RJ
Rio de Janeiro, Cristo Redentor, Copacabana... Maracanã. Não é à toa que o Campeonato Carioca é conhecido como o 'mais charmoso do país'. Disputado desde 1979, o estadual, que em 2014 terá sua 113ª edição, vem com novo formato após 10 anos de divisão de turnos, grupos e Taças Guanabara e Rio. Para estender os dias de pré-temporada, a FERJ, em união aos clubes, definiu para 2014 turno único, todos enfrentam todos, um simbolismo da Taça Guanabara e o avanço dos quatro primeiros às semifinais, definida em dois jogos, assim como a final. Em caso de empate nos dois jogos, avança ou leva o título quem fez melhor campanha na primeira fase, ainda Taça Guanabara.
Atual Campeão - Botafogo
De olho nos decisivos jogos da Pré-Libertadores, a qual voltou após 17 anos, o atual campeão deve mesclar a equipe no estadual para as primeiras rodadas. Com um elenco não muito diferente de 2013, a não ser pela recém-aposentadoria anunciada de Seedorf, o time busca repetir e ir além do que foi ano passado, quando permaneceu 33 rodadas no G4 do Brasileirão, disputando a liderança ponto a ponto com o Cruzeiro, mas no fim conseguindo 'apenas' a quarta colocação, assegurando sua volta à competição mais importante das Américas.
![]() |
(Botafoguenses na final do estadual 2013 / UOL) |
Como perdas, Elias e Bruno Mendes não atuam mais pelo Botafogo em 2014. Para compensar, Ferreyra, ex-Olímpia, está acertado, assim como Bollati, Rodrigo Souto e Airton, além do experiente Jorge Wagner. Os gêmeos Anderson e Alex também são novidades, tal como espera-se, ainda, a chegada de Zeballos. O time será comandado pelo novato Eduardo Hungaro, que pela primeira vez assume o time principal do Botafogo.
Fla, Flu, Vasco
Campeão da Copa do Brasil de forma insólita, o Flamengo, já na fase de grupos da Libertadores, tem um imbróglio quanto a ida e vinda de jogadores. Elias virou novela, mas o presidente ainda assegura-se de um final feliz. Tudo pode acontecer até 31/01. Hernane esteve próximo da ida, mas o Al Jazira, quem fez proposta milionária pelo artilheiro do Brasil em 2013, desistiu. Por outro lado, são 7 os reforços garantidos: Everton e Léo, exs-CAP, Elano, Alecsandro e Feijão, além do zagueiro equatoriano Frickson Erazo e do meia argentino Lucas Mugni, que estava no Colón.
Em meio à polêmica do interminável Brasileirão 2013, o Flu se prepara para 2014 de uma forma ou outra. Renato Gaúcho está de volta, tão como Conca. Walter, destaque pelo Goiás na temporada anterior, também chega para um ataque que conta com Rafael Sóbis, em alta, e Fred, que logo deve retornar após 4 meses longe dos gramados. Chiquinho, ex-Ponte Preta, também é reforço. Por outro lado, Anderson, Digão, Edinho, Samuel, Rhayner e Marcelinho não atuam mais pelo Flu.
Rebaixado pela segunda vez em cinco anos, a ordem no Vasco é reformulação. Assim sendo, parte do elenco de 2013 já não é mais visto por São Januário e, para mais que suprir, sete reforços estão certos, além das voltas de Fillipe Bastos e William Barbio, que estavam emprestados a Ponte Preta e Bahia, respectivamente. Martín Silva, ex-Olímpia, vem para firmar o gol vascaíno, tal como a zaga, que terá Rodrigo, ex-Goiás, como novo xerife. André Rocha, Diego Renan, Marlon, Aranda e Everton Costa também atuarão pelo cruzmaltino em 2014.
![]() |
(Campeonato Carioca. O mais charmoso do Brasil) |
Demais
A Cabofriense, dois anos longe da elite, está de volta. O time de Cabo Frio que chegou a tentar, ao fim do ano passado, a contratação de Loco Abreu, ex-Botafogo. Mas nada foi à frente. O Bonsucesso, outro recém-promovido, investiu bastante em reforços tal como Boavista, atual vice da Copa Rio, e o tão tradicional Bangu. O Audax tem apenas sua segunda participação na elite, enquanto o Duque quer esquecer um 2013 de quase rebaixamento. Resende, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu e Friburguense querem aprontar, tal como o Volta Redonda, que em 2013 cedeu o Raulino de Oliveira para a finalíssima do estadual, que este ano deve voltar ao Maracanã.
Confira aqui os jogos da primeira fase do Carioca 2014.
RS
Também de novo formato, a 94ª edição do Gauchão vem com esperança de surpresas. Grêmio e Inter são favoritos, sabemos, mas como apenas dois, têm adversários do interior que chegam para tentar surpreender. Também em prol do calendário e da Copa, há novo formato: serão dezesseis clubes divididos em dois grupos, onde enfrentarão-se em turno único os adversários de sua chave e da outra. Ao fim, os quatro primeiros de cada avançam para às quartas, que junto às semifinais, terá jogo único. Apenas a decisão será duelada em dois jogos. Em todas as fases do mata-mata, caso haja empate, nada de vantagens: pênaltis.
Grêmio e Inter
A princípio com um time B, o Grêmio, visando Libertadores, estreia no estadual domingo, diante do São José, comandado por Marcelo Mabília, que levará a campo diversos jovens. O clube não sabe o que é ser campeão do estado desde 2011, ainda praticamente abrindo mão da edição anterior por também visar Libertadores. Enderson Moreira, que chega para o lugar de Renato Gaúcho, espera adotar nova postura. Pedro Geromel, Edinho e Alan Ruiz são os reforços para um elenco que mantém a base de 2013.
Um 2013 para se esquecer. Eis a temporada anterior do Inter, que não conseguiu tirar do papel o elenco que tinha. Para 2014, Abel Braga está de volta, D'Alessandro segue e um Beira-Rio próximo do retorno. Ernando, Paulão, Gilberto e Dida, que estava no arquirrival Grêmio, chegam para reforçar o questionado sistema defensivo. Das baixas, Scocco e Damião não atuam mais pelo colorado este ano. Mesmo assim, o atual tricampeão vem com moral e em busca do tetracampeonato gaúcho.
![]() |
(Grêmio campeão da Piratini 2011; posteriormente do Estado) |
![]() |
(Colorados em festa pelo título do Gaúchão 2013) |
Recém-promovidos e demais
Há tradição, são 32 participações. Mas mesmo assim, o Aimoré está de volta à elite gaúcha após duas décadas. Com ele, o Brasil de Pelotas, que amargurava a Divisão de Acesso há quatro anos. Mais que isso, há 11, o São Paulo-RS, campeão do 1º turno da Divisão de Acesso de 2013, também está de volta. Junto a eles, clubes como Caixas, Cruzeiro-RS, Juventude e São Luiz aparecem como favoritos a uma possível zebra. Ainda, Lajeadense, Passo Fundo, Veranópolis, Novo Hamburgo e Pelotas, do conhecido Ediglê, também pintam. O São José aposta, talvez, no sintético do Passos D'Areia para atrapalhar a vida dos adversários.
Grupo A: Inter, Aimoré, Brasil, Esportivo, Juventude, Lajeadense, São José e Veranópolis
Grupo A: Inter, Aimoré, Brasil, Esportivo, Juventude, Lajeadense, São José e Veranópolis
Grupo B: Grêmio, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Luiz, e São Paulo
Confira aqui os jogos da primeira fase do Gauchão 2014.
Confira aqui os jogos da primeira fase do Gauchão 2014.
GO
A 71ª edição do Goiano de Futebol tem um clube a ser batido: O Esmeraldino, o Goiás, maior detentor de títulos (são 24) e atual bicampeão, que tem como jogo de estreia a Anapolina, que já fora mais tradicional, e que está de volta à elite após conquistar a Divisão de Acesso em 2013. A edição conta, também, com outra alteração no regulamento, que volta aos moldes utilizados de 2004 a 2009.
![]() |
(Serra Dourada na final do Goiano 2013; Goiás Bicampeão) |
10 clubes, dois grupos e três turnos. Nos dois primeiros, as equipes enfrentam os times da outra chave, enquanto apenas na terceira duelam entre si. Ao fim, os líderes de cada têm vaga assegurada na fase posterior, enquanto os outros serão definidos por índices técnicos, que também valerá para definir os rebaixados, logo, é viável que três clubes do mesmo grupo possam ser rebaixados, enquanto o lanterna do outro possa permanecer na elite.
Atual Campeão - Goiás
Atual bicampeão, o Esmeraldino carrega consigo hegemonia única do futebol goiano. São 24 títulos, 9 à frente do segundo maior detentor, Vila Nova, que aparece com 15. Agora com Claudinei Oliveira e sem Walter, o clube aposta em nomes como Renan, David e Amaral, além do único reforço até aqui anunciado: João Paulo. O real destaque fica por conta da volta de Araújo.
![]() |
(Araújo, maior artilheiro da história do Goiás, está de volta / GE GO) |
Demais
São 70 edições e até aqui apenas em cinco delas houve campeão do interior. Entre os tais, Anápolis, CRAC, Itumbiara e Goiatuba (praticamente extinto), que chegam em 2014 à caça do a ser batido Goiás, fora a concorrência de Vila Nova e Atlético, clube mais antigo de GO. O Vila, 15 vezes campeão, e que estará na Série B deste ano, não sabe o que é levantar o caneco goiano há 9 anos, vide 2005. Incômodo. O Goianésia quer repetir a ótima campanha de 2013, enquanto para o Grêmio Anápolis importa revelar e exportar. O Trindade, vice-campeão da Divisão de Acesso do ano passado, é candidato ao rebaixamento e aposta em nomes como Walter Minhoca, ex-Flamengo, e Ricardinho, que tem passagens por Palmeiras e Botafogo.
Grupos:
A: Goiás, Anápolis, Atlético, CRAC e Trindade
B: Vila Nova, Anapolina, Aparecidense, Goianésia e Grêmio Anápolis
Confira aqui a tabela e os jogos da primeira fase do Goiano 2014.
A: Goiás, Anápolis, Atlético, CRAC e Trindade
B: Vila Nova, Anapolina, Aparecidense, Goianésia e Grêmio Anápolis
Confira aqui a tabela e os jogos da primeira fase do Goiano 2014.
comentar com Facebook