Conhecendo o adversário: Guarany de Sobral

Escudo do FlamengDIGO, do Guarany Sporting Club, de Sobral (Foto: Divulgação)
Na noite desta segunda-feira (20), o Náutico estreia na Copa do Nordeste de 2014. O Timbu, terceiro colocado do Campeonato Pernambucano de 2013, volta à competição após ficar ausente da última edição, por ter sido o quarto colocado do Estadual de 2012. O adversário será o Guarany de Sobral, que disputará o Nordestão pela primeira vez.

O Guarany, que tem um escudo quase idêntico ao do Flamengo do Rio de Janeiro, é verdade, se classificou ao certame regional por ter ficado com o vice-campeonato do Cearense de 2013. Seu maior título é o do Campeonato Brasileiro da Série D de 2010 (neste ano, eliminou o nosso rival Santa Cruz na primeira fase de mata-mata). Também já conquistou a segunda divisão do Estadual quatro vezes (1966, 1999, 2005 e 2009) e é o atual campeão do interior do Ceará.

O clube, fundado em 3 de julho de 1938, tem, ao todo, doze participações em competições nacionais: seis na Série B, quatro na Série C e duas na Série D. Jamais disputou a Série A e a Copa do Brasil.

Seu estádio é o Junco, cuja capacidade é de 10 mil pessoas. O "caldeirão" é uma arma do time para a obtenção das vitórias.

Estádio do Junco, em Sobral - Ceará. (Foto: colunadomario.wordpress.com)
Náutico e Guarany de Sobral, em toda a história, se enfrentaram apenas uma vez: pela Série B de 2002, o Cacique venceu o Timbu por 1 a 0. Àquela época, os alvirrubros terminaram o campeonato na 19ª colocação, enquanto os rubro-negros ficaram em 24º e foram rebaixados à Terceirona.

Para a partida de hoje, os cearenses vêm com dois desfalques: o goleiro Eliardo, que se machucou num amistoso contra o São Benedito-CE, e o lateral-direito Da Silva, também lesionado. A provável escalação do Guarany Sporting Club é a seguinte: André Zuba; Rafael, Joécio, Nonato, Édson Pajucá; Júnior Cearense, Dudu, Júnior Paraíba, Zé Augusto; Adriano e Zé Williams. O treinador é Vladimir de Jesus.

A equipe do interior cearense se prepara para o certame desde o dia 9 de dezembro de 2013, ou seja, há mais tempo que o CNC, cuja pré-temporada se iniciou recentemente, em 2 de janeiro. A longa preparação do Guarasol deixou o presidente Valdenir Coelho confiante: "Estamos bem otimistas. O nosso time está muito bem preparado. O Guarany fez uma boa pré-temporada e esperamos conseguir um resultado positivo na estreia"

Nada que preocupe o técnico alvirrubro Lisca, o qual afirma que o time do Náutico será forte, brigador e vibrante. A única ressalva que o comandante faz é que, como o plantel foi reformulado, o entrosamento deve vir ao longo da competição e o torcedor precisa ter paciência. A reformulação também fez parte do Guarany: cerca de 70% do elenco do ano passado deixou o clube.

O Náutico deve ir a campo com: Gideão; João Ananias, William Alves, Romário, Gerley; Elicarlos, Rodrigo Possebon, Zé Mário, Dê; Marcos Vinícius e Túlio.

Chegou o dia do primeiro jogo do Clube Náutico Capibaribe em 2014. Mais uma temporada de sofrimentos, emoção, princípios de infarto e, assim esperamos, de muitas vitórias e conquistas! Não será fácil (não falo apenas da partida, mas também do ano como um todo), mas quem torce para o Náutico jamais deve esperar facilidade em alguma coisa. Avante, Timba!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Luís Francisco Prates

Náutico, Borussia Mönchengladbach e Benfica. Pernambucano, 20 anos, cristão e estudante de Jornalismo.
    comentar com Facebook