![]() |
Foto: Ricardo Saibum / Divulgação Santos F.C. |
Fala Torcida Santista! E enfim, chegou as oitavas de final da Copa do Brasil. Nosso adversário é o Grêmio, dentro de nossa casa, às 19h30 (horário de Brasília) na noite de hoje (21). Vamos agora as informações do jogo e prováveis escalações, contando, é claro, com o vosso apoio nos comentários. Bora lá?
Situação
É o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, onde o Grêmio conseguiu a classificação através do novo regulamento da competição, onde permite que times da Taça Libertadores disputem a Copa. Já o Santos teve de passar por Flamengo-PI, Joinville e Crac para estar onde chegou.
No mesmo esquema das partidas da 3ª fase: Jogos de ida e volta (primeiro aqui na Vila e semana que vem, dia 28, na Arena Grêmio), em caso de igualdade no placar agregado, leva a vaga aquele que mais fez gols fora de casa. Permanecendo a igualdade, a decisão irá para os pênaltis.
*Placar agregado é a soma de gols dos dois jogos (ida e volta). Por ex.: Ida - Santos 1x0 Grêmio | Volta - Grêmio 2x1 Santos | Santos nas quartas! (no placar agregado, ficaria 2 a 2, mas com os critérios de desempate, que seria o gol fora de casa, o Santos levaria a vaga).
Analisando o rival: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Um time que vem muito bem, como disse ontem na minha postagem sobre a sequência de jogos do Santos no mês, e como sabemos, é um adversário chato de se enfrentar. Principalmente fora de casa, com o apoio de sua apaixonada torcida em seu novo lar (a Arena Grêmio, muito linda por sinal). Na zaga, conta com o jovem Bressan que é um dos destaques daquele setor. O ponto forte da equipe gremista é no equilíbrio entre ataque e defesa. O técnico Renato Gaúcho poderá escalar o seguinte time: Dida; Bressan, Rhodolfo e Werley; Pará, Riveros, Souza, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.
E o time vai a campo com...
Já o Santos não pode contar com Cicinho na lateral direita, por ele ter atuado pela Ponte Preta ainda na fase preliminar da competição. Com isso, Galhardo pode assumir a posição; Bruno Peres corre por fora, mas também é cotado. Após o 4-2-3-1 do último jogo, Claudinei Oliveira resolveu voltar com seus dois atacantes, com a dúvida entre Willian José e Neilton.
Com isso, o Santos que encara o Grêmio hoje é: Aranha; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison, Alan Santos, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Willian José (Neilton).
Expectativas e palpites
Um time fragilizado contra um time irregular fora de casa. De um lado, o Santos, de seis partidas sem saber o que é vencer; de outro, o Grêmio sem Zé Roberto e Elano. A expectativa sobre a partida não é das melhores, tendo em vista o desempenho da equipe santista nos últimos jogos (e não, não são os resultados e sim o modo que se comportou em campo). Jogar um mata-mata obviamente é diferente de disputar um campeonato de pontos corridos: Deve se tomar um pouco mais de cuidado na hora dos cartões, das faltas, a corrida e empenho são maiores, o cuidado com o adversário também. Na Vila, pouco mais de 2 mil torcedores compraram o ingresso. O que dizer? Time em má fase, jogando a bola que joga e os preços lá em cima. O horário do jogo é um empecilho? Talvez. É algo a se comentar em outra postagem, com um pouco mais de cuidado e pesquisa. O jeito é torcer, independente do lugar ou do modo. Vai Santos!
Meu palpite? Santos 1x0 Grêmio
Quando vemos Santos e Grêmio pela Copa do Brasil, logo vem na cabeça aquela partida de 2010, que teve o placar 3 a 1 para o Santos com três golaços (Paulo Henrique Ganso, Robinho, Rafael Marques e Wesley fizeram os gols), mas existem muitas diferenças entre os dois duelos, principalmente no Santos.
O Santos de 2010 era um time totalmente ofensivo, tinha um trio de ataque super rápido; Robinho, Neymar e André, e com um meio campo em grande fase; Wesley e Ganso, e atuava com apenas um volante o Rodriguinho, Mas o atual Santos está totalmente diferente, com dois volantes; Alison e Marcos Assunção (ou Alan Santos), um segundo volante; Cícero e apenas um meia o Montillo, no ataque temos um centro avante que não tem muita movimentação o Willian José e um incógnita ao seu lado; Thiago Ribeiro, ou Neilton, ou o Montillo e o Cittadini no meio campo.
Para esse jogo o Grêmio não tem Zé Roberto e Elano, mas a equipe tem uma excelente bola para que costuma dar muito sustos ao torcedor santista, a saída do Santos é a jogada pelas pontas com Mena e Galhardo para "desafogar" o Montillo, espero que Thiago Ribeiro comece ao lado de Willian José, pois ele entrou muito bem contra o Bahia.
Bom santista, então é isso: O que achou da postagem? Quais são as suas expectativas para a partida de logo mais? Acha o Grêmio um time perigoso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Siga o C11-Santos pelas redes sociais
comentar com Facebook