José Mário dos Santos Mourinho Félix, português, técnico de futebol, 51 anos de idade, filho do antigo jogador e treinador Félix. Atualmente treina o Chelsea, em sua segunda passagem pelo clube inglês. Após passar pelo Real Madrid e conquistar uma La Liga, Copa Del Rey e Supercopa da Espanha, o treinador passou a ser proclamado como um ídolo pelos merengues, e saiu de lá com um número plausível. Em 178 jogos, somou 128 vitórias, 22 derrotas e 28 empates, e teve um ótimo aproveitamento de 71, 91%.
Mas é mesmo no Chelsea, que é ídolo de fato. Sua primeira passagem pelos blues foi um espetáculo, simplesmente conquistou a Premier League - 2004-05 e 2005-06, e depois conquistou títulos de menor expressão. Sua segunda passagem começou no dia 10 de Junho de 2013, e já tem em em quase um ano e três meses um percentual bastante interessante com 63% de aproveitamento.
No último domingo, o Chelsea enfrentou a equipe do Aston Villa, pela sexta rodada da Premier League, em casa no Stamford Bridge. Lá o técnico português simplesmente montou um 4-2-3-1 fantástico, e que o Fàbregas e Matíc deveriam fazer funções de volantes e ficarem mais recuados, ou pelo menos um deles. Para José Mourinho não. Os volantes desciam e distribuíam jogadas e dando bastante liberdade para o Willian, Hazar e Oscar, e assim deixarem o Diego Costa livre para finalizar.
Na última quarta-feira pela Liga dos Campeões, no meu modo de ver ele errou ao colocar o Willian na reserva e usar o Schürrle, embora seja um ótimo atacante, mas era jogo para o Dieguito ficar isolado. No mais, contra o Sporting, não atuou bem, mas conseguiu sair de sua terra, Portugal, com uma vitória por placar mínimo.
Mas o que dá para observar é que além de o clube inglês ter feito contratações importantes, a chegada do José Mourinho está sendo fundamental no desenvolvimento do time. Nesta sua segunda passagem já tem 66 jogos, 42 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, e um aproveitamento 63,64%. Não é exagero dizer que o português já sonha mais alto, pois é evidente que o Chelsea disparou muito bem na Premier League e tem tudo para melhorar na Champions.
Agora acho que seria muito bom que os técnicos brasileiros, principalmente Mano Menezes, e outros, observassem mais a maneira que o Chelsea joga pra frente, sem ter os volantes "brutucus". Algo que prejudica o andamento do jogo e fica algo pragmático, super chato e sem ânimo de se ter futebol. O José Mourinho sabe montar um time onde a marcação é consistente e o ataque eficaz. E só digo mais uma coisa: sou fã do portuga.
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥
comentar com Facebook