Fala, FH! #4 - CBF e Modinhas. Dois vírus que corrompem o nosso futebol



Fala, galera! Salve, salve, ceonzeiros!

Chego hoje para falar sobre dois assuntos, portanto, tentarei ser sucinto e direto em ambos, para que não cause cansaço na leitura, tampouco seja uma tarefa enfadonha.

Nessa minha coluna, falo de corja, de administração pífia e uma piada. Também argumentarei sobre algo patético, infantil e indubitavelmente inexplicável e irritante.

Apertem os cintos, pois falarei da Confederação Brasileira de Futebol e de torristas, Messizetes, Neymarzetes e CR7etes.


Ano passado, escrevi sobre a CBF em meu blog, falando sobre o vírus que essa corja maldita causa em nosso futebol. Primeiramente, pedi ajuda ao Pai dos burros, chamado Aurélio, para definir o que significa VÍRUS:


1. [Biologia, Medicina] Microrganismo invisível ao microscópio óptico que atravessa os filtros que retêm habitualmente as bactérias, possuindo um só tipo de ácido nucleico A.R.N. ou A.D.N., e parasita obrigatório das células eucariotas.

2. [Figurado] Princípio de contágio moral.
3. [Informática] Instrução ou série de instruções parasitas introduzidas num programa e susceptíveis de provocar diversas perturbações no funcionamento do computador.
[Medicina] vírus da imunodeficiência humana: Designação dada a dois tipos de retrovírus (VIH-1 e VIH-2), causadores da sida.


Sem querer bancar o biólogo, intelectual, nem nada, longe de mim tal coisa, comecemos o post.

A primeira definição diz que vírus é algo invisível, capaz de não ser notado por nós, mas estar sempre ao nosso redor e causando o mal, por mais que a gente se proteja. Ora, não sabemos e não vemos, na maioria das vezes, as falcatruas da Confederação Brasileira de Futebol. Às vezes, passa na nossa frente, mas pela cegueira causada pelo famoso "Tá bom!", atrapalha que sejamos sensatos e lutemos contra quem destrói cada vez mais o nosso esporte bretão, ao invés de cuidar.




Calendário simplesmente ultrapassado e prejudicial ao espetáculo, total descaso para com as equipes e decisões que têm causado revolta aos torcedores. Nosso futebol é muito melhor, tem muito mais potencial para dar certo do que tem dado e isso tudo é causa de dirigentes anciãos e dinossáuricos que não querem largar o osso, pensando só em si e causando doenças graves aos clubes que, por muitas vezes, sobrevivem pela tradição e camisa, quando isso deveria ser simbólico ao invés de decisivo.

Isso só traz corrupção às pessoas, onde aquela famosa frase de alerta materno: 
"Diga-me com quem andas e eu te direi quem és...", faz todo o sentido. Duvidar do caráter de alguém é algo grave, mas quem junta-se a José Maria Marin, Marco Polo Del Nero, Ricardo Teixeira & seus bluecaps, imediatamente dizemos: "Mais um que foi para o lado negro da força!"


Ex-presidente e futuro vice: Marin é um dos dinossauros que recusam-se a sumir!
Fonte: (Arroz com Feijão e Bola)


Quer exemplos? Ronaldo, o fenômeno, ídolo nacional e digo que suas atuações na Copa do Mundo de 2002 são inesquecíveis pra mim, e o atual Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, que chegou a presidir a CPI da NIKE na década de 1990, lutando contra quem hoje comemora o bem-bom do futebol brasileiro, ao lado dele, de braços dados e na arquibancada no Maraca!

Pífio e Patético!

Antes que venham criticar-me, achincalhar-me por falar do Ronaldo, sei bem separar a imagem do ídolo, do espetacular jogador que foi, da imagem atual, de um empresário "fenomenal"!


Futuro presidente da CBF será Marco Polo del Nero.
As velharias corruptas vão durar mais alguns anos na CBF...
Fonte: (Lancenet)


Segundo a informática, para fechar o primeiro tema do post, vírus é uma ou mais de uma série de instruções parasitas que tem o objetivo de provocar diversas perturbações no funcionamento do computador. No maravilhoso mundo da Confederação Brasileira de futebol, isso significa chantagem, controlar tudo de forma errada e atrapalhar, ao invés de concertar. Haja visto a forma como o Brasileirão do ano passado terminou. Ao invés de ser no gramado, com alguém vencendo e perdendo como é o futebol em si, foi nos tribunais, com chuteiras trocadas por terno e gravata, hipócritas elegantes por fora e podres por dentro.

Todos têm motivos para reclamar, afinal de contas, são parasitas que têm o objetivo de causar sérias perturbações no ambiente futebolístico. Só estaremos limpos quando todos esses sanguessugas estiverem presos, porém, nada nos faz acreditar que isso ocorrerá um dia.

Pasme: até envolvimento com torturas e execuções na época da Ditadura Militar existe no "Maravilhoso mundo da CBF ". É uma sujeira puxando a outra e o nosso futebol está nas mãos dessa maldita bactéria.


A Lusa vacilou em escalar Héverton, e deu margem para CBF e STJD bagunçarem o torneio!
Fonte: (Fox Sports)



Partindo com a bola dominada para o outro tema do post...

É absolutamente normal na sociedade existir os ícones, os ídolos. Jogadores de futebol, atletas de outros esportes, artistas, pessoas do nosso convívio que aprendemos a admirar com mais afeto. Faz bem para nós mesmos ter alguém para admirar, espelhar-se e seguir os bons ensinamentos, seja dentro de campo, ou em qualquer outro seguimento da sociedade, na função que exerce ou nas ideias defendidas.

Por exemplo: Para os futuros jornalistas, admirar um Mauro Betting, PVC, William Tavares, Luís Roberto... Enfim, todos nós temos alguém que admiramos e, se não chamamos de ídolo, temos como espelho para crescermos em nossa função desejada.

Porém, sabemos, que existem aqueles que extrapolam, que abusam do fanatismo e incomodam bastante. São os chamados modinhas. 

Eles têm direito de torcer para quem quiserem? Sim! Porém, conversemos sobre tal fenômeno dos dias atuais. Alguém torcer para São Paulo, Flamengo, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, e pela globalização do mundo atual, adotar um Real Madrid, Barcelona, Manchester United e outros para torcer na Europa, é totalmente normal, desde que haja a noção de que primeiro vem a equipe do próprio país, para depois torcer, por diversão e admiração ao futebol europeu, para a equipe do Velho Continente.

Mas o que leva alguém a torcer para a Espanha contra o Brasil na final da Copa das Confederações disputada... No Brasil? O que leva guris e gurias enlouquecerem quando veem Fernando Torres, Marco Reus, Gonzalo Higuaín, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Pato e outros, tocarem na bola e transformarem-se em bicho quando são repreendidos pela atitude idiota?


Fernando Torres. Um dos ídolos da "Geração Modinha ™"
Fonte: (Getty Images)


Admiração tem limite. E para alguns ela atropela a noção do compreensível, como não consigo compreender o porquê de termos pessoas torcendo para os gigantes ANZHI, ZENIT e tantos outros, quando nem param para pesquisar um pouco sobre a história do clube. Mas em que época desgraçada nós vivemos?

Sabe por que os modinhas são também vírus? Vou novamente encaixar nos significados:

Primeiro, não percebemos como isso estraga. Como disse, é inevitável no mundo globalizado não assistirmos o futebol europeu em grande proporção, mas é arriscado demais quando isso nos cega, deixando de torcer pro Corinthians, pra torcer pelo São Paulo, só porque o Pato agora veste as cores tricolores, ou quando o nosso time ganha um jogo importante, mas porque o Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti, o estado emocional beira a depressão.

Pato deixou o Corinthians e foi jogar no São Paulo.
Teve torcedor virando a casaca por conta disso...
(Fonte: CBNfoz)


Sei que existem aqueles que pesquisam a história e não torcem por modinha, e sim, por admirar a história do Real, Barça, United, do próprio Chelsea, mas em TODAS as equipes da Europa atualmente vemos pelo menos uns 5 aqui no Brasil que são modinhas, causando irritação até mesmo em quem torce pelo time, e não pelo atleta.

O contágio moral que isso causa é gigantesco e o que mais causa raiva é ver gente que deixa de ir no Maracanã, no Mineirão, no Pacaembu, na Ilha do Retiro, para ficar em casa assistindo o menino Neymar com a camisa do Barcelona. Ver que um simples jogo do Campeonato Inglês é mais atrativo que as decisões no futebol brasileiro. Argumentos de que o nível daqui é péssimo, que a CBF estraga o futebol nacional, são verdadeiros, mas inválidos para abandonar o primeiro time de coração, para torcer para outro que joga em ligas mais organizadas e lindos campos de futebol.

Maracanã lotado na final da Copa das Confederações.
(Fonte: Quatro quatro dois)


São os chamados "Torcedores Padrão Fifa™", que as garotas já fiquem ligados, porque se ele troca um time de coração por outro, só pela "beleza da aparência do espetáculo", imagina o que ele faz quando estiver te namorando, dizendo que "Nada vai nos separar e para sempre vou te amar!" e quando passar outra com melhor aparência, ele te dispensa argumentando a mesma coisa...

Encerro o texto dizendo que tenho certeza de que existem corruptos, pilantras e safados em qualquer área da sociedade, da mesma forma que reconheço que existem pessoas que torcem para um time europeu sem ser modinha.

Antes que você venha bancar o machão nas redes sociais para detonar o meu texto, caro crítico ignorante, digo que assisto e gosto demais de futebol europeu, torço para um time do Velho Continente e admiro a história e tradição de outros, mas irrita ver gente torcendo até para o Flamengo, porque gosta do penteado do Léo Moura, ou porque acha outro jogador bonitinho e vai pro Twitter gritar ''Que Torcida é Essa!'', quando mesmo morando no RJ (e isso não se inclui para torcedores de outros Estados que sonham ir ao Maracanã), fazem poser de rubro-negro quando o time ganha e desaparecendo e negando a própria torcida, quando perde.

Sobre os torcedores de outros estados, como paraibanos que torcem pro Vasco, ou goianos que torcem pro Flamengo, amazonenses que torcem pro Corinthians, a coisa é bem diferente por ser algo bem mais nacional e realista, haja visto que conheço vários que sonham ir ao Maracanã, Pacaembu e São Janu, assistir um triunfo do seu time de coração. Da mesma forma que entendo descendentes de portugueses torcendo por Portugal e descendentes de italianos, torcendo pela Itália. Existem as origens, ao invés da demência em quem torce para a Seleção brasileira perder e ficou com a cara rachada quando viu a Seleção canarinho colocar a Fúria em seu devido lugar... Chupa essa manga!

Na Copa das Confederações, Brasil 3-0 Espanha...
Chupem Modinhas!
Fonte: (R7)


Sabe como venceremos a CBF? Quando todos nós nos unirmos em favor do clube, abraçarmos a Seleção como as lindas lembranças do Hino à Capela na Copa das Confederações. A CBF é suja e corrupta ao extremo? Sim! Mas eu sinceramente acho que os modinhas só existem porque o nosso futebol é tão sucateado... Mas o que eles não sabem é que todo o mundo futebolístico, é tão sujo quanto um chiqueiro.

O nosso futebol está corrompido pela CBF e por torcedores tão fúteis, que não fazem a menor diferença na sociedade. Aos que me chamarão de Pachequista, digo o seguinte:

Então você acha que a essência do futebol é assistir uma vitória do ~~ANZHI~~ no Russão?

Sabe de nada inocente!

Então você despreza o futebol brasileiro e só acompanha o europeu, por alegar que apenas aqui tem sujeira?

Sabe de nada inocente!


E por hoje, eu já falei!
Compartilhar no Google Plus

Autor: FH

Futuro jornalista, curto futebol nacional e internacional e tento escrever minhas ideias sobre o esporte bretão. Ah, acima de tudo, rubro-negro! #SRN
    comentar com Facebook