Assim como todas as Copas, essa também tem os seus craques que desfalcarão as suas seleções por conta de graves lesões. Diogo Magri e Gabriel de Jesus listaram 10 nomes importantes que estão fora (ou quase fora) do maior torneio do mundo, além de comentar brevemente sobre os mesmos.
Arbeloa - 31 anos - Espanha/Real Madrid (ESP)
Não é dos melhores do mundo, mas é um lateral-direito muito querido pela torcida do Real Madrid e titular da Seleção Espanhola (sim, foi ele quem levou o drible de Neymar no 2º gol do Brasil na final do ano passado). Álvaro Arbeloa teve uma lesão no joelho enquanto jogava pelo Real no Campeonato Espanhol, no dia 8 de março - o defensor ficará sem poder jogar, no mínimo, de 1 mês e meio a 2 meses. Parece tempo suficiente para a Copa, mas a convocação está marcada para 25 de maio - um dia após a final da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Atlético de Madrid; é o prazo máximo para o lateral se recuperar. Se tivermos que enfrentar os espanhóis de novo, torço para que ele consiga.
Benteke - 23 anos - Bélgica/Aston Villa (ING)
O atacante belga rompeu o tendão de aquiles no treino do Aston Villa em abril, passou por cirurgia, parará por 6 meses e será desfalque certo na seleção de Marc Wilmots. Pelos belgas, o atacante tem 6 gols em 18 jogos e era titular absoluto. Pelo clube inglês, Benteke marcou 10 tentos na atual edição da Premier League.
Falcao García - 28 anos - Colômbia/Monaco (FRA)
Quarto melhor jogador do mundo em 2013, Falcao García certamente é o desfalque mais sentido (até agora) para a Copa no Brasil. O centroavante, que tem o nome por causa daquele volante rei de Roma, já levou o Porto e o Atlético de Madrid à algumas conquistas continentais, sendo especulado em vários clubes gigantes da Europa. Acabou indo para o Monaco, da França, por 124 milhões de reais - lá, disputando uma fase boba da Copa da França, contra o Monts, no final de janeiro, teve uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O colombiano precisaria de pelo menos 6 meses de recuperação, mas diz estar confiante e com chances de vir ao Brasil. Quem sabe...
Gündogan - 23 anos - Alemanha/Borussia Dortmund (ALE)
Peça fundamental do meio-campo do Borussia Dortmund e grande nome da nova geração da Alemanha, Ilkay Gündogan está machucado desde agosto do ano passado e mesmo assim não terá tempo de se recuperar para disputar o Mundial no Brasil - quem confirmou a ausência do jogador foi o próprio técnico do Dortmund, Jürgen Klopp. O meio-campista, presença frequente nas eliminatórias, teve uma lesão na coluna cervical defendendo a Alemanha durante um amistoso com o Paraguai.
Khedira - 27 anos - Alemanha/Real Madrid (ESP)
Uma das revelações da Copa da África do Sul, Khedira formou um ótimo meio-campo com Özil que deu o 3º lugar à seleção alemã - tanto que ambos se transferiram para o Real Madrid após a competição. Mas a segunda participação seguida do volante no maior torneio do mundo está ameaçada; em um amistoso contra a Itália, em novembro do ano passado, Khedira rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Em fase final de recuperação, ainda há esperanças para o alemão.
Kevin Strootman - 24 anos - Holanda/ Roma (ITA)
Uma das peças principais da melhor Roma em muito tempo, Kevin Strootman também não virá ao Brasil. O holandês se machucou na partida contra o Napoli em que os giallorossi saíram derrotados por 1x0. Muitos diziam que Strootman vivia a melhor fase de sua carreira quando se lesionou. O técnico da seleção holandesa Louis Van Gaal classificou a lesão de Kevin como “uma pequena catástrofe”.
Jetro Willems - 20 anos - Holanda/ PSV (HOL)
Mais um holandês que perderá a chance de visitar o Brasil. O lateral do PSV sentiu o ligamento do joelho, mesma lesão de Strootman, e não terá condições de jogar a Copa do Mundo. Jetro ficará fora até agosto desse ano. A lesão ocorreu na derrota de seu clube por 2x0 para o Feyenoord, quando Willems aos 42 do primeiro tempo sentiu e teve de ser amparado pelos médicos.
Pepe Rossi - 26 anos - Itália/Fiorentina (ITA)
O ítalo-americano começou a temporada 2013/14 da Serie A. Tanto que na sua volta ao país da bota tinha 14 gols em janeiro e até então era o artilheiro da competição. Mas no jogo contra o Livorno, Bambino sofreu uma lesão de segundo grau no ligamento colateral do joelho direito, onde operou em 2011 quando atuava pelo Villarreal e ficou um ano e meio parado. Pepe Rossi era cotado para ser o atacante titular da seleção da Itália em que Cesare Prandelli não tem um número grande de jogadores para a posição em boa fase.
Jay Rodriguez - 24 anos - Inglaterra/Southampton (ING)
Destaque do Southampon, o atacante será desfalque para a seleção de Roy Hodgson. Jay rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no jogo contra o Manchester City e ficará parado por seis meses. Rodríguez havia marcado 15 gols no campeonato inglês e havia a expectativa de o atacante se juntar aos companheiros Rickie Lambert, Luke Shaw e Adam Lallana na delegação do English Team que jogará a Copa.
Walcott - 25 anos - Inglaterra/Arsenal (ING)
Esperança inglesa desde quando foi convocado aos 17 anos para a Copa de 2006, o atacante do Arsenal ficará fora de sua segunda Copa seguida. Preterido pelo treinador italiano Fabio Capello em 2010, Walcott também sofreu a famosa lesão no ligamento cruzado anterior do joelho quando disputava o clássico do norte de Londres contra o Tottenham, em janeiro. Após a contusão, até foi oferecido ao Walcott uma opção de "correção" mais rápida, que poderia colocá-lo na Copa, mas o próprio atleta optou pelo método mais seguro, que leva de seis a oito meses para consertar o joelho.
| Já ficou de fora de quantas Copas, Walcott? |
É difícil dar um veredito certeiro sobre quem ainda tem chances de jogar a Copa do Mundo. Destes listados, provavelmente Walcott, Rodriguez, Willems, Strootman, Gündogan e Benteke não virão jogar a competição no Brasil. Mas, de fato, só poderemos confirmar tudo quando as convocações forem divulgadas.
Fotos: Divulgação/Google
comentar com Facebook