Taticamente Falando sobre os estaduais #1 - Vem aí o Paulistão 2014



Sábado começa o campeonato Paulista. Com uma nova formula, algo que não o tornou mais interessante, e vamos mostrar como os quatro grandes vem para a competição, que será a prioridade de todos eles para o semestre, já que não disputam a Copa Libertadores. Porém a nova formula, alivia, mesmo que minimamente, o calendário. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo foram divididos em quatro grupos, com mais quatro times em cada, onde não enfrentaram os clubes de sua chave mas enfrentaram os outros quinze clubes da competição. São 19 datas, 5 a menos que no ano passado. 

Corinthians:

O atual campeão paulista não foi as compras, sem Tite a diretoria repatriou Mano Menezes, para o elenco chegou apenas Uendel, ex-lateral da Ponte Preta. O ex-técnico da seleção e do Flamengo chega ao Corinthians mudando um pouco do ideal tático deixado por Tite, o time campeão da Libertadores e do Mundo era muito compacto, com forte marcação e transições rápidas. O time de Mano deve ser mais ofensivo, com menos compromissos dos pontas em recuar para marcar e mais embaralhar o jogo pelo meio, como o próprio técnico disse. 

Para o começo desse Paulistão, Mano deve manter o 4-2-3-1 de Tite. Com Walter no gol, já que Cássio recupera de cirurgia no dedo e Uendel na lateral esquerda, já que Fábio Santos se recupera de problemas no púbis. Edenílson, Gil e Paulo André completam a linha defensiva. Os dois homens de marcação seguem sendo Ralf e Guilherme, este com missão também de sair jogando e levar a bola para o trio de meias, composto por Danilo e Romarinho pelas beiradas e Rodriguinho pelo centro. Este enquanto Renato Augusto se recupera fisicamente, será o titular. No ataque Guerrero segue um degrau a frente de Alexandre Pato. Confira o desenho: 


Palmeiras:


Com várias dúvidas o Palmeiras chega ao Paulistão 2014, como o clube grande que mais contratou. Gilson Kleina parece ter dificuldades para montar um time a sua cara, já que com tantas contratações o treinador fez diversos esboços, mas não parece ter chegado ao desenho tático ideal.


Pensando com a cabeça de Kleina, o Palmeiras ideal pode aparecer em um 4-2-3-1, com Lúcio e Henrique na defesa, Wendel, muito usado pelo técnico na pré-temporada e Willian Matheus nas laterais. França, volante pegador a frente da zaga e Wesley armando o time de trás, ao seu lado. No trio de meias, Mendieta aberto pela direita, centralizando e ajudando Marquinhos Gabriel na armação e Mazinho aberto a esquerda dando velocidade na diagonal. A frente Alan Kardec ou Leandro devem ser os responsáveis por balançar as redes em 2014, ano do centenário alvi-verde.





Santos: 



Com a maior contratação do futebol Brasileiro no ano, 42 milhões de Reais em Leandro Damião, o Santos vem em busca do paulistão 2014. Oswaldo de Oliveira, "largou" a Libertadores e chega ao Santos com a missão de retomar o cenário de grandes títulos, algo que se tornou corriqueiro nos últimos anos. Outra mudança no Santos, é a zaga, sem Durval que saiu e Edu Dracena que segue se recuperando, os garotos da base assumiram o posto. 


Oswaldo não deve fugir de um 4-2-3-1 na equipe da Vila, com os garotos Gustavo Henrique e Jubal no miolo de zaga, Cicinho e Mena nas laterais. No meio-campo, Arouca é o primeiro homem a frente da zaga e Leandrinho o segundo, com missão fazer a saída de bola. No trio de meias, Cícero a esquerda deve recompor pelo lado, já que Thiago Ribeiro na direita é mais incisivo e não deve marcar muito. No centro das ações Montillo tem a missão de organizar o jogo e fazer a bola chegar em Damião, o grande investimento Santista. Veja o desenho tático:





São Paulo:


O Tricolor Paulista foi outro que não se reforçou para a temporada 2014 em grande quantidade, apenas o lateral direito Luis Ricardo chegou. A base, que quase caiu para a Serie B, e treinador foram mantidos. Na temporada anterior, o técnico pegou o time no meio para o fim da temporada e não teve chance de iniciar um trabalho com calma. Algo possível neste ano. Sem muitas peças Muricy não teve mexer muito na estrutura tática do time. A variação entre 3-5-2 e 4-3-1-2 deve ser mantida, em um modo de jogo que favoreça PH Ganso, o maestro do time. 


A equipe que vem sendo treinada e deve ser a do começo do Paulistão tem o recém chegado Luis Ricardo na lateral direita, Rodrigo Caio mantido na zaga ao lado de Antônio Carlos e Reinaldo na lateral esquerda. O trio de jogadores que fará a proteção a defesa e laterais e marcará por Ganso, deve ser composto por Wellington a frente da zaga, Denílson pela direita e Maicon a esquerda, este com liberdade para sair e auxiliar Ganso na armação. Centralizado a frente desde trio, Paulo Henrique Ganso. Que terá a ajuda de Ademílson ou Osvaldo aberto pela esquerda, para municiar Luís Fabiano. Confira o desenho: 




Previsões a parte, o Paulistão começa neste sábado e deve ser mais disputado que os anteriores, até porque é o único campeonato que os grande de São Paulo disputaram neste semestre. 


Abraços,
Rai Monteiro. 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook