O elenco que disputou a competição foi o plantel júnior, ou seja, sub-19. Uma categoria abaixo do permitido. Já que a grande maioria dos jogadores sub-20 estão se preparando para jogar o Gauchão.
![]() |
(Foto: Marcos Bezerra/Futura Press) |
Porém, essa campanha não preocupa. Essa categoria será reforçada com jogadores de fora, buscados em clubes do interior do país e na América do Sul. Foi isso que fizemos com o plantel que vai disputar o Campeonato Gaúcho. Garimpamos promessas de clubes pequenos do Brasil e até da Argentina. Mesclando com os que já estavam aqui, tornou-se a categoria mais chamativa em anos. Com vários bons jogadores que já poderão ser utilizados no elenco principal em 2014. E é isso que o Koff fará de novo. Contratará jogadores destaques em clubes pequenos para reforçar a base.
Para a direção, essa tática é mais barata do que ''formar'' jogadores. Ou seja, é mais barato contratar jogadores de 18 a 20 anos do que lapidar um jovem de 13 até o profissional. E é por isso que as categorias mais baixas do Grêmio estão um pouco enfraquecidas, porque o foco é realmente na contratação de jovens, não na formação.
Exemplos não faltam: Moisés veio do Lajeadense, Leandro Canhoto veio do Brasil de Pelotas, o pacotão que chegou do Juventude, Canavésio que veio do All Boys, Natan veio do Vitória...
Então não há motivo para pânico. A direção optou por essa tática. Que vem dando certo. Então tenho certeza que veremos muitos nomes sendo contratados para essa categoria. Que assustou bastante a torcida gremista por não ter um grande destaque. Mas isso não é verdade. Iago é um dos jogadores mais promissores de toda a base, mas foi mal no campeonato. Vamos ver se com a contratação de companheiros melhores ele possa fazer um grande 2014.
comentar com Facebook