A nova Copa do Brasil 2013


Olá, torcedores! Os 86 clubes e um novo regulamento: o que era considerado o mais fácil pode torna-se o mais difícil. É assim que a Copa do Brasil 2013 chega, a partir desta quarta (3), com 13 jogos em abertura. Com 22 clubes a mais, sendo 13 debutantes e ainda com os 5 brasileiros participantes da Libertadores da América, a competição estica-se no calendário brasileiro de abril a novembro, deixando de ser semestral.

Um grau de complexidade mais elevado mas que nos promete grandes emoções. A 25ª edição da Copa do Brasil vem com novidades bastante atraentes em seu regulamento que, talvez, possa ser uma brecha para uma reforma no polêmico calendário do futebol brasileiro. Esticando-se praticamente o ano inteiro, de abril a novembro, a competição terá a volta dos clubes participantes da Taça Libertadores - a última edição com os mesmos acontecerá em 2001 - incluindo o Vasco, 5° colocado no Brasileirão do ano passado, substituindo o São Paulo, que será o único grande a não participar por ser atual campeão da Sul-Americana.

► O novo regulamento


O regulamento 2013, anunciado em 2011, prevê que Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Palmeiras e Grêmio - participantes da Libertadores - e o Vasco, 5° colocado no Brasileiro 2012, entrem na Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final, após o fim da competição continental. Com isso, 80 clubes largam até restarem 10, que juntam-se aos 5 da Libertadores e ao Vasco, assim formando os 16 das oitavas de final, que terá confrontos definidos por sorteio. Com 86 times, de abril a novembro, a 'nova' Copa do Brasil passará a ter 7 fases até a grande final. 

Outra mudança ocorrerá no processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória será extinta. O Brasil enviará quatro clubes e a escolha não será mais apenas em base na classificação do Brasileirão antecessor. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileirão do ano anterior. Ou seja, os mais bem colocados no Brasileirão de 2012 que forem eliminados precocemente na Copa do Brasil 2013 entrarão na competição continental. 


► Debutantes


Os 13 dos 22 clubes a mais, jamais participaram da Copa do Brasil e debutam em 2013; quatro deles terão confrontos com equipes da Série A nesta primeira fase. O destaque vai, talvez, para o Resende, atual líder isolado do grupo B da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, à frente de Flamengo e Fluminense.

Debutantes: Resende-RJ / Guarani de Juazeiro-CE / Aracruz-ES / Brasil de Pelotas-RS / Oratório-AP / Salgueiro-PE / Cametá-PA / São Bernardo-SP / Luziânia-GO / CSP-PB / Sobradinho-DF / Arapongas-PR / Vitória da Conquista-BA

► Confrontos 2013


Principais equipes brasileiras também estarão presentes junto ao Palmeiras,
atual campeão da competição.

Flamengo, Inter, Botafogo, Cruzeiro e Santos são os grandes que entram em destaque nesta primeira fase da competição. Praticamente eliminado da Taça Rio e consequentemente do Carioca, o Flamengo trata a Copa do Brasil como prioridade e a vê chegando em ótimo momento. O rubro-negro tem pela frente o Clube do Remo-PA, que também não vive bons momentos. O 'Leão' chega conturbado às semifinais do 2° turno do Parazão. A ida é nesta quarta, às 22h, no Mangueirão.
O Inter, campeão da Taça Piratini e já garantido na final do Gauchão, vai ao Acre onde duela com o clube de mesmo nome da capital: o Rio Branco. A ida também é nesta quarta, às 22h, na Arena da Floresta.

Já o Botafogo estreia em uma semana diante do novato Sobradinho, do Distrito Federal. A ida é fora de casa, às 20h30 de 10/04. Por outro lado, Cruzeiro e Santos só entram em campo em duas semanas. Times que correm por foram pelo título têm pela frente CSA-AL e Flamengo-PI, respectivamente. Ambos duelam fora.

Vale ressaltar que o regulamento muda, mas segue: o clube que conseguir dois gols de diferença como visitante na primeira fase elimina automaticamente o jogo da volta, indo à fase posterior.

► Os maiores campeões


Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões da Copa do Brasil, ambos possuem 4 títulos.

Títulos do Grêmio - 1989, 1994, 1997 e 2001 (com 3 vices)
Títulos do Cruzeiro - 1993, 1996, 2000 e 2003 (com 1 vice)

► Curiosidade


O nome de tal competição sempre geral divergências por conta de seu maior patrocínio. A Copa Libertadores, hoje, por exemplo, chama-se 'Copa Bridgestone Libertadores'. Isso porque a maior fabricante de pneus do mundo passou a ser o maior patrocínio da competição. Na Copa do Brasil, a 'Kia' estampou seu nome por certo tempo. A partir de 2013, a Perdigão dará nome ao torneio, passando assim chamar-se Copa Perdigão do Brasil. Mais estranho impossível.

Se vocês gostaram do "Guia de Abertura" da Copa do Brasil 2013, deixem suas respectivas opiniões nos comentários abaixo. E para saber mais, siga o C11 no Twitter clicando aqui.
Compartilhar no Google Plus

Autor: C11

Confira no C11 as opiniões sobre o futebol brasileiro e internacional, com alto teor de cornetagem e zoeira de nossa equipe. Curta, opine, xingue, ame e compartilhe!
    comentar com Facebook