![]() |
Nunes avisando ao polêmico goleiro Leão que faria um gol | Foto: flamengo.com,br/flapedia |
Fala, galera rubro-negra! Voltamos hoje à nossa série "O prazer de vê-lo brilhar", após problemas técnicos. Eu, Maurício Luz, peço desculpas em nome da equipe do C11-Flamengo Sem mais delongas, vamos ao primeiro texto da série e do Flamengo 'novo C11'! Nessa volta, recordaremos a final do Campeonato Brasileiro de 1982, o segundo título do Flamengo na competição.
Após passar pela primeira e segunda fase, Sport nas oitavas, Santos nas quartas e Guarani nas semis, o Mengão enfrentou o Grêmio na final. O tricolor gaúcho, depois de passar pelas duas primeiras fases, despachou Vasco, Fluminense e Corinthians. Por ter uma campanha melhor, o Grêmio tinha a vantagem de jogar o segundo jogo e, caso fosse necessário, o terceiro em casa, além de poder contar com três empates para ser campeão.
1º JOGO - UM MARACANÃ EM FESTA
Frente a frente estavam os dois melhores times do Brasil. O atual campeão da Libertadores recebia o atual campeão brasileiro para o primeiro jogo da grande final. 138.107 pessoas compareceram no Maracanã para ver o grande jogo entre Flamengo X Grêmio e apoiar o rubro-negro. O jogo era truncado e quando o empate parecia certo, Tonho abriu o placar para o clube gaúcho, aos 38 minutos do segundo tempo. Os flamenguistas no Maracanã estavam incrédulos. Mas Zico pegou a bola após o gol e prometeu para seus companheiros que empataria o jogo. E como Zico é Zico, foi dito e feito. Aos 42' da etapa final o Galinho de Quintino marcou após linda jogada individual. E ficou assim, Flamengo 1x1 Grêmio. Os rubro-negros não saíram nada satisfeitos, já os gremistas confiantes pelo empate fora de casa.
2º JOGO - JOGO AMARRADO NO OLÍMPICO
O segundo jogo da final do campeonato brasileiro de 1982 foi muito amarrado. Os 74.238 torcedores presentes no Olímpico viram o forte ataque gremista criar oportunidades e parar a retranca rubro-negra. A zaga do Mengão segurou jogo e manteve o 0x0 no placar até o apito final. Após o jogo o goleiro tricolor Leão, muito polêmico, diga-se de passagem, disse que o Flamengo era um time de covardes. Polêmica que se arrastou até o terceiro jogo.
3º JOGO - A CONQUISTA RUBRO-NEGRA EM PORTO ALEGRE
A grande final contou com mais de 64 mil presentes no Olímpico. Logo aos 2 minutos o goleiro Leão deu uma cotovelada em Nunes, camisa 9 rubro-negro. O centroavante simplesmente levantou, botou o dedo na cara do arqueiro e falou "Eu vou fazer um gol em você". Oito minutos depois ele cumpriu a promessa. Após jogada de Zico pelo meio, o Galinho tocou para Nunes que invadiu a área e bateu forte, mas com categoria, e tirou do goleiro fanfarrão e abrindo o placar para o Flamengo. 1x0! Detalhe: dias antes da decisão, Zico havia falado numa entrevista "Estou com o sentimento de que vai ser 1x0, com gol do Nunes". O destino estava mesmo com o Mengão. O Grêmio começou a pressionar. Raul, goleiro flamenguista, parou o time gaúcho. O arqueiro estava impossível aquele dia. Logo após duas defesas espetaculares, num bate-rebate dentro da área, a bola quase entrou, mas foi tirada em cimada linha. Não tinha jeito, o título ia mesmo para a Gávea. Nunes, o artilheiro das decisões, confirmou. Marcou o segundo gol e sacramentou a conquista do Mengão. O Flamengo era bi-campeão brasileiro, vencendo o Grêmio em pleno Olímpico!
comentar com Facebook