Gilberto fez dois e comandou a goleada lusitana (Foto:Marcus Bezerra/Agência Estado) |
Olá torcida rubro-verde, estou feliz e aliviado, nem o mais otimista torcedor lusitano podia imaginar o que iria acontecer no início da noite deste sábado (30) no Canindé, a Lusa que em dois jogos frente ao Bahia, pela Sulamericana aonde foi eliminada do torneio e apresentou um futebol pobre, foi totalmente diferente nesse terceiro jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tática, aguerrida, guerreira, forte e determinada foram as qualidades que fizeram a Portuguesa golear o tricolor baiano no Canindé.
A Lusa começou a partida pressionada, eliminada na Sulamericana e na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro precisava, e muito, entrar em paz com a torcida e fazer os pontos em casa para se reabilitar na competição e ganhar fôlego novo e a Lusa foi pra cima do Bahia, e logo com um minuto de jogo o primeiro gol veio, após escanteio cobrado da direita por Souza, Moisés Moura apareceu sozinho e cabeceou pro fundo do gol de Marcelo Lomba. Com um minuto de jogo as coisas já pareciam estar boas, mas iriam melhorar.
Aos três minutos, sim aos três Gilberto recebeu na área gingou pra cima de Titi, que caiu na onda do atacante lusitano e cometeu pênalti claro no avançado rubro-verde, ele mesmo foi pra cobrança e bateu forte no canto direito de Lomba. 2x0 Lusa.
Aí o torcedor lusitano já estava em estado de graça mal podia acreditar no que estava acontecendo, menos de 5 min e 2x0 pra Portuguesa, mas iria melhorar. O Bahia, se desesperou no ataque e em um ataque desesperado a Lusa armou seu contra-ataque rápido e em um lançamento rápido Moisés encontrou Rogério livre pela esquerda, que partiu para a linha de fundo e rolou rasteiro para Gilberto livre marcar seu segundo gol, o terceiro da Lusa em 6 min. de jogo. Era o paraíso em pleno Canindé. A Lusa, jogava como Barcelusa.
E foi assim durante todo o primeiro tempo, a Lusa jogava muito bem, e o Bahia, em compensação muito mal, não conseguia armar e trocar bolas fáceis no meio de campo proporcionando a Lusa várias jogadas que levaram perigo à meta baiana.
No segundo tempo, o time baiano voltou melhor, mais centrado, mais determinado e um pouco mais organizado tanto que aos 10 min do 2º tempo depois de uma bola alçada na área após cobrança de falta, Ferdinando infantilmente colocou a mão na bola, e levou amarelo (suspenso para o confronto contra a Ponte Preta), Fernandão bateu a penalidade e descontou para o tricolor baiano. Nem deu tempo para o Bahia comemorar o gol, 4 min depois, Bergson que havia acabado de entrar no lugar de Gilberto, provou que tem estrela, em sua primeira participação no jogo, após falta cobrada por Souza ele finalizou de cabeça para o fundo dos gols do Bahia. Depois disso o Bahia conseguiu mais um gol em um belo chute de fora da área com Wallyson. 4x2 Lusa.
A Lusa cozinhou o jogo até o final, e a torcida deliciada com a vitória cantava em altos tons cantos e aplaudia cada jogador. Foi sem dúvida uma apresentação de gala. Uma apresentação que sem dúvida deu...
ORGULHO DE SER LUSA
PORTUGUESA 4 X 2 BAHIA
Portuguesa: Lauro, Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés, Souza (Jean Mota), Gilberto (Bergson) e Diogo (Cañete); Técnico: Guto Ferreira
Bahia: Marcelo Lomba, Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Rafael Miranda (Diones), Fahel, Hélder, Marquinhos Gabriel (Wiliam Barbio), Fernandão e Wallyson; Técnico: Cristóvão Bórges
Gols: Gilberto (2), Bergson e Moisés Moura (POR); Fernandão e Wallyson (BAH)
Cartões: Ferdinando (A) e Raul (A)
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Local: Canindé, São Paulo,SP
SIGA: @EuRodriFerreira @C11oficial
CURTA: C11 no Facebook
comentar com Facebook