O mercado do Tricolor Paulista

Apresentação do zagueiro Antonio Carlos, vindo do Botafogo / Foto: uol.com.br

As últimas semanas foram agitadas no que diz respeito às contratações e negociações do São Paulo. Com isso, fiz um resumo sobre as chegadas e saídas dos atletas do Tricolor.

A janela de transferências para a Europa já fechou, logo, só são possíveis as contratações de jogadores que atuam no país. Além disso, apenas os jogadores que atuaram em menos de 7 rodadas no Campeonato Brasileiro por um clube podem se transferir para outro que disputa a mesma competição. Sabendo de todos esses detalhes, a contratação de novos atletas só se torna mais difícil para os clubes. Mesmo assim, a diretoria são-paulina buscou 3 reforços para posições carentes.

Primeiramente, com Edson Silva e Paulo Miranda machucados e Lúcio afastado, foram em busca de um zagueiro. Contrataram Antônio Carlos, 30 anos, com boas passagens por Fluminense e Botafogo (ganhou fama pela facilidade em fazer gols de cabeça) e Roger Carvalho, 26 anos, que estava no Bologna-ITA (teve que rescindir seu contrato com o clube italiano para assinar com o Tricolor) e que fez sucesso formando a dupla de zaga com o Edson Silva na campanha do Figueirense no Brasileirão de 2011. Não acho que são duas soluções, mas sim dois bons nomes que fortalecem bastante nosso elenco.

Antonio Carlos deve brigar com Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Edson Silva por uma vaga na defesa. Roger deve ser o reserva imediato de Rafael Tolói. Apesar dos reforços, a minha opinião é que Paulo Autuori já tem a zaga mais ou menos acertada. E ela deve ser formada entre Tolói e Rodrigo Caio ou Paulo Miranda.

Welliton é o reforço para o ataque / Foto: facebook.com/saopaulofc

Semana passada, no programa Os Donos da Bola, da Bandeirantes, Milton Cruz deu uma entrevista para o repórter Nivaldo de Cillo afirmando que a próxima prioridade era a contratação de um atacante. Ele veio: Welliton, que estava no Grêmio, já foi apresentado no CT tricolor. O jogador estava envolvido em uma negociação entre o Tricolor Gaúcho e o Coritiba, mas o São Paulo conseguiu atravessá-la e fechou com o então gremista.

Se esse Welliton (acostumem-se, seu nome não tem N, nem G) é o que fez sucesso no Goiás e no Spartak Moscow, nosso clube está fazendo um grande negócio com um atacante que brigará pela vaga de titular. Mas, desde que voltou para o Brasil, em janeiro, ele não conseguiu mostrar seu futebol. Torçamos para que seja só uma questão de adaptação e para que ele seja muito útil nesse segundo semestre. De qualquer forma, estávamos precisando. Com a má fase de Osvaldo, os cartões de Luis Fabiano e as convocações de Lucas Evangelista e Ademílson para a Seleção sub-20, Welliton e Negueba, que está voltando somente agora, devem receber boas chances.

Entra gente, sai gente. Depois de Rhodolfo, vendido para o Grêmio, e Lúcio, afastado do elenco, o São Paulo emprestou o meia-atacante Roni para o Goiás até o fim da temporada. Roni foi comprado após o Campeonato Paulista depois de ter sido o grande destaque do semifinalista Mogi Mirim, mas acabou sendo preterido várias vezes no Tricolor, principalmente depois da saída de Ney Franco, por nomes como Silvinho e Evangelista. Uma pena, acho inclusive que ele foi mal aproveitado na equipe, mas pode evoluir muito no Goiás, ganhar mais destaque e voltar brigando por uma vaga no time titular na próxima temporada.

Roni treinando na Barra Funda: emprestado ao Goiás / Foto: globoesporte.com

Não acredito que o clube vá buscar mais reforços. Tomara que sim, mas tudo indica que esse é o nosso elenco para o resto de 2013; são esses que irão lutar contra o rebaixamento. Que venha logo 2014 - de preferência, na Série A.


curtiu e seguiu o Tricolor?
Diogo Magri
Compartilhar no Google Plus

Autor: Diogo Magri

17 anos, são-paulino do interior. Tenho trauma de bola parada, de pênaltis e de elogios ao goleiro antes do fim do jogo. No C11, falo de futebol europeu. Na vida, tento sofr... digo, ser jornalista.
    comentar com Facebook