Confusão envolvendo a torcida são-paulina no clássico do dia 13/10 |
Na primeira edição do boletim, em que buscamos trazer notícias quase que semanalmente sobre o nosso São Paulo, falo das punições que afetaram o clube no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana e que vem sendo o principal assunto nos bastidores do Morumbi.
A mais comentada, com certeza, é a aplicada pelo STJD devido às confusões que ocorreram na torcida do São Paulo no clássico contra o Corinthians, no Morumbi, no dia 13 de outubro. A princípio, a decisão era que o Tricolor perderia 4 mandos de campo, tendo que jogar estes em estádios a mais de 100 quilômetros da capital paulista. Os jogos seriam contra Flamengo, Botafogo e Coritiba, pelo Brasileirão desse ano, mais o primeiro que tiver mando são-paulino no Brasileirão de 2014.
A única certeza, no entanto, até agora, é que o São Paulo mandará o jogo contra o Fla, no próximo dia 13, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Isso porque o departamento jurídico do clube obteve, na tarde de ontem, um efeito suspensivo que obriga o STJD a re-avaliar a sua decisão perante o caso e nos dá apenas uma partida de suspensão pelos tumultos do clássico. Na teoria, estamos com o direito de jogar as outras três partidas em São Paulo, contudo, o recurso é válido apenas até que o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva se proclame novamente sobre a punição; mas todo um processo de análise será feito de novo antes da definição da nova data do julgamento.
Caso o novo julgamento ocorra depois do dia 14 de novembro, exatos 10 dias antes da partida frente o Botafogo, o São Paulo terá o direito de exercer o mando de campo no Morumbi contra o alvinegro, mesmo se for condenado.
O Novelli Júnior, em Itu, e a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, serão os dois estádios nos quais o clube jogará caso a sentença seja mantida. É sempre bom lembrar que a promoção dos ingressos feita pela diretoria nos jogos em casa do São Paulo no Brasileirão se mantém independente de onde o Tricolor Paulista jogar, desde que seja ele o mandante.
---
Já que estamos em semana de jogo decisivo pela Sul-Americana, falemos um pouco da nossa situação nela. Paulo Henrique Ganso levou o cartão vermelho após uma confusão causada pelos chilenos no épico jogo contra a Universidad Católica, na fase anterior, no Chile, em que vencemos por 4x3. O zagueirão estabanado da Católica deu um soco no Rodrigo Caio, Ganso foi lá no meio para separar seus colegas e acabou com o vermelho de presente. E, se não bastasse cumprir a natural punição de um jogo, também está fora do próximo, o segundo no confronto contra o Atletico Nacional, na Colômbia. O motivo? Pegou dois jogos de gancho no julgamento da Conmebol.
Lembrando um pouco o passado, o São Paulo foi punido com um mando de campo devido a uma confusão armada pelo Tigre, da Argentina, nos vestiários do Morumbi no intervalo da final da Sul-Americana 2012. Luis Fabiano, expulso no primeiro jogo daquela decisão por quase acertar o adversário com um chute (o que não acho errado, pois a intenção é o que vale) pegou 2 jogos de gancho. E no terceiro jogo da fase de grupos da Libertadores 2013, quando empatamos por 1x1 em casa contra o Arsenal de Sarandí, Luis Fabiano foi expulso por discutir com o árbitro (e com razão) sobre um pênalti não marcado. Pegou suaves 4 (quatro) jogos de suspensão. Sim, 4.
Lembrando outro exemplo recente que coube à entidade sul-americana julgar: o Corinthians, cuja torcida matou uma criança de 14 anos quando saiu para ver o time jogando na Bolívia com um rojão dentro do estádio, ficou um jogo sem torcida no Pacaembu. Sim, 1.
Algum problema, Conmebol? Não querem ter um bicampeão?
Já curtiu e seguiu o Tricolor?
Diogo Magri
comentar com Facebook