semestre, já que nem Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos estarão na Libertadores 2014. Confuso, o novo regulamento diz os 20 clubes divididos em 4 grupos de 5, com os times enfrentando, em turno único, os adversários das outras três chaves, totalizando 15 rodadas. Ao fim, os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, que terá quartas e semifinais disputadas em jogo único, enquanto a grande final, em dois. Caso haja igualdade, pênaltis. Já os quatro times com as piores campanhas, independente de grupo, estarão rebaixados.
![]() |
(Foto: Agência Estado) |
Atual Campeão - Corinthians
Sem Tite, com Mano, sem reforços, base do elenco 2013. Assim o atual campeão Corinthians, também maior detentor de títulos do estado (são 27), vai aos gramados de São Paulo buscar o bicampeonato, o que não ocorre desde 82/83. Apenas Fagner, ex-Vasco, e Uendel, ex-Ponte Preta, chegaram para somar. 2014 é fazer com que o ataque do Timão volte a funcionar.
Palmeiras, Santos, São Paulo
![]() |
(Alexandre Pato, 40mi, não rendeu o esperado ao Timão em 2013 / GE) |
Palmeiras, Santos, São Paulo
De volta à elite do futebol, o Palmeiras é o único entre os grandes a investir em maior número de reforços logo ao início da temporada: são sete. Victorino, Lúcio, França, William Matheus, Marquinhos Gabriel, Diogo e Rodolfo vestirão a camisa do Verdão, que em 2014 vive um momento especial: ano de Centenário. Espera-se ainda por Bruno César e/ou Moreira. Além disso, as bases da Série B, como Prass, Valdívia, Leandro e Alan Kardec, seguem. O palmeirense espera por um ano diferente.
Já o Santos, que esteve presente nas últimas cinco finais de Paulistão (são 3 títulos e 2 vices), investiu pesado, com a ajuda de parceiro, para trazer Leandro Damião do Inter, consolidando a maior contratação do futebol brasileiro. Além, Oswaldo de Oliveira, ex-Botafogo, assume o Peixe, que em 2014 tem a base Arouca, Cícero e Montillo mantida, fora Edu Dracena, que há dias sofreu contusão.
Dinheiro há, mas o São Paulo parece não querer reforços tão cedo. Apenas Luis Ricardo, vindo da Portuguesa, é o reforço para o 2014 tricolor, que busca reformulação, renovação, redenção do que foi o ano de 2013. Especula-se que Souza e Rafael Sóbis estejam à mira da direção.
Ponte Preta, Portuguesa
Atual vice-campeã da Sul-Americana, a Ponte parece priorizar mesmo o Brasileirão Série B, a quem foi rebaixada ano passado. Após a queda, houve reformulação e importantes jogadores, como Fillipe Bastos, Elias estão de saída. Rildo deve ser mais um. A Lusa segue no imbróglio do Brasileirão 2013, que parece não ter fim. Assim, a diretoria não sabe ainda como se posicionar num planejamento para 2014. De qualquer forma, está de volta à Série A1, e já conta com reforços.
![]() |
(Apresentação dos reforços da Lusa / GE) |
Dentro os demais, a Penapolense espera surpreender mais uma vez, haja vista que em 2013, ano de sua estreia na elite, classificou-se entre os oito primeiros, parando nas quartas diante do São Paulo. Em compensação, a campanha levou o clube à Série do Brasileiro. O Rio Claro está de volta à elite após três anos, enquanto o São Bernardo lança confiança após o título da Copa Paulista, em novembro do ano passado. Clubes como Paulista, Oeste e Ituano querem esquecer a temporada 2013. Já o Mogi Mirim espera repetir, já que no ano anterior chegou às semifinais.
Confia aqui os jogo da primeira fase do Paulistão 2014.
MT
A edição 2014 do Campeonato Mato-Grossense tem início um tanto quanto confuso. Clubes como Vila Aurora e Sorriso desistiram da competição, quebrando assim o regulamento deste ano. O grupo A, após as desistências, conta com quatro equipes, e o B, cinco. Assim sendo, então, o A começa com os quatro já classificados. O quinto, Vila Aurora, desistente, automaticamente rebaixado. No B, cinco equipes lutam por quatro vagas na próxima fase. O último colocado cai. A sexta, Sorriso, já rebaixada pela desistência.
![]() |
(Foto: A Gazeta)
|
Grupos:
A: Cuiabá, Cacerense, Rondonópolis e União Rondonópolis
B: Luverdense, Ceov, Mato Grosso, Mixto e Sinop
Regulameto
As equipes se enfrentam em dois turnos dentro de seus grupos. Os quatro primeiros avançam à segunda fase e o quinto estará rebaixado. No mata-mata, jogos de ida e volta sempre e, em caso de empate, o primeiro critério será o salgo de gols. Só após, pênaltis.
Atual Campeão - Cuiabá
Apesar de atual campeão, o Cuiabá passa por reformulação. Um calendário cheio está à vista, assim, Gian Rodrigues assume o comando da equipe, que trouxe outros 20 reforços para 2014. O estadual será um grande teste para o elenco, já que Copa Verde, Copa do Brasil e Série C são outras competições da temporada e, diga-se, mais importantes.
![]() |
(Gian Rodriguez no primeiro treino 2014 / Site Oficial) |
Luverdense, Mixto e demais
Favorito. Eis o Luverdense. O elenco é praticamente o mesmo que conquistou acesso à Série B, que surpreendeu na Copa do Brasil. Apenas dois jogadores do time de 2013 não renovaram contrato, enquanto houve repatriação do atacante Fernando, que atuara no rival Cuiabá nas últimas três temporadas. O título do mato-grossense dá vagas às Copas Verde e do Brasil. Virou prioridade ao Luverdense.
Mais tradicional, o Mixto também passa por reformulação para o estadual e temporada 2014. A maioria dos novos jogadores são de fora do Mato Grosso, enquanto apenas Kiko, volante, segue. Vários foram parar no CEOV, maior rival do clube.
Rondonópolis é atual campeão da Copa Mato Grosso e por isso já adentra à segunda fase do estadual. Sinop vive incerteza quanto ao seu elenco e participação, enquanto o União Rondonópolis, de sua tradicional torcida, é mais um que reformula toda a equipe. Reativado, o CEOV está de volta à elite após longos 12 anos. O Cacerence aposta num técnico já bicampeão estadual, enquanto o Mato Grosso espera, novamente, surpreender, já que em 2013 chegou às semifinais.
Confira aqui os jogos da primeira fase do Mato-Grossense 2014.
E você, amigo leitor: Algum palpite para os estaduais deste ano? Quais serão os campeões? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de seguir o perfil do C11 no Twitter e curtir a página no Facebook. Até a próxima, com a parte III do Guia dos Estaduais!
comentar com Facebook