Jogadores para história #1: Renato Portaluppi

Renato em 1983 (Foto: Google Imagens)
O primeiro texto da série "Jogadores para história", vamos falar sobre o maior ídolo da história do Grêmio segundo grande parte da nação gremista: Renato Portaluppi, ou melhor, Renato Gaúcho.

Renato começou sua carreira no Esportivo de Bento Gonçalves-RS. No início dos anos 80 foi contratado pelo Grêmio. Em 1983 foi seu auge, ganhou Copa Libertadores e Mundial de Clubes pelo Tricolor Gaúcho, o eterno camisa 7 gremista teve influência direto em ambos títulos.


Na conquista da Libertadores de 83, acertou um cruzamento improvável para César, de cabeça, "voar" e marcar o gol do título. Grêmio 2 x 1 Peñarol e festa azul, preta e branca (vídeo). Meses depois viria o Mundial, onde a estrela de Renato brilhou ainda mais, marcando os dois gols da vitória sobre o Hamburgo-ALE na final, concretizando, também o 2 x 1 e o título mundial tricolor coroando aquele ano mágico de 1983. O artilheiro gremista ainda foi escolhido o melhor jogador do mundial naquela oportunidade. Nos anos de 1985 e 1986 conquistou também o bicampeonato gaúcho.

Atuou pelo Grêmio dos anos de 1982 a 1987, foram incríveis 74 gols em 65 jogos. Em 1987 transferiu-se para o Flamengo. No ano de 1991 o ídolo retornou ao Grêmio, onde teve rápida passagem. Em 8 jogos marcou 2 gols.

Hoje Renato treina o Imortal Tricolor, em sua segunda passagem. A primeira foi em 2010 quando tirou o time da zona de rebaixamento colocando no G4.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Juan Grings

    comentar com Facebook