| Foto: Guga Matos. |
O terceiro clássico mais antigo do Brasil, também chamado de 'Clássico dos clássicos', é o confronto entre os clubes pernambucanos Náutico e Sport. Depois de inúmeras edições em estaduais e campeonatos brasileiros, agora será a vez dos dois se enfrentarem na Copa SulAmericana.
As datas dos jogos já estão definidas: 20 e 28 de Agosto, respectivamente na Ilha do Retiro e na Arena Pernambuco.
O formato do embate é de mata-mata, valendo a classificação para as oitavas-de-final do torneio.
Em questão de mata-mata, nos últimos clássicos, deu Leão, mais precisamente em 2010, 2011 e 2012, todas pelo Campeonato Pernambucano. Os resultados foram:
2012 - Semifinal: Náutico 1x2 Sport e Sport 0x0 Náutico - Sport classif.
2011 - Semifinal: Sport 3x1 Náutico e Náutico 3x2 Sport - Sport classif.
2010 - Final: Náutico 3x2 Sport e Sport 1x0 Náutico - Sport campeão.
Quando se analisam os jogos recentes pelos Campeonatos Pernambucano e Brasileiro, porém, como jogos comuns, em pontos corridos, percebe-se uma vantagem do Timbu, com 5 vitórias e 8 empates, contra apenas 3 vitórias do Sport.
2013 - Campeonato Pernambucano: Sport 2x1 Náutico.*
2012 - Campeonato Brasileiro: Náutico 1x0 Sport e Sport 0x0 Náutico.
2012 - Campeonato Pernambucano: Náutico 0x0 Sport e Sport 4x3 Náutico.
2011 - Campeonato Brasileiro: Náutico 2x0 Sport e Sport 2x0 Náutico.
2011 - Campeonato Pernambucano: Náutico 1x0 Sport e Sport 1x1 Náutico.
2010 - Campeonato Brasileiro: Náutico 1x1 Sport e Sport 1x1 Náutico.
2010 - Campeonato Pernambucano: Náutico 2x0 Sport e Sport 1x1 Náutico.
2009 - Campeonato Brasileiro: Náutico 3x2 Sport e Sport 3x3 Náutico.
2009 - Campeonato Pernambucano: Náutico 0x0 Sport e Sport 2x0 Náutico.
*No ano de 2013, em virtude do regulamento do Campeonato Pernambucano, só houve um clássico entre Náutico x Sport, sendo na Ilha do Retiro, com placar de 2x1 para o Sport. Como não há a possibilidade de comparação, pois não houve uma outra partida com mando do Náutico, este resultado não será contabilizado. Para efeito de cálculo, mesmo que fosse contabilizado, a vantagem ainda seria alvirrubra, continuando com 5 vitórias.
No momento, os dois clubes vivem situações opostas. Teoricamente, o fato do Náutico disputar a Série A e o rival disputar a Série B, seria motivo, talvez, de superioridade, mas não é o que está acontecendo. Enquanto que o Timbu ocupa apenas a lanterna do Brasileirão, com duas vitórias até então, o Sport ocupa as primeiras colocações da Série B, tem um time mais entrosado e vem conquistando vitórias importantes, o que, sem sombras de dúvidas, gera confiança e auto-estima no torcedor, que tem tudo para lotar a Ilha do Retiro, no primeiro jogo - proporcionalmente, acontece o efeito contrário na torcida do Náutico, que está descontente com o desempenho apresentado pelo time comandado por Zé Teodoro.
A última vitória alvirrubra na Ilha do Retiro foi há 10 anos atrás, quando o Timbu venceu o Leão por 3x1, pelo Campeonato Pernambucano. Naquele ano, o Náutico conquistava o seu último título estadual, o técnico curiosamente era Zé Teodoro, hoje novamente no comando do time.
Primeiro Náutico x Sport na Arena Pernambuco
| Filipe Ribeiro |
Jogando na Arena em definitivo, desde o fim da Copa das Confederações, o Náutico fará o jogo de volta da decisão contra o Sport lá, no município de São Lourenço da Mata.
O maior desafio será o transporte, duramente criticado durante o torneio de nações, e que está atrelado com a segurança, já que a possibilidade do encontro entre as duas torcidas rivais, precisa ser evitado, o que não será fácil, em se tratando de metrô e ônibus.
Os organizadores da competição, a federação pernambucana de futebol, o poder público e os clubes, precisarão, em conjunto, estabelecer, o quanto antes, um debate inteligente a fim de solucionar este imbróglio.
Em ordem, os clássicos mais antigos do Brasil são:
1º - Fluminense 6x0 Botafogo - 1905:
2º - Grêmio 10x0 Internacional - 1909(18 de Julho).
3º - Náutico 3x1 Sport - 1909(25 de Julho).
comentar com Facebook