![]() |
| Getty Images |
Infelizmente, a memória da massa popular é curta. Até a rodada passada, a pontuação do Náutico de 2013 era a mesma do Náutico de 2012, time que foi uma marca para a torcida alvirrubra, ao conquistar, sob o comando do técnico Alexandre Gallo, uma vaga para a SulAmericana, retornando o clube ao cenário internacional, após mais de 40 anos - o último torneio internacional do Timbu foi nos anos 60, pela Libertadores da América.
O time comandado por Gallo, no ano passado, havia conquistado 4 pontos até então: empatou com o Cruzeiro, nos Aflitos, por 0x0, e venceu o Botafogo, também nos Aflitos, por 3x2. Já o de 2013, empatou com a Portuguesa, nos Aflitos, por 2x2, e venceu o Flamengo, em Santa Catarina, por 1x0. O mesmo número de pontos. A diferenciação veio a ocorrer na atual rodada, a última antes da pausa para a Copa das Confederações. Na 5ª rodada de 2012, o Timbu venceu o Grêmio, por 1x0, nos Aflitos. Já este ano, perdeu, pelo mesmo placar, para o Coritiba, no Paraná. Fazendo com que, ao término dos 5 primeiros jogos, o time de Gallo tivesse 3 pontos a mais que o Náutico atual.
Na 6ª rodada do ano passado, o Náutico foi goleado pelo Atlético-MG, por 5x1, em Minas. Na 7ª, perdeu nos Aflitos, para o Fluminense, por 2x0. Depois venceu na rodada seguinte, o Atlético-GO, em Goiás, por 1x0, e voltou a perder na 8ª, para o Corinthians, em São Paulo, por 2x1.Chegou a perder de forma consecutiva a 11ª rodada, 12ª e 13ª, respectivamente para: Palmeiras, Coritiba e Portuguesa, chegando na marca de 8 derrotas em 13 jogos. Ao final do campeonato, o Timbu terminou na 12ª posição, com 49 pontos.
O Náutico voltará a jogar somente no próximo mês e, até lá, terá um bom espaço de tempo para reformular a equipe, e essa reformulação já começou. Depois do Campeonato Pernambucano até agora, não irão permanecer para o restante da temporada: Alcides(Z), Rogerinho(M), Vinícius Pacheco(M), Alemão(Z), Luís Eduardo(Z), Bruno Collaço(LE), Elinton Andrade(G), Adeílson(A), Giovanni Augusto(M) e Élton(A). Mas, claro, ainda há muito a se fazer. O colegiado, apesar das dificuldades, segue também se esforçando para reforçar a equipe. Foram contratados: João Filipe(Z), William Alves(Z), Magrão(V), Derley(V) e Eltinho(LE), além das apostas Hugo(A), que agradou bastante, e Luiz Félix(Z).
Trago um trecho do filme "A Dama de Ferro", estrelado por Meryl Streep, em 2012, sobre Margaret Thatcher:
Ministros: "Bem, as pessoas não podem pagar suas hipotecas; A indústria manufatureira está praticamente de joelhos; Pessoas honestas, trabalhadoras e decentes estão perdendo suas casas; É vergonhoso."
Margaret: "Senhores, se não cortarmos gastos estaremos falidos. Sim, o remédio é duro, mas o paciente precisa dele para viver. Vamos suspender o remédio? Não! Não estamos errados. Não nos candidatamos e vencemos a eleição para gerenciar o declínio de uma grande nação. O povo deste país nos escolheu porque acreditam que podemos restaurar a saúde da economia britânica e vamos fazer exatamente isso. Exceto por falta de coragem. Mais alguma coisa?"
Mais importante do que conquistar cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão, é ter a certeza de um time competitivo e equilibrado para a competição como um todo, e isso confio que esteja sendo feito no Clube Náutico Capibaribe, diferentemente de outras épocas, em que estreávamos brilhantemente e depois caíamos como verdadeiros cavalos paraguaios.
O campeonato em si, irá nivelar as equipes e as tipificar. Não demorará muito para se conhecer quem irá brigar pelo título, pela libertadores, pelo meio da tabela ou para não cair. Não há como fazer essa análise agora. Nenhum clube merece sofrer essa injustiça. Por mais que se tente, são só incertezas, em meio a times ainda em formação.
Twitter C11 |Twitter C11_Náutico|Facebook C11|Facebook C11_Náutico

comentar com Facebook