Ah 2014. Você foi uma merda.
Esse ano que se acabará na próxima quarta-feira, também conhecido como hoje (o autor está escrevendo na segunda-feira dia 29 aproveitando enquanto o computador de sua irmã finalmente conectou com a internet) proporcionou ao torcedor do maior clube do Brasil momentos bons, é verdade, mas a maioria desses momentos foi inútil. A ReTRI está aí para fazer você se lembrar dos fatos do último ano, mas agora estamos aqui pra falar do que interessa, 2015.
E como muitas pessoas vivem fazendo suas listas de metas para o ano que vai nascer na meia-noite de hoje, eu como torcedor decidi fazer uma, com as coisas que espero como torcedor. Detalhe, quero fazer algo pessoal, não estou generalizando nada, embora algumas coisas possam fazer com que parte da torcida se identifique.
Contratações que funcionem
(O incrível pacotão de 2010. Reprodução globoesporte.com) |
É, provavelmente eu fiz alguns leitores fecharem a janela agora só com essa foto. 2010 foi o começo da transformação do São Paulo em um time ruim, fase que durou até 2013. A verdade é que o time que acabou a temporada de 2009 era bom, chegou a disputar o título do Brasileirão e quase foi campeão, parando no Goiás. Bom, aí vieram os grandes e magistrais reforços, contando com a dupla Marcelinho e Carlinhos Paraíba, Léo Lima, Xandão, André Luiz e Fernandinho (a.k.a. Robben negro) e o time estragou.
Dessa vez, temos novamente um time bom e algumas contratações já foram feitas. Dentre elas, Bruno e Carlinhos - que espero que não tenha o mesmo destino do cabeludo citado acima - foram nomes que chegaram sob desconfiança ao Morumbi. Não gosto de julgar jogadores sem que eles ainda não tenham jogado, mas os torcedores do Fluminense nas redes sociais estão cada vez mais felizes com a notícia. Além deles, Daniel, ex-Botafogo e Thiago Mendes, ex-Goiás já foram anunciados pela diretoria, que procura trazer nomes da Europa.
O ruim de ter jogadores fracos no elenco, é que uma hora eles entram em campo, mas esperamos queimar a língua com esses caras.
Uma defesa decente
(O super útil Luis Ricardo. Reprodução globoesporte.com) |
Não é difícil, eu juro que não é. Eu não entendo qual a dificuldade de trazer pelo menos um zagueiro e dois laterais bons para o Morumbi. Ou vai dizer que nenhum defensor bom tem vontade de jogar pelo SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE? Qual é, não é possível que todo ano só venha traste para a nossa defesa. E olha que eu nem quero falar do Paulo Miranda.
Pra se ter noção da situação de como a defesa é um problema dos últimos anos, em certo ponto de 2011, a defesa titular era formada por Douglas, Rhodolfo, João Filipe e Juan. Eu sinceramente, de coração mesmo não sei qual dos dois eu odeio mais. Mas enfim, a defesa atual é de certa forma sólida, com Hudson, Toloi, Edson Silva e Álvaro. Precisa de reforços sim, é verdade, mas nos últimos anos foi a que mais passou segurança para o torcedor.
Precisamos sim contratar. Já que com Carlinhos e Bruno, os reforços pras laterais devem estar descartados, pelo menos mais um zagueiro pra ser titular e investir no Auro seria legal né? Porque afinal, isso nos leva ao próximo item.
E a era RC vai acabar no Morumbi em 2015. Depois de tudo o que esse jogador espetacular fez, sua história como jogador (ou Deus?) vai acabar, E tudo o que eu quero seria uma despedida decente, em alto nível e com um time competitivo que honre sua história, mesmo que não possa mais atuar como já fez em outros tempos, mas ainda com muita segurança, qualidade e acima de tudo, vontade e liderança em campo.
Sim, vamos presenciar todo aquele chorume quando ele falhar, ou quando a defesa entregar e sofrermos alguma goleada, mas isso é o tipo de coisa que um jogador desse tamanho faz com os rivais. Independentemente de falhas ou de goleadas, eu já sou grato por mais uma temporada de Rogério, mesmo que quando eu deixe meu lado clubista não me influenciar, chegue à conclusão que a hora dele já passou faz tempo. Mas isso não importa.
Não se iludir com o time
(Essa cena doeu. Reprodução veja.abril.com.br) |
Ver um time comemorar no Morumbi e não ter sido o São Paulo. Isso doeu muito. Sem dúvidas, a eliminação na semifinal da Sul-Americana foi o momento mais triste do ano, por todo o clima que se criou em cima da competição. Todo aquele clima de despedida do Rogério, de que aquele era a última chance de dar ao ídolo seu último título, confesso que isso me fez querer muito ganhar essa merda. Porém não deu.
No Brasileirão, algo semelhante. Toda vez que o Cruzeiro perdia e a gente vencia, eu acreditava um pouco mais que poderíamos ganhar algo. É claro, o título já estava garantido desde sei lá, do início do segundo turno, mas de vez em quando o torcedor tem o direito de não pensar racionalmente e se iludir um pouco. Para 2015 eu não quero que o Tricolor não me iluda, eu quero algo mais. Eu quero...
Ganhar títulos
(Saudades. Reprodução globoesporte.com) |
Para acabar com isso, o SPFC conta com um elenco bom que deve ser reforçado ao longo do ano, mas hoje já dá pra ser candidato à alguns títulos. Dá pra conquistar o Paulistão? Até dá, mas ainda acho pouco, haja vista que acho essa a competição mais desnecessária de todas. Libertadores? Precisaríamos de reforços para a conquista, mas é permitido sonhar. Brasileirão idem, principalmente por ser um campeonato mais longo. A Copa do Brasil confesso que seria o que mais considero o que mais me atrai, não só por dar uma vaga na Libertadores 2016, mas por também por nunca termos conquistado a competição.
É claro que esse vai ser um longo ano e muita coisa pode acontecer, haja vista que o time que brigou pra não cair em 2013 tinha boa parte do time campeão de 2012 no elenco e contava com uma grande perda - Lucas, que pode ser comparada com a de Kaká - mas não sejamos pessimistas. 2015 é uma noite que está apenas começando.
Para mais informações, sigam e curtam o C11 - São Paulo.
comentar com Facebook