Botafogo + Engenhão * Maracanã = Vergonha

Foto:Portal Zip: Notícias


A foto é do Estádio Olímpico João Havelange, mas nessa mistura que será este texto, falarei primeiro de uma experiência pela qual passei há 20 anos atrás. Foi no ano de 1993 que entrei pela primeira vez no velho Maracanã. A partida era entre Vasco x Botafogo. A mesma terminou em empate.


Meus pais (botafoguenses) nunca me disseram que eu deveria torcer pelo mesmo time que eles. Naquela época, eu tinha também a camisa do Vasco. Usava as duas. A do Botafogo também. Depois da referida partida, a qual fiquei na arquibancada com a minha torcida e meus vizinhos (Vascaínos), finalmente, fui escolhido a seguir a estrela solitária de General Severiano!

O Estádio Olímpico João Havelange foi entregue no dia 30 de junho de 2007 à população carioca na gestão do então prefeito César Maia para a realização dos jogos pan - americanos. Hoje em meio a inúmeras polêmicas e "disses - me - disses" a interdição do Engenhão mais parece uma briga política entre o atual prefeito e o anterior. Ano que vem, teremos eleições e as olimpíadas de 2016 estão chegando e o estádio situado no bairro carioca da zona norte de nome Engenho de Dentro, irá abrigar alguns jogos!

Com a saída de uma das empreiteiras e com o cronograma das obras apertados, outras duas empresas foram chamadas para acabar a obra. O tempo era curto e o Estádio Olímpico João Havelange já nasceria com problemas e o primeiro alerta surgiria em 2010, em relação a cobertura do estádio. Hoje sabemos que, o material utilizado não foi da melhor qualidade, que há entupimentos na rede que leva água para os banheiros e que há também estufamento de paredes...

O Botafogo de Futebol e Regatas, como gestor do estádio, vinha fazendo o que podia. Naquele ano de 2010, o Presidente Mauricio Assumpção e o já atual prefeito Eduardo Paes, disseram não haver nenhum risco na cobertura do Engenhão...

Em 26 de março deste ano, o Estádio Olímpico João Havelange seria interditado deixando o Botafogo e seus torcedores sem casa. A justificativa foi de que em ventos de velocidades elevadas, a estrutura poderia não aguentar e ceder. O prefeito decidiu que não poria a vida dos cidadãos cariocas em risco.

Após esta decisão, o clima na cidade mudou, choveu e ventou e a estrutura continuou lá intacta. As piadas em torno da situação começaram e também as polêmicas. As empresas não queriam arcar com os custos da reforma e começou um duelo entre as duas empreiteiras e a prefeitura com o Botafogo e seus torcedores no meio do fogo cruzado!

Fluminense e Flamengo haviam acabado de fechar um acordo com o Botafogo para utilizar o estádio, mas o Maracanã estava voltando para a copa das confederações e o consórcio precisava ao menos de dois clubes para fechar um acordo com o Governo do Estado.

No diário oficial da prefeitura, foi feito um anuncio de que as obras deveriam começar imediatamente, mas as empreiteiras responsáveis não (custaram a) se manifestaram. A obra tinha como prazo inicial 18 meses. Logo, tanto o Botafogo e sua torcida (no meio de um fogo cruzado) só teriam o Engenhão de volta no início de 2015!

Com a chegada da Copa das Confederações, o assunto Engenhão esfriou um pouco e todas as decisões pertinentes só voltariam a ser discutidas após o término da copa.

Creio que muitos torcedores, assim como eu, devem ter ficado decepcionados (e frustrados) com a passividade do Botafogo em não reagir. Afinal, se em 2010 estava tudo perfeito, por que agora não estaria mais? Além do mais (como disse antes) as variações climáticas não influenciaram em nada na decisão de se fazer uma reforma no estádio!

A copa passou e recentemente a prefeitura anunciou junto com as empreiteiras que as obras iriam começar. A mesma firma alemã, que nos informou sobre as condições negativas do estádio, foi a mesma que sugeriu "prender" a cobertura do Engenhão com cabos de aço! A obra levaria menos tempo e em Abril ou Maio de 2014, teríamos o nosso estádio, a nossa casa de volta...

A própria prefeitura sinalizou com essa possibilidade; No entanto o prefeito Eduardo Paes veio a público dizer que o estádio só seria reaberto quando toda obra estivesse pronta e perfeita! Nem preciso dizer que tal declaração foi um balde de água fria nos torcedores que se animaram em saber que o estádio ficaria pronto antes do previsto...

Passados mais alguns dias, o prefeito volta a público, dizendo que iria fazer intervenções no estádio já visando as olimpíadas de 2016; que em 2015 o Engenhão passaria por reformas visando a olimpíada em 2016, já em 2015 mas que o estádio não seria fechado. Seria usado com capacidade menor!

Sei que o blog fala sobre esportes, mas necessariamente sobre futebol, mas infelizmente a política adentrou em "nosso campo" e eu não posso deixar de comentar. Com as ondas de manifestações ocorridas em todo o país, nossos governantes se viram em maus lençóis e a chance de Eduardo Paes sair um pouco menos "chamuscado" é fazer uma "graça" com a torcida alvinegra e torcer para que todas as obras que está fazendo, após concluídas não surjam tempos depois com defeitos, sejam elas aparentes ou não!

A copa das confederações foi encerrada. O Fluminense saiu na frente e fechou um contrato de 35 anos com o consórcio Maracanã S.A. Logo abaixo, vou publicar uma foto do Maracanã, também conhecido como Estádio Mário Filho:



Foto: Yahoo! Esporte Interativo

A foto acima, mostra o Maracanã, visto de cima.

20 anos depois, volto ao Maracanã (não o antigo) mas ao novo Maracanã para assistir a Vasco x Botafogo e se no passado assisti a um empate, desta vez assisti à uma vitória!

Fui ao Maracanã, no intuito apenas de conhecer. Simplesmente por pirraça, devido a sacanagem (se não foi isso, eu não sei o que foi) que fizeram com o Engenhão, decidi que não pisaria meus pés lá depois desta partida...

Como expliquei acima, falando politicamente, eu não voltaria mais lá. Em parte mantenho a mesma opinião mas...

Mas acontece que quando subi a rampa rumo da arquibancada atrás do gol, aquela cheirinho de novo, aquela limpeza, a organização no intervalo, fez com que meu coração batesse mais forte e pedisse para voltar, até por que, o Botafogo está em franca ascensão, logo, como torcedor tenho de prestigiar! Antes mesmo do jogo começar, eu já estava com vontade de voltar ao estádio!

Também, se não fosse assim, seria estranho, levando - se em conta que a reforma teve gastos exorbitantes que dava para demolir o velho Maracanã e fazer um novo ao invés de reformar...



A foto acima, fui eu mesmo que tirei no último dia 04/08/13 antes da partida começar

No entanto, para mim que moro na zona oeste do Rio de Janeiro, era muito mais cômodo chegar ao Engenhão. Para lá eu tinha duas opções: ônibus e trem; de ônibus, eu podia até mesmo fazer baldeação.

Sendo assim, seja bem vindo NOVO MARACANÃ! VOLTA LOGO ENGENHÃO!

Até por que se agora o Maraca também é nosso, faz tempo que o Engenhão já o é!

Opinião pessoal: ir ao Maracanã, só se for uma vez ou outra e isso (uma vez o Engenhão interditado) já pode acontecer no jogo contra o Inter (na próxima quinta) ou contra o São Paulo em 1º de setembro!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Compartilhar no Google Plus

Autor: Thiago de Castro

39 anos, Blogueiro, Cronista, Escritor, Bacharel em Jornalismo
    comentar com Facebook