Emoção contra os brasileiros

Na próxima quarta-feira, o Fluminense entra em campo pela Libertadores para enfrentar o Grêmio, em duelo decisivo que pode valer a classificação antecipada do nosso tricolor para a segunda fase do torneio continental. E com isso, tive uma ideia interessante. Relembrar outros momentos decisivos contra times de nosso próprio país. Vamos nessa?


Imagem/Uol

Já começamos com aquele que talvez tenha sido o duelo mais importante do Fluminense contra times brasileiros na Libertadores da América, que foi contra o São Paulo. Na ocasião, o tricolor mais amado do Brasil enfrentava o time paulista em partidas de ida e volta pelas quartas-de-final do torneio continental.

Na primeira partida, após tomar uma pressão acentuada do São Paulo fora de casa, o Fluminense acabou sendo derrotado por 1x0, com gol de Adriano logo nos primeiros minutos do jogo. Neste confronto, acabamos saindo no lucro por tomarmos apenas um gol, parecia um bombardeio do São Paulo. Jogo de volta, Maracanã.

Com uma festa linda da torcida tricolor, entramos em campo precisando de dois gols de diferença para a sonhada classificação a semi-final da Libertadores acontecer. E com uma dose de sofrimento e emoção extrema, o Fluminense venceu por 3x1 com um gol histórico de Washington aos 47' do segundo tempo. O choro do torcedor mais humilde presente no estádio até as lágrimas de nosso herói da partida, traduziram bem o que foi aquele jogo.


Quatro anos depois daquela classificação em cima do São Paulo, mais um time brasileiro no nosso caminho na segunda fase da Libertadores. Dessa vez, o Internacional, pelas Oitavas-de-final. Colocamos mais um vizinho no bolso.

No Beira-Rio, local do jogo de ida, um 0x0 perigoso, mas providencial, principalmente pelo time não ter jogado bem. Destaque para nosso mito Diego Cavalieri, que defendeu pênalti de Dátolo, além de outras defesas importantes que garantiram o zero do placar.

Na volta, mais um duelo daqueles de tirar o fôlego. 2x1 para o Flu, de virada, com destaque para Thiago Neves, que deu as assistências para os gols de Leandro Euzébio e Fred, respectivamente. Nas arquibancadas, uma festa maravilhosa.


Nessa Libertadores 2013, o primeiro duelo contra o Grêmio foi aqui no Rio de Janeiro, com vitória humilhante dos 'imortais'. Apesar de não ter sido um duelo decisivo, o naipe e o favoritismo das duas equipes para o atual torneio continental deram brilho àquela partida. Infelizmente, nosso tricolor saiu com 3x0 nas costas, tendo a chance de revidar o golpe nessa quarta.

O Fluminense não se restringe somente a esses três adversários brasileiros na Libertadores. Palmeiras em 1971 e Vasco em 1985 foram outros rivais que tivemos a honra de enfrentar.

Contra o time palestrino, uma vitória por 2x0 na primeira partida fora de casa e uma derrota na volta, por 3x1. Na época, o Flu não passou da primeira fase, enquanto o Palmeiras, avançou.

Em 85, contra o Vasco, dois empates. Um em 3x3, na estreia das duas equipes no torneio e o outro em 0x0. Fluminense e Vasco foram eliminados na primeira fase, na terceira e quarta colocação, respectivamente.

Agora ficamos todos ansiosos para o próximo duelo contra o Grêmio, na certeza de que teremos, no mínimo, uma grande partida. Que a classificação antecipada, venha!

Saudações tricolores.


Compartilhar no Google Plus

Autor: Clayton Mello

    comentar com Facebook