Foto: Eduardo Viana.
Na tarde desta segunda-feira (18/06/2013), os patinhos feios da competição, Nigéria e Taiti se enfrentaram, pelo grupo B da Copa das Confederações, no estádio Mineirão em BH.
O Taiti entrou em campo com caminhoneiro, entregador, alpinista e fez um gol na Nigéria. E daí que os africanos marcaram seis? O público presente no Mineirão sabia do feito histórico dos taitianos.
O volante Jonathan Tehau, assim como 21 de seus companheiros que nunca haviam jogado fora da Oceania, teve a responsabilidade de unir torcedores num só grito de gol. Foi o primeiro jogo oficial que a amadora Seleção do Taiti disputou numa competição oficial e fora de seu continente. E para melhorar, ainda marcaram em sua primeiro partida, o primeiro gol.
O jogo:
A diferença técnica entre os campeões da África e Oceania era absurda, mas os desleixos da equipe africana e o ímpeto dos taitianos fizeram com que a partida não acabasse numa goleada ainda mais extensa. Os nigerianos, que foram vaiados até no momento em que era tocado seu hino logo perceberam que os mineiros estariam ao lado do Taiti do começo ao fim.
O placar foi aberto aos 5 minutos com Echiejile, que chutou de longe. Com a vantagem já desde o início, a Nigéria passou a mandar no jogo e aos 9 minutos o atacante Oduamadi ampliou o placar. O Taiti tentou se impor, mas aos 25 Oduamadi marcou novamente.
No segundo tempo a Nigéria veio a campo com uma preguiça irritante, trocando passes sem atenção, chegavam ao gol e desperdiçavam, isso aconteceu não uma ou duas vezes, mas cinco. A torcida em Minas gargalhava como se estivessem num circo. A alegria maior estava por vir aos 9 minutos quando Vahirua cobrou escanteio e Jonathan Tehau subiu com estilo de que faria o primeiro gol do Taiti em uma competição oficial fora da Oceania.
13 minutos se passaram e aos 22 por ironia do destino a bola bateu em Tehau que havia feito o gol histórico a favor do Taiti e entrou. Não demorou muito e Oduamadi marcou o 5º gol da Nigéria e 3º dele na partida. Ainda cabia mais, foi quando aos 34 do segundo tempo Echiejile fechou o placar em 6 a 1 para a Nigéria, mas quem saiu como herói foi o Taiti.
comentar com Facebook