Campanha do Grêmio na Copinha preocupa?

Depois de uma vexatória campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior (a pior campanha da história), muitos gremistas e jornalistas gaúchos acharam um absurdo o Grêmio ser eliminado de tal forma e outros ainda cravaram que a base do Grêmio é fraca. Espera, meu amigo. Vamos ponderar algumas coisas:


O elenco que disputou a competição foi o plantel júnior, ou seja, sub-19. Uma categoria abaixo do permitido. Já que a grande maioria dos jogadores sub-20 estão se preparando para jogar o Gauchão.

                            (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)
Mas, mesmo assim, essa campanha foi ridícula, pífia e patética. Não passar em grupo com São Caetano, Luverdense e Taboão da Serra é ridículo. E ainda sem ganhar nenhum jogo. Nossa campanha, por mais que tenhamos usado o plantel júnior, deveria ter sido muito melhor. Muito mesmo. Esse time foi o mesmo que chegou às quartas de final da Taça BH do ano passado, então poderia ter feito melhor.

Porém, essa campanha não preocupa. Essa categoria será reforçada com jogadores de fora, buscados em clubes do interior do país e na América do Sul. Foi isso que fizemos com o plantel que vai disputar o Campeonato Gaúcho. Garimpamos promessas de clubes pequenos do Brasil e até da Argentina. Mesclando com os que já estavam aqui, tornou-se a categoria mais chamativa em anos. Com vários bons jogadores que já poderão ser utilizados no elenco principal em 2014. E é isso que o Koff fará de novo. Contratará jogadores destaques em clubes pequenos para reforçar a base.

Para a direção, essa tática é mais barata do que ''formar'' jogadores. Ou seja, é mais barato contratar jogadores de 18 a 20 anos do que lapidar um jovem de 13 até o profissional. E é por isso que as categorias mais baixas do Grêmio estão um pouco enfraquecidas, porque o foco é realmente na contratação de jovens, não na formação.

Exemplos não faltam: Moisés veio do Lajeadense, Leandro Canhoto veio do Brasil de Pelotas, o pacotão que chegou do Juventude, Canavésio que veio do All Boys, Natan veio do Vitória...

Então não há motivo para pânico. A direção optou por essa tática. Que vem dando certo. Então tenho certeza que veremos muitos nomes sendo contratados para essa categoria. Que assustou bastante a torcida gremista por não ter um grande destaque. Mas isso não é verdade. Iago é um dos jogadores mais promissores de toda a base, mas foi mal no campeonato. Vamos ver se com a contratação de companheiros melhores ele possa fazer um grande 2014.


Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook