Manda quem pode, obedece quem tem juízo...

Abel Braga, técnico do Fluminense e Sidney Loureiro, dirigente do Botafogo, foram os mais indignados.
A notícia de que a TV Globo mudou as datas dos jogos das semifinais da Taça Rio já não é nenhuma novidade, certo? Certo. Pois bem, chegou a vez do C11 se manifestar sobre a situação.

Fluminense e Botafogo foram afetados por essa mudança. Nada mais justo do que os representantes das duas equipes darem as suas opiniões sobre o caso. E garanto, apesar da rivalidade, ambos estão de mãos dadas com a situação.

Do lado botafoguense, a revolta de ter todo o planejamento modificado, já que inicialmente o time alvinegro jogaria no domingo, tendo assim três dias de descanso entre a partida da próxima quarta, pela Copa do Brasil, contra o Sobradinho, mas com a mudança, o período de recuperação dos jogadores será menor, já que a partida passou de domingo para sábado.  

O blogueiro Eduardo Ferreira, do Botafogo, deixa abaixo a sua opinião sobre o caso:

"A Rede Globo de Televisão demonstrou mais uma vez do que é capaz. Mudou o regulamento do campeonato carioca, sem ao menos consultar os clubes envolvidos que disputarão às semifinais da Taça Rio.

Sim, sabemos que existem interesses por trás dessa decisão. Mas o que foi mais surpreendente é que tais interesses passaram por cima da ética e do respeito que a emissora e a FERJ (que autorizou a modificação das datas dos confrontos, se justificando que foi à mando da Globo) deveriam ter com os torcedores, com os clubes, com os telespectadores, com os patrocinadores e outros diretamente envolvidos.

O que prevaleceu foi a velha história (e que se aplica devidamente nesse caso) de que "quem tem dinheiro e poder faz o que bem entende nesse país”. Independente desse acontecimento, o Botafogo não medirá esforços em busca do título, mesmo contra a vontade ou não da 'toda poderosa' Rede Globo."

No lado tricolor, a situação é ainda mais complexa. O atual campeão carioca entra em campo no domingo, perdendo assim um dia de preparação para a primeira partida das Oitavas da Libertadores, contra o Emelec, em Guayaquil, no Equador, encarando também a altitude.  

O planejamento inicial era jogar a semifinal no sábado e já no domingo a noite viajar até o Equador, mas com a mudança, o Fluminense provavelmente só embarca na segunda, tendo previsão de chegada na terça-feira a noite, mexendo diretamente na adaptação dos jogadores a altitude.

Minha opinião sobre o caso é bem simples e prática. Sem olhar para o que seria melhor para os clubes envolvidos, a Globo decidiu interferir nos jogos visando apenas a sua audiência.

O Fluminense hoje é realmente o que chama a atenção do público pelo que vem conquistando nos últimos anos e pelo elenco que tem, mas vale lembrar que o rival alvinegro é o campeão do primeiro turno e apresenta um futebol mais vistoso que o nosso, sendo inclusive o favorito ao título estadual, segundo a maioria dos palpiteiros e jornalistas do Rio de Janeiro.

Há dois anos, defendi a permanência da Globo como detentora dos direitos do futebol na televisão brasileira, quando ocorreu o sorteio pelo Clube dos 13, com vitória da emissora RedeTV!. A maioria dos clubes teve a mesma opinião até pelos valores oferecidos e hoje, é esfaqueada quando precisa da compreensão da toda poderosa emissora de tv.

Estamos todos revoltados, tanto os tricolores, quanto os botafoguenses. Muito mais pela falta de respeito com a FERJ, que só se fez omitir e com os clubes, do que com a própria mudança.

Por essas e outras, que é praticamente unânime a opinião de que o Campeonato Carioca deveria ser extinto de vez. Não traz renda aos clubes, só prejuízo e humilhação.

Quem sabe essa pode ser a deixa para a FERJ repensar alguns conceitos...

E você, torcedor tricolor, torcedor alvinegro, o que acha da Globo ter mudado a data das partidas?

Boa noite.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Clayton Mello

    comentar com Facebook