Foto: gazetaesportiva.net |
Nesse fim de semana, as categorias de base do São Paulo conquistaram mais um troféu para a galeria do clube. A equipe sub-17 se sagrou campeã da primeira Copa do Brasil da categoria derrotando o Flamengo, no sábado à noite, por 3x1 (no agregado, 5x1 para o Tricolorzinho).
O jogo de ida da final contra os cariocas já havia sido tranquilo. No Morumbi, o Tricolor abriu uma boa vantagem fazendo 2x0, com gols de Gabriel Boschilia (um golaço) e Joanderson (de pênalti). No Rio, em Macaé, nossos garotos ainda sofreram ao sair atrás do placar, com um gol tomado antes da metade do segundo tempo. Porém, com muita tranquilidade, Ewandro empatou no erro da defesa flamenguista, Felipe Araruna virou com um bom chute de fora da área e Luiz Araújo, que entrou no lugar do atacante João Paulo, fez o terceiro no último lance do jogo depois de driblar o zagueiro, o goleiro e acertar o ângulo. Festa são-paulina em terras cariocas.
Parabéns, Tricolorzinho! Primeiro campeão da Copa do Brasil sub-17.
Por mais que eu ache que as categorias de base servem para revelar jogadores e não acumular títulos, é de se impressionar a campanha do São Paulo. As vitórias foram consequências de ótimas atuações, dentro e fora de casa, contra os melhores adversários. O troféu veio coroar a melhor equipe da categoria no Brasil e base da Seleção Brasileira. Em 5 confrontos eliminatórios, o jovem Tricolor comandado pelo técnico Menta passou por Criciúma (0x1 e 4x1), Sport (2x0 e 4x1), Coritiba (1x1 e 5x1), Fluminense (1x3 e 2x0) e Flamengo (2x0 e 3x1). A artilharia ficou por conta de Joanderson (7 gols), seguido de Ewandro (5 gols) e Boschilia (4 gols).
Mas o que esse time tem de bom? Na defesa, a grande aposta é o lateral Foguete. No meio, dois talentos formam a volância: Gustavo e Felipe Araruna. Dois excelentes jogadores. Gabriel Boschilia é o camisa 10, o grande craque do time. No ataque, temos Ewandro, baixinho, rápido e habilidoso, além do artilheiro Joanderson. São promessas que ainda devem ser trabalhadas na base, mas que têm tudo para fazer sucesso no futebol profissional em breve. Vale lembrar que é sempre importante termos paciência com os nossos garotos.
E o São Paulo Futebol Clube vai colhendo os frutos do alto investimento nas categorias de base do clube, que hoje conta com a melhor estrutura do Brasil no CT de Cotia. Os resultados com certeza aparecerão (como já vêm aparecendo nos últimos anos) na equipe principal. E nós, torcedores, só temos a ganhar com todo o bom trabalho que é feito nesse setor.
É campeão! Made in Cotia!
Já curtiu e seguiu o Tricolor?
Diogo Magri
comentar com Facebook