Cearense 2014 - O Centenário

Foto: LC Moreira / Futura Press

Alô, amigo leitor! Sou Mairon Aquino e esta edição do Guia de Abertura, a primeira de 2014, vem para tratar do Campeonato Cearense, um estadual tradicional, que neste ano completa 100 anos de muita história. Clica, vem comigo saber tudo desta edição, além de conhecer e relembrar o que enaltece os 100 anos do futebol cearense.

Enaltecer. Eis o tempo. 2014 chega como um ano especial para nosso país, que receberá a Copa do Mundo dentro de 5 meses. Ao estado do Ceará, um motivo a mais: além dos 6 jogos que a mais nova Arena Castelão receberá no Mundial, o campeonato cearense, tão tradicional, completa 100 anos. O certame, que teve início com apenas quatro clubes, de nome 'Copa Metropolitana de Fortaleza', tem 11 campeões diferentes em 100 edições, entre eles o Ceará, maior detentor de títulos: 42. O arquirrival Fortaleza vem logo em seguida, com 39. Após, em terceiro, o Ferroviário aparece com 'apenas' 9 títulos, deixando bem claro a supremacia dos dois grandes. 

Ainda comprovando a supremacia, a última vez em que o campeão não foi Ceará ou Fortaleza ocorreu em 1995, ou 19 anos. O Icasa, que quase chegou à elite do futebol através da Série B em 2013, tem apenas um título, ainda através de um imbróglio que o faz dividir o mesmo com outros três times, no ano de 1992. De 1996, para cá, o Ceará levou o título 9 vezes, contra 5 do Fortaleza, ainda sendo o atual tricampeão, quando o rival vinha de um tetra inédito entre 2007 e 2010. 

Formato 2014

Pelo segundo ano consecutivo, o estadual antecipa-se aos outros e tem início logo em 5 de Janeiro. Com 11 participantes, a primeira fase contará com apenas 9 deles, pois Ceará e Guarany de Sobral terão a Copa do Nordeste como primeira disputa do ano. Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarany de Juazeiro, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá e Tiradentes se enfrentam em jogos de ida e volta, e os quatro primeiros avançam à segunda fase, juntando-se a Ceará e Guarany, formando assim um hexagonal. Detalhe: o primeiro colocado avança com dois pontos extras para a fase posterior, além de levar uma das vagas cearenses para a Copa do Brasil 2015. O segundo, um.

Já no hexagonal final, o simples: os quatro primeiros avançam às semifinais, com o primeiro enfrentando o quarto, além do confronto entre o vice e o terceiro colocado. Em 2014, três times caem para a segunda divisão para que em 2015 o campeonato possa ter apenas 10 times. Estes três serão definidos pela classificação final da primeira fase do estadual.


O atual campeão - Ceará


O Vozão, 42 vezes campeão, tem em comum com a edição deste ano os mesmos 100 anos comemorados. 7° colocado na Série B 2013, o maior detentor de títulos do estado entra apenas na segunda fase da competição, já no hexagonal. O time tem pela frente, primeiramente, a Copa do Nordeste, onde está situado no grupo C, e estreia diante do CRB, em 18/01, no mais novo Castelão.

Antes, porém, o time tem, em 11/01, em jogo único, a decisão da 'Taça dos Campeões Cearenses'. Como adversário, o Barbalha, campeão da Taça Fares Lopes. O Ceará, atual campeão estadual, o faz. Esta é uma nova competição, que vem para dar início à temporada futebolística no Ceará.

Reforços: Leandro Brasília, ex-Criciúma, Sandro, ex-Joinville, e o atacante Bill, ex-Coritiba, chegam para reforçar o Vozão no ano de seu centenário, além de Souza, ex-Portuguesa. Estão previstas, também, as chegadas do volante Amaral e do zagueiro Anderson. Robinson de Castro, vice-presidente de Futebol do clube, espera anunciar, ainda, um meio-atacante nas próximas semanas. Ao todo, serão/são dez contratações realizadas para a temporada de 2014.

(Bill chega com a promessa de marcar 40 gols o ano / Esportes - O Povo)


Demais participantes


O Fortaleza, 39 vezes campeão, vai em busca de sua quadragésima conquista depois de um 2013 para se esquecer: eliminado nas semifinais do certame pelo arquirrival Ceará, além do fracasso na Série C do Brasileiro. O time conta com a chegada do experiente Marcelinho Paraíba, além dos jovens, valorizados da base, que brigam cada vez mais por espaço. De técnico novo, Marcelo Chamusca, o Leão teve um mês de pré-temporada visando o Estadual 2014.

(Marcelinho Paraíba é o novo reforço do Fortaleza / GE CE)


O Icasa, que por pouco não subiu à elite do futebol depois de uma bela campanha na Série B 2013, se reapresentou cedo para a temporada 2014, ainda em 16 de dezembro. O time perdeu Da Silva, Roberto e Chapinha, pilares da campanha no Brasileiro passado, mas ganhou Diónantan, Foguinho e Ricardo Baiano para suprir. O técnico, Roni Araújo, permanece. E apesar dos pés no chão, a expectativa é que em 2014 repita 2013, claro, com melhores resultados. O time só estreia na segunda rodada do campeonato, em 9 de Janeiro, contra o recém-promovido Quixadá.

O Horizonte, que em 2013 foi líder da primeira fase do estadual, garantindo vaga na Copa do Brasil 2014, quer repetir a dose para, quem sabe, surpreender. A supremacia de Ceará e Fortaleza é grande, mas é válido 'sonhar'. O time tem como destaque o reforço e atacante Marciel, que se destacou no certame passado defendendo o Guarany de Sobral.

O Ferroviário, terceiro maior detentor de títulos, tradicional e com saudades do mesmo, vem para a quadragésima edição com um reforço bastante conhecido: Iarley. 39 anos, experiente, e acostumado com títulos por onde passou. Além, o clube trouxe outros 12 reforços, fora o novo técnico, Washington Luiz.

(Experiente, Iarley é o novo reforço do Ferroviário / Tribuna do Ceará)

Três times caem. E isso aumenta a disputa pela permanência principalmente para Crato, Tiradentes, e até mesmo entre os recém-chegados Itapipoca e Quixadá.

Os que subiram

Diferente de outros campeonatos estaduais, os dois finalistas da série B do Cearense se classificam automaticamente para a série A da competição. No dia 23 de junho de 2013, em um domingo, Itapipoca acabou se sagrando campeão vencendo o Quixadá por 3x2 fora de casa.

A primeira rodada do centenário Campeonato Cearense 2014 começa neste domingo, às 16 horas (horário local). Veja os jogos:

Quixadá x Fortaleza - 16 horas - Estádio Abilhão
Itapipoca x Tiradentes - 16 horas - Estádio Perilão
Horizonte x Guarani de Juazeiro - 16 horas - Estádio Domingão
Ferroviário x Crato - 17 horas - Estádio Castelão

E você, amigo leitor: Algum palpite para o Cearense deste ano? Quem será o campeão? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de seguir o perfil do C11 no Twitter e curtir a página no Facebook. Até a próxima!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Mairon Aquino

    comentar com Facebook