País de Gales: Rumo à primeira Eurocopa

A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições de futebol da FIFA. Ela teve apenas uma participação em Copas do Mundo, em 1958, avançou com três empates na fase de grupos e depois caiu nas quartas de final para o Brasil, por 1 a 0. A seleção do País de Gales nunca participou de uma Eurocopa, porém está muito próxima de alcançar esse objetivo.


A seleção do craque Bale está com 14 pontos em 7 jogos, três pontos à frente da Bélgica. A nação teve grandes jogadores, últimos grandes ídolos foram Ian Rush e Ryan Giggs, dois dos maiores atletas da história do futebol britânico. Rush defendeu Gales entre 1980 e 96, enquanto Giggs chegou mais tarde, entre 1991 e 2007; porém eles não foram capazes de classificar a seleção para alguma competição, nem quando o país contou com os dois juntos.

Ryan Giggs e Ian Rush: dois craques e ídolos do País de Gales, porém que não conseguiram classificar o país para uma competição.
Campanha nas Eliminatórias

Em 6 jogos disputados nas Eliminatórias o País de Gales tem 4 vitórias, 2 empates, marcou 8 gols e sofreu apenas 2 e é ainda a única seleção invicta do seu grupo. Confira outros números abaixo:

Fonte: Globo Esporte

Bale


O craque do Real Madrid e ídolo do País de Gales é o principal jogador da seleção do treinador Chris Coleman que costuma dar liberdade para o camisa 11 atuar por todas as partes do campo. E Bale vem correspondendo as esperanças depositadas nele, dos 8 gols marcados pelo País de Gales o camisa 11 participou diretamente de 7: marcando 5 e dando passe para outros dois gols da seleção.

Elenco Forte

Na época em que Ian Rush e Ryan Giggs defenderam a seleção de Gales, a principal dificuldade deles era a qualidade dos companheiros de seleção que não eram muito bons. Porém, Bale tem companheiros de muita habilidade e que dão qualidade nos diversos setores da seleção.

No gol tem o bom goleiro Wayne Hennessey, que atua no Crystal Palace. Na defesa, a seleção conta com o experiente zagueiro Ashley Willians do Swansea que ajuda os mais jovens com sua experiência. E no meio de campo tem o bom meia Joe Alen do Liverpool e o excelente meia do Arsenal, Aarom Ramsey (que foi quem marcou os outros 3 gols do País de Gales nessas Eliminatórias até o momento.).

Confirmação do bom momento

Bale marcou o gol da vitória contra a Bélgica. (Foto: EFE)
No dia 12/06, em jogo válido pela 6ª rodada das eliminatórias o País de Gales enfrentou o adversário mais qualificado do seu grupo: a Bélgica. Com uma seleção repleta de craques a Bélgica dominou o jogo, tendo mais posse de bola e finalizações. Só que quem marcou foi o País de Gales:

Bale aproveitou um recuo errado da zaga e ficou cara a cara com Courtois, fazendo assim o único gol do jogo aos 24 minutos, levando a sua seleção a liderança do grupo e comprovando que o País de Gales está vivendo um bom momento e tem grandes chances de se classificar para a Eurocopa.

Enfim, as chances de classificação do País de Gales são grandes, já que os dois primeiros colocados de cada um dos nove grupos avançam diretamente para a competição que será disputada na França, em 2016. O melhor terceiro colocado também se garante, e depois os outros oito terceiros jogam a repescagem por mais quatro lugares.

Claro que o fato dessa ser a primeira Eurocopa com 24 equipes (anteriormente apenas 16 se classificavam) ajuda a seleção do craque Bale a conseguir um lugar nessa competição, mas isso não diminui a boa campanha que o País de Gales está fazendo. Acredito que a seleção do treinador Chris Coleman consiga a classificação para a Euro, e isso fará Gareth Bale se tornar ainda mais ídolo da seleção.


Compartilhar no Google Plus

Autor: Estudiante de Español

    comentar com Facebook