Procura-se o Botafogo

Oswaldo de Oliveira jogo Botafogo contra Ponte Preta (Foto: Nina Lima / Agência O Globo)
Oswaldo de Oliveira provavelmente procurando o Botafogo (Foto: globoesporte.com)
O Botafogo recebeu a Ponte Preta em casa, penúltima colocada no campeonato brasileiro, e perdeu o jogo por 1 a 0. Méritos para o time de Campinas pelo resultado. Enquanto ao Botafogo, mais do que a derrota no jogo deste sábado, foi a apatia e a inconstância do elenco que começaram a irritar e preocupar os torcedores. E fica a pergunta: Cadê aquele Botafogo de rodadas atrás que era candidato ao título?

Esta postagem é diferente das outras que eu fiz para o C11. Resolvi colocá-la em primeira pessoa, expondo meu sentimento de torcedor e ao mesmo tempo apresentando fatos e informações objetivas. O blogueiro aqui presenciou essa atuação pífia direto do Maracanã. Se eu levasse um travesseiro, dormiria por 2 horas e não assistiria ao pesadelo no estádio. Mais uma vez o Botafogo foi apático, sem conseguir criar jogadas concretas de gol. E dessa vez enfrentamos um adversário acuado, visivelmente com receio de atacar. Mas o castigo veio logo no 1° tempo, o árbitro assinalou pênalti para a Ponte Preta cometido por Lima. Elias foi para a cobrança e marcou o 1° e único gol da partida. E no 2° tempo pouca coisa mudou. Oswaldo ainda tentou mexer no time, colocando jogadores com características mais ofensivas, porém não surtiu efeito.

A crônica do jogo em si foi breve, pois a partida não foi muito agradável para os botafoguenses e nem em termos de qualidade para os amantes de futebol (exceto para os torcedores da Ponte Preta, cujo o resultado foi positivo). Mas para uma análise mais abrangente e com mais ênfase, a avaliação será feita aos jogadores individualmente, a seguir:

Jefferson - Não teve trabalho durante o jogo, e não deu sorte no pênalti, pois a bola passou por debaixo de seu corpo.

Edílson - Esse rapaz fez um gol contra o Bahia e fez um gol contra o Flamengo. Mas quem acompanha aos jogos do Botafogo vê nitidamente que ele erra muito, principalmente nos passes. Não consegue cruzar uma bola certa. Ele não merece ser titular, Gilberto já está disponível e é um lateral melhor. Recentemente, postei no meu twitter (@Edu_bfr) uma teoria que justifica o Oswaldo mantê-lo no time titular, era em um tom irônico, mas pelo jeito que as coisas estão, começo a acreditar que seja verdadeiro o que escrevi, porém é inviável postar aqui.

Bolívar - Praticamente não teve trabalho com o adversário, e esteve lúcido na defesa.

Dória - Até o nosso zagueiro promissor vem caindo de produção, mas hoje esteve mais tranquilo nas poucas vezes que trabalhou na zaga.

Lima - Me surpreendeu a entrada do Lima na lateral e Julio Cesar na reserva. E confesso que até agora não sei o motivo dessa decisão do Oswaldo, acredito que seja para poupar o titular. Enfim, esse jogo só evidenciou que precisamos contratar mais um lateral esquerdo, esse jogador mais uma vez jogou mal e comprovou que é fraco tecnicamente.

Marcelo Mattos - O volante subiu algumas vezes ao ataque no 1° tempo para tentar fazer o gol, mas os chutes saíram ruins. Marcou bem os jogadores adversários.

Gabriel - Caiu de produção junto com o time. Errou muitos passes no jogo de hoje.

Seedorf - O holandês tentou, mas a fase não está ajudando. Apareceu mais pro jogo, organizou a saída de bola da defesa para o meio de campo, mas errou em vários lances como em tentativas de dribles e domínio de bola.

Hyuri - Pouco fez no jogo, e mostrou que precisa evoluir muito. Está longe de substituir em termos de qualidade o Vitinho, pelo que vinha jogando nas últimas partidas antes de sair do clube.

Lodeiro - Merece ser reserva. Vem jogando mal várias partidas anteriores, mas hoje esteve demais. Abusou nos erros, e o estopim que geraram as vaias da torcida foi uma cobrança de escanteio, em que ele inacreditavelmente cruzou a bola direto pra fora.

Rafael Marques - Oswaldo não pode colocá-lo jogando como centro-avante. Não é característico dele, e o time precisa ter ao menos um jogador de referência no ataque. Esteve sumido, e não deu trabalho ao goleiro da Ponte Preta.

Octávio - Bom jogador, mas abusou hoje de jogadas de efeito quando o time estava perdendo.

Henrique - Na ausência de Elias, Oswaldo poderia escalá-lo como titular. Dentre os reservas, é o mais lúcido e merece ter mais oportunidades. Quase fez um gol quando entrou no 2° tempo.

Alex - Entrou, se movimentou, deu um chute cruzado e nada mais acrescentou.

Oswaldo de Oliveira - Oswaldo insiste com alguns jogadores que são muito fracos tecnicamente. Quando não existe outra opção é até justificável, mas com opções, insistir no erro é pedir para que as coisas deem erradas.

O perfil do Botafogo no C11 é @C11_Botafogo e no facebook é https://www.facebook.com/pages/C11-Botafogo/
Compartilhar no Google Plus

Autor: Eduardo Ferreira

Botafoguense, engenheiro e carioca.
    comentar com Facebook