![]() |
| Hernane, o destaque do Flamengo no ano. (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem) |
Fala galera rubro-negra! Pois é, chegamos ao final do ano de 2013... Ou quase! Já que o Flamengo também pode ser punido pelo STJD por escalar André Santos de forma irregular. "Brigam" no STJD: Fluminense, Portuguesa, Flamengo, e até mesmo o Corinthians. Fluminense na base do tapetão tenta escapar do rebaixamento, e Portuguesa, Flamengo e Corinthians, podem perder pontos, e amargar o rebaixamento.
Com um "papelão" no Carioca, um Brasileirão sem muito luxo, um título de Copa do Brasil e consequentemente uma classificação para a Libertadores, o Flamengo levou seu ano. A Copa do Brasil salvou o ano, disso não temos dúvida! Mas vamos lembrar como foi cada campeonato disputado pelo "Mais Querido".
Campeonato Carioca
Só de lembrar do Carioca, me dá arrepios! Quando saiu a lista dos titulares do 1° jogo do Carioca contra o Quissamã, fiquei pasmo! Cheio de garotos, e com um centro-avante que até então não tinha brilho algum. Para a nossa surpresa, esse time sem brilho acabou calando a boca de muitos! Melhor campanha do 1° turno (Taça Guanabara), vantagem de um empate na semifinal, que infelizmente não valeu de nada! Talvez a falta de experiência tenha contado nesse jogo. Botafogo com vários jogadores experientes, e o Flamengo cheio de moleques, claro que o alvinegro sairia com "vantagem"! No 2° turno a decepção foi maior ainda! Não conseguimos passar de fase! Nosso "título" no Carioca foi a artilharia do Hernane (13 gols) e o gol mais bonito do Rafinha.
Números do rubro-negro no Carioca:
Foram 16 jogos disputados, 10 vitórias, 3 empates, e 3 derrotas. Marcou 28 gols e sofreu 14
Campeonato Brasileiro
Talvez o que menos deu alegria. Começamos o Brasileiro com uma incerteza: Aonde seria a "nossa casa"? Maracanã em reforma, e com o Engenhão interditado, o jeito seria jogar em Bangu (Moça Bonita) e/ou em Volta Redonda (Raulino de Oliveira). Mas, Eduardo Bandeira de Mello (Presidente do Flamengo) conseguiu levar pelo menos a primeira partida do Campeonato para Brasília (Mané Garrincha). Como já disse, pro Flamengo o Brasileirão serviu apenas para rir dos rivais, já que o máximo que conseguimos foi nos "livrar" do rebaixamento. Até o Flamengo encontrar o elenco "ideal", foi preciso muito suor... E muitos treinadores também! Foram 3, só no Brasileirão (Jorginho, Mano Menezes, e Jayme de Almeida). Jayme conseguiu dar uma cara pro time, que desde o começo tinha uma limitação: "morria" no 2° tempo. Com um tempo isso acabou! O Brasileirão, pode não ter acabado pra gente, já que o STJD pode tirar pontos do Flamengo que podem levar ao rebaixamento.
Números do rubro-negro no Brasileirão:
Foram 38 jogos, 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Marcou 43 gols e sofreu 46.
Copa do Brasil
Sem dúvidas foi a que mais deu alegria. Além de levantar a taça de campeão, de lambuja ainda conseguiu a vaga pra Libertadores 2014. Mas antes de comemorar o título, o Flamengo ralou! Nas primeiras fases, que são aquelas aonde o time pega as equipes mais fracas, o Flamengo pegou 3 times pequenos, mas que passam longe de ser fracos. Foram eles: Remo, Campinense e Asa. No mata-mata, a história foi completamente diferente. O Flamengo pegou logo nas quartas o Cruzeiro! Já era... Que nada! Flamengo mostrou que queria pegar o título, e eliminou o Cruzeiro com o gol mais emocionante do 1° semestre. Depois pegou o Botafogo. Que me desculpem os Botafoguenses mas, foi muito fácil! Empate no 1° jogo e passeio no 2°. 4x0, show de Hernane. Que começava a mostrar seu lado "brocador". Depois pegou o Goiás, sem muitas dificuldades. E a grande final contra o Atlético/PR. O jogo do ano! E no final, o torcedor rubro-negro pode comemorar o título, depois de todas as dificuldades do mundo.
Números do rubro-negro na Copa do Brasil:
Foram 14 jogos, 11 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcou 26 gols e sofreu apenas 9.
Amistoso
Dentre todas essas competições, o Flamengo fez um amistoso contra o São Paulo. O jogo marcou a estreia de Mano Menezes no Flamengo. O jogo foi vencido pelo Flamengo por 1x0, gol de Marcelo Moreno. Poderia ter sido 2x0 se Leonardo Moura não tivesse errado um pênalti quando o jogo ainda estava 0x0.
Curiosidades
Foram 69 jogos disputados, sendo que desses 69 jogos foram: 34 vitórias, 18 empates e 17 derrotas. Marcou 98 gols e sofreu 69. O artilheiro foi Hernane com 36 gols e quem mais deu assistências foi Paulinho.
Feito por: João Gabriel
Leu? Gostou? Deixe seu comentário abaixo, e siga o C11 nas redes sociais:

comentar com Facebook