Já mudou?! Sim, isso mesmo. O Jablonec foi derrotado ontem no Tchecão para o Mladá Boleslav em Mladá por 3-2 e o título mundial mudou de mãos, mais uma vez.
Não dá para reclamar por falta de vontade do Jablonec, afinal, foi uma boa partida. Logo aos 8 do primeiro tempo, Zahustel abriu o placar para os mandantes. Loucka empatou aos 15' mas, logo depois, Scuk voltou a botar o Boleslav na frente, cobrando pênalti. Mas, ainda aos 30 da primeira etapa, Moulis marcou o 2-2. O desempate só foi decretado com 54 minutos jogados - Magera foi o nome da fera.
O FK Mladá Boleslav foi fundado em 1902, tem um estádio com capacidade para 5 mil pessoas na cidade de mesmo nome do clube e tem como cores o azul e o branco. Diferente da maioria dos tchecos que já passaram pela coluna, o Boleslav não tem nenhum título no currículo; tem sim 13 mudanças de nome na sua história, algo bem comum para estes times ex-tchecoslovacos.
O maior mérito da equipe foi ter participado da UEFA Champions League 2006/07, quando saiu na 2ª rodada (sim, eles passaram da 1ª!) para o Galatasaray. A participação rendeu ao clube uma vaga na então Copa UEFA (hoje Liga Europa), quando eliminou o Olympique de Marselha de forma emocionante (0x1, 4x2). Infelizmente, o Mladá acabou ficando em último em um grupo que também contava com Panathinaikos, PSG (não-rico), Hapoel Tel Aviv e Rapid Bucareste.
Dia 26 tem mais. Contra o Brno, fora de casa, o Mladá tenta manter o título - seguindo a lógica tcheca, não devemos ter muita esperança.
Diogo Magri
comentar com Facebook